Neuromarketing – engajando para viabilizar as conversões

As técnicas de Neuromarketing se estendem a ações de comunicação online e offline, todavia, neste artigo, abordaremos ações para o ambiente online. Confira!

O que é neuromarketing?

Segundo a Wikipédia, Neuromarketing é uma vertente do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. É a união do marketing com a ciência. É considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos.

O uso do neuromarketing tem como objetivo principal atrair a atenção da mente do consumidor.

 

O que são conversões?

Vamos definir conversão como uma meta alcançada, por exemplo, se você tem um comércio e dentre seus objetivos o principal é a venda, podemos definir que, para cada venda será contabilizada uma conversão, no caso de um blog, pode-se definir como conversão um determinado tempo de permanência na página, se você precisa ampliar o cadastro de usuários, pode-se definir como conversão cada vez que um usuário finaliza um cadastro, enfim, podemos resumir que conversão, neste caso, é uma objetivo concluído.

 

Decisões de compra conscientes e inconscientes

Estudos revelam que 85% a 95% das decisões de compras são inconscientes. Este fato demonstra que a decisão de compra do consumidor está intrinsecamente ligada ao seu  subconsciente. Portanto, é fundamental elaborar estratégias de comunicação e publicidade que o estimulem, criando memórias, sensações e sentimentos positivos em relação à marca e ao produto/serviço, dessa forma, antes de mais nada é preciso entender quem é e como é o comportamento do consumidor para encontrar tais oportunidades, entender porque as pessoas compram ou o que as levam a ler um artigo, o que as prende na navegação de um site, são necessidades, emoções, conquistas, desejos, status, inveja, experiências.

Como o neuromarketing influencia o consumidor no processo de decisão de compra, logo, podemos usá-lo para ampliar as conversões de nosso negócio. A partir do momento que estimulamos os consumidores temos nele uma ótima “ferramenta” para aumentar a taxa de conversão. Mas como?

No contexto geral não queira simplesmente fazer o cliente “engolir” seu produto, isso não vai persuadi-lo a comprar, trabalhe aspectos como a confiança dele e você terá um saldo mais positivo, por exemplo, informando sobre a garantias do produto, assistência oferecida no pós-vendas e depoimentos e testemunhos de clientes. Use o poder da persuasão, cientificamente conhecido como neurônios-espelho, eles são responsáveis pela motivação de realizar algo por, simplesmente, ver outra pessoa fazer. Em alguma situação, você bate palmas porque outras pessoas começam a bater ou dá risada porque as pessoas ao seu redor estão rindo. Isso é ação dos neurônios-espelho.

 

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Quando for anunciar, utilize frases e palavras que enalteçam as características da ação humana, representadas pelo tato, olfato, audição e paladar. Use recursos linguísticos apropriados, descreva situações positivas, vivenciadas ou não pelo cliente, chame a atenção, desperte a memória, transmita emoção, chame-o pelo nome, mostre a ele o “antes e depois” ao usar o produto e, nunca se esqueça: chamadas para ação; um botão “compre só hoje”, num contexto de mensagem onde exista limite de tempo para a compra, possivelmente gerará mais conversões de vendas.

 

Aposte em vídeos, fotos, gráficos, desenhos e entenda o significado das cores.

Vídeos de pessoas consumindo ou utilizando seu produto/serviço, motivará potenciais clientes à conversão.

Use botões de redes sociais para que seu cliente possa compartilhar a experiência de uso ou compra de um produto ou serviço, pois, essas ações influenciam outros consumidores a converter e também compartilhar sua experiência com a marca, saiba que grandes números influenciam diretamente o consumidor.

Botões de redes sociais - neuromarketing engajando para viabilizar as conversões
Botões de redes sociais permitem compartilhar a experiência de uso ou compra e influenciam outros consumidores.

 

Enfim, são diversas as técnicas de neuromarketing que podemos usar para atrair, engajar e converter, entenda bem quem é o seu cliente e aplique as técnicas em seu negócio online para influenciar seu consumidor a converter mais.

 

Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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