9 dicas de como vender mais na Black Friday 2023

9 dicas de como vender mais na Black Friday 2023

A Black Friday é um evento promocional que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. Nesse dia, as lojas oferecem descontos significativos em uma ampla variedade de produtos.

Como foi a Black Friday de 2022?

Em 2022, os números da Black Friday tiveram um desempenho ligeiramente menor à edição de 2021. Segundo a Neotrust, empresa especialista em dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro, a queda no faturamento foi de 28% comparado ao mesmo período anterior. Aliás, desde seu lançamento no Brasil em 2010, o ano de 2022 marcou um marco notável, sendo a primeira vez que as vendas online registraram uma queda.

Fatores que contribuíram para a queda:

Segundo a Serasa Experian, alguns fatores contribuíram para a queda nos resultados da Black Friday do ano passado que foram:

  1. O poder de compra, que é reduzido devido à inadimplência dos consumidores.
  2. O crédito, que se torna mais caro devido à alta taxa de juros.
  3. A Copa do Mundo.

Mas teve crescimento, sim!

Deixemos o pessimismo de lado e vamos olhar para os dados que cresceram, como, por exemplo:

  1. Games +27,8%: teve a maior alta em faturamento
  2. Eletrônicos +9,5%
  3. Casa e Decoração +9%
  4. Alimentos e Bebidas +13,8% no número de pedidos, embora queda no faturamento de 3,3%

9 dicas de como vender mais na Black Friday 2023

Se você deseja aumentar as vendas de seu comércio eletrônico nessa Black Friday, aqui estão algumas alternativas que você deve considerar:

1. Faça seu planejamento

Os consumidores buscam benefícios na Black Friday. Isso não está relacionado somente aos descontos, mas são as promoções que são o ponto principal de atração de potenciais clientes.

Seja para oferecer um desconto, um frete grátis ou até mesmo um brinde, sem comprometer o seu faturamento, é importante planejar as ações promocionais com antecedência.

Outro ponto importante é organizar seu estoque. Antecipando suas ações, é possível negociar com seus fornecedores, a fim de conseguir valores melhores de suas mercadorias.

2. Faça uma pré-campanha

É uma excelente ideia, começar uma pré-campanha para gerar leads, a fim de divulgar descontos personalizados, exclusivos para esse público extremamente segmentado. 

Crie uma landing page e incentive os usuários a se inscreverem para terem um desconto exclusivo na Black Friday. A partir desse mailing, além de enviar o cupom de desconto, você ainda pode segmentar melhor seus e-mails e enviar ofertas mais personalizadas.

Além disso, no aquecimento para a Black Friday, você também pode gerar interesse divulgando alguns itens que estarão em ofertas na loja ou até mesmo disponibilizar diversos benefícios ao longo do mês de novembro. 

Lembre-se sempre de fazer ações conforme a sua possibilidade de operação.

3. Use as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para divulgar ações de Black Friday. Com um planejamento adequado, você pode alcançar um grande número de pessoas e aumentar as vendas do seu negócio.

Boas campanhas em redes sociais geram interesse e, consequentemente, vendas de produtos.

Gere interesse por meio de anúncios de lançamento de ofertas. Avise com antecedência os seus seguidores sobre as ofertas que estarão na loja na Black Friday.

Compartilhe fotos e vídeos dos produtos em oferta. Gere conteúdo relevante, mostrando as funcionalidades e benefícios dos produtos ou do seu serviço.

4. Invista em tráfego pago: maximizando suas vendas na Black Friday 2023

Para garantir que sua loja online se destaque e alcance o público certo, é crucial investir em tráfego pago. Nesse contexto, os anúncios no Google e no Meta Ads desempenham um papel fundamental.

Ao alocar uma parte do seu orçamento de marketing para anúncios pagos, você aumenta significativamente a visibilidade de seus produtos e serviços, direcionando-os para um público altamente segmentado.

Essa estratégia não apenas atrai mais tráfego qualificado, mas também melhora as taxas de conversão, resultando em um aumento nas vendas.

5. Faça live shopping nas redes sociais

Live shopping é uma estratégia de marketing que combina vendas online com transmissão ao vivo.

Durante uma live shopping, o vendedor ou apresentador mostra e fala sobre produtos em tempo real, enquanto os espectadores podem fazer perguntas e comprar produtos diretamente da transmissão.

Ofereça ofertas exclusivas para os seguidores que comprarem enquanto durar a live. É importante que esse benefício só seja habilitado durante o período da transmissão ao vivo, criando o gatilho de urgência nos espectadores.

Para ter audiência, é preciso planejar com antecedência e promover a live nos seus canais de comunicação, com mais ênfase no canal escolhido para a transmissão. 

Outro ponto importante para ter sucesso é responder às perguntas dos seguidores em tempo real e de forma rápida. Isso ajudará a construir credibilidade com o seu público.

6. Invista em uma equipe de atendimento 

A Black Friday é um período de grande movimento para as empresas, e é importante que a equipe de atendimento esteja preparada para atender a demanda. 

O atendimento não deve ser focado somente em vendas, mas sim na informação e pós-vendas.

