5 dicas para alavancar negócios na internet

Quer alavancar seus negócios na internet? Confira estas dicas!

De startups a megaempresas, o e-commerce definitivamente se estabeleceu, seja como forma auxiliar de vendas ou como atividade principal. Mas a mesma internet que trouxe oportunidades inimagináveis de expansão e alcance de clientes, trouxe consigo uma concorrência ainda maior.

E é daí que surge a importância do marketing digital, pois só por meio de uma divulgação inteligente e estratégica, é que as pequenas empresas poderiam ganhar algum destaque que lhes permitisse a competitividade frente a outras, já consideradas gigantes do mercado.

 

Negócios virtuais em expansão

O número de lojas virtuais no Brasil já aumentou exponencialmente nos últimos anos, assim como o número de empreendedores virtuais. E por ocasião da pandemia de Covid-19, o isolamento social acabou prejudicando gravemente as vendas em lojas físicas e dando ainda mais força e celeridade a toda essa onda de negócios virtuais.

Atualmente, o país vive uma verdadeira explosão de negócios digitais, sendo liderados, em sua esmagadora maioria, por empreendedores que iniciaram sua jornada há pouquíssimo tempo.

Impulsionados pela necessidade de renda extra ou por ideais como a independência financeira, esses novos empreendedores acabam se destacando pela originalidade e criatividade, características que o mercado digital favorece bastante.

Com o intuito de dar uma mãozinha a esses nobres guerreiros na competição pelo mercado, separamos cinco dicas que podem ajudar, e muito, a alavancar seus negócios na internet.

 

1. Site com navegação amigável e responsiva

Normalmente, quem busca informações confiáveis a respeito de sua empresa, seus produtos e serviços, procurará logo de início pelo seu site na internet.

Para alavancar negócios na internet, certifique-se de que a página de sua empresa na internet oferece uma navegação amigável e responsiva, a fim de poder ser acessada sem problemas tanto por dispositivos móveis quanto por quaisquer outros.

Além disso, por ser uma fonte oficial de informações e uma opção de contato direto, o site precisa estar sempre atualizado, a fim de garantir uma boa imagem de sua empresa na internet perante os clientes, que a cada dia ficam mais exigentes quanto a experiências digitais como essas. Quer detalhes? Então saiba como deve ser um site para gerar resultados.

 

2. E-mail marketing para fidelizar clientes

Uma das ferramentas mais efetivas e econômicas da atualidade, o e-mail marketing possibilita oferecer algumas vantagens que incentivam tanto a fidelidade dos clientes já conquistados quanto a adesão de novos.

Com o intuito de alavancar negócios na internet, os microempreendedores podem oferecer em seus e-mails descontos, bônus e recompensas de primeira compra, por meio de vouchers ou códigos promocionais, com a finalidade de fidelizar tanto os clientes novos quanto os antigos.

Mas fique atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e construa sua lista de e-mails, mantendo um relacionamento frequente com ela, jamais compre uma base de e-mails. A dica é que com uma boa estratégia de criação de conteúdo você, consequentemente, conseguirá criar uma base de contatos que consentirão o recebimento de conteúdo.

 

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3. Conquistar avaliações online positivas

A reputação de sua empresa pode ser decisiva quando alguém busca por seus serviços.

Quando se trata de construir uma boa reputação online, o primordial é fazer com que sua empresa figure nos principais diretórios locais, como Google Meu Negócio, TripAdvisor, Telelistas, GuiaMais, Hotfrog, Apontador, Yelp e muitos outros. A partir daí, o segredo é investir na distribuição de links por e-mail ou no site, com o intuito de conquistar o maior número de avaliações online possível. 

Sabe aquele cliente que ficou bastante satisfeito com seu serviço / produto? Não esqueça de convidá-lo a avaliar seu negócio online. É superimportante que você estimule seus clientes, também.

Outra dica preciosa para alavancar negócios na internet é que, no caso de receber alguma avaliação negativa, mantenha o bom e velho tom cordial, a fim de tratar a situação de maneira completamente profissional e tentar remediar o problema apontado pelo cliente da melhor forma possível, podendo até conquistar a transformação da impressão, inicialmente negativa, em uma nova avaliação, desta vez positiva, com base justamente na boa qualidade do atendimento recebido.

 

4. Redes sociais: qualidade é mais importante que quantidade

Mídias sociais são fontes inesgotáveis de clientes, então o certo é ter uma conta em cada uma, certo? Errado! Em se tratando de divulgação em redes sociais, quantidade e qualidade não necessariamente caminham juntas.

Para alavancar negócios na internet, vale muito mais a pena investir em engajamento quando ele pode ser direcionado, aumentando a exposição da marca precisamente a quem irá efetivamente se interessar por ela. O importante, nesse caso, é pensar mais em relacionamento e menos no comercial.

Assim, é mais vantajoso focar em apenas uma ou duas redes sociais, mas que sejam utilizadas mais ativamente por clientes em potencial, do que investir em um amontoado de materiais de campanhas publicitárias espalhadas por redes que não converterão em vendas.

Desta forma, antes de escolher as redes sociais em que deseja apostar, o ideal é identificar seu público-alvo para entender nas quais ele se encontra, pois de nada adianta estar em todas as redes e não dar conta de fazer um atendimento rápido e adequado.

 

5. Investir em anúncios em redes sociais e Google Ads

Ao contrário dos meios de comunicação de massa (jornais, TV e rádios), as redes sociais se apresentam atualmente como uma ótima opção para veicular a publicidade de pequenos negócios.

As interações mais direcionadas permitem um relacionamento mais próximo das pequenas empresas com os clientes potenciais que se encontrem fisicamente mais perto, bem como especificar com mais clareza o perfil do cliente-alvo, atingindo com maior eficácia os objetivos de venda.

Outra opção bastante interessante é o Google Ads, uma ferramenta cada vez mais utilizada por empresas que desejam que seu site seja encontrado mais facilmente no Google por intermédio de publicidade paga.

Esses anúncios permitem delimitar o alcance, pois buscam por palavras-chave específicas que os clientes utilizam na internet para encontrar produtos ou serviços como os seus. Se o usuário, por exemplo, pesquisar por “caminhão-pipa para encher piscina” os resultados que satisfaçam essa busca poderão reverter em bons negócios para o dono do anúncio.

 

A Making pode ajudar a alavancar seus negócios na internet

Com uma equipe jovem, porém experiente, o departamento web da Making é composto por publicitários, designers, programadores, profissionais de SEO/SEM e estudantes, que criam, desenvolvem, otimizam e gerenciam websites, blogs e e-commerces.

Além desses serviços, executamos com maestria ações de marketing digital que atendam a todos os objetivos de sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Quer saber mais como alavancar seus negócios na internet? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário. Estamos prontos para ajudar!

Posted by Making TI e Marketing Digital

Atuamos no mercado de comunicação desde 2003, realizando trabalhos de planejamento, criação, otimização e manutenção em websites, consultoria SEO e ações de marketing digital com foco em Links Patrocinados, redes sociais e Web Analytics, sempre comprometidos em atingir os melhores resultados.

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Lazaro
4 meses atrás

Parabéns pelo conteúdo! O artigo destaca de maneira clara a importância do marketing digital para o sucesso de negócios online, oferecendo dicas valiosas.

Admin
Gustavo Matarazo
3 meses atrás
Reply to  Lazaro

Agradecemos seu comentário, Lazaro!

Escrevemos semanalmente em nosso blog. Continue acompanhando.

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