Como aparecer no topo das pesquisas do Google em 11 passos

Estar no Google é a melhor maneira para que os usuários da Internet, em todo o mundo, encontrem o seu site. Independentemente de ser um blog, e-commerce ou um site institucional, para que haja interesse no que você oferece, é fundamental que ele esteja bem classificado no buscador mais utilizado no mundo.

Utilizar o Google Ads é uma das formas mais rápidas de se conseguir um melhor posicionamento. Entretanto, se o orçamento está limitado, para estar no topo dos mecanismos de buscas, é preciso investir em boas práticas de SEO (otimização de mecanismos de pesquisa). Dessa forma, sempre que um usuário pesquisar uma palavra-chave no Google, seu site estará em uma boa posição, o que aumenta suas chances de ser selecionado.

Com o objetivo de ajudar seu site a ter mais chances de sucesso nas buscas, listamos 11 passos para aparecer no topo das pesquisas do Google. Confira!

 

Passo 1: Seu site precisa estar indexado

Verifique se seu site está indexado. Seu site pode não estar aparecendo nas primeiras posições, mas para evoluir no posicionamento e subir de posições ele precisa estar indexado.

Para ter a certeza de que seu site já está indexado no Google (independentemente da posição), entre no buscador e use o comando: site:seudominio (por exemplo: site:exemplo.com.br). Se ele já estiver indexado, inicie as otimizações para melhorar o posicionamento.

 

Passo