Oferecer suporte para o cliente tanto na hora da compra, quanto para resolver possíveis problemas no pós-venda, é um diferencial e cria uma relação de confiança. Gerando possíveis recompras e fidelidade.

É importante também otimizar a página de FAQ, Perguntas Frequentes, do seu site. Coloque detalhes de como é feito o checkout, tempo de envio, prazos de trocas e demais informações pertinentes. 

Lembre-se de que os usuários de redes sociais e os contatos de Whatsapp, em geral, aguardam uma resposta rápida. Tenha uma atenção especial ao suporte nesses canais.

7. Faça campanha de E-mail Marketing 

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para impulsionar as vendas durante a Black Friday. Ao usar o e-mail marketing de forma eficaz, você pode alcançar muitas pessoas e aumentar a conscientização sobre suas ofertas.

Você pode fazer uma campanha de pré-Black Friday, oferecendo descontos para a sua base de leads ao longo do mês de novembro. 

Comece com pequenas ofertas e vá intensificando conforme a Black Friday se aproxima. Você pode, por exemplo, em uma semana oferecer frete grátis, em outra, desconto progressivo, entre outros benefícios.

Para aumentar a eficácia da sua estratégia, crie campanhas com públicos segmentados e personalize a experiência. Envie sugestões de produtos e cupons exclusivos.

Crie e-mails que gerem uma sensação de urgência e escassez, com assuntos criativos, usando expressões como: “Última chance” “Nas próximas horas”, “Somente hoje”, etc.

8. Crie ações para os carrinhos abandonados

Segundo o relatório anual do E-commerce Radar, a taxa de carrinho abandonado no Brasil é de 82%. Isso significa que, de cada 100 pessoas que adicionam produtos ao carrinho de compras de um e-commerce, 82 delas não finalizam a compra.

Para vender mais na Black Friday de 2023, faça ações para lidar com os carrinhos abandonados. Envie e-mails para os visitantes que acrescentaram produtos ao carrinho, mas não fecharam a compra.

O conteúdo do e-mail deve ser criativo e lembrar o usuário do carrinho abandonado. Além disso, para incentivar a compra, você pode oferecer um cupom de desconto ou um frete grátis, por exemplo.

Um motivo que pode fazer com que os usuários não fechem a compra é a dúvida sobre o prazo de entrega, por isso, deixe evidente o seu prazo de entrega. De modo geral, prazos curtos aumentam a satisfação dos consumidores.

Para diminuir ainda mais a taxa de carrinho abandonado, simplifique o seu processo de checkout. Ele deve ser rápido e fácil de usar.

9. Personalize a sua loja virtual para a Black Friday

Para vender mais na Black Friday 2023, personalize sua loja virtual, com banners e minibanners promocionais e customize suas páginas. É importante que toda a comunicação referente à data tenha uma identidade visual, tanto para site quanto para os e-mails e redes sociais.

Além disso, criar uma categoria especial para o período, com destaque dos produtos que estão em ofertas, é uma maneira de facilitar a navegabilidade dos usuários e aumentar a taxa de conversão.

Quais são as expectativas para a Black Friday 2023?

As expectativas para a Black Friday 2023 são positivas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, há uma previsão de aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior, chegando a R$ 6,92 bilhões.

A empresa ainda fez o levantamento de alguns insights importantes para 2023 e que você deve levar em consideração na hora de planejar suas estratégias. 

Os pedidos que ofereciam frete grátis representaram 64% das compras feitas na Black Friday de 2022. O público feminino foi a maioria nas compras na data, representando 60,4% nos pedidos. 

Retrato do consumo na Black Friday deste ano

Segundo pesquisa de tendências de consumo de 2023, realizada pela Globo | PinOn, para 62% das pessoas, a vida financeira piorou um pouco ou se manteve igual nos últimos meses (35% se manteve igual e 27% piorou um pouco).

A classe AB sofre um pouco menos em comparação com as classes C e DE, onde o impacto é maior. De acordo com a pesquisa, 62% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Brack Friday. Trata-se do maior índice entre as classes.

tendências de consumo para a Black Friday de 2023
Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Mas para o segundo semestre, o cenário é positivo, tendo em vista que 60% das pessoas, acreditam que sua relação financeira deve melhorar.

Conforme a ABComm, o faturamento do e-commerce em 2023 deve aumentar em 10% (o ganho real seria de 4%, descontando a inflação que deve fechar em torno de 6%) e por ser uma data especial, a Black Friday 2023, vai ajudar a impulsionar esses resultados.

previsão de vendas no e-commerce para a Black Friday 2023
Fonte: ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)

A pesquisa é importante!

De acordo com a pesquisa da Globo, 81% dos respondentes disseram que para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante. Confira a seguir quando as pessoas começam a pesquisar produtos para comprar na Black Friday:

importância da pesquisa para comprar na Black Friday
Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Onde as pesquisas são feitas?

Sites de buscas são os preferidos das pesquisas, sendo responsáveis por 27% das buscas.

Onde as pesquisas para Black Friday são feitas
Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 – IM Globo – Mai/23 | Amostra: 2.000

Se você está interessado em saber como vender mais na Black Friday 2023, entre em contato conosco ou visite nosso blog. Você encontrará conteúdos informativos sobre diversos segmentos relacionados a estratégias de marketing e investimento.

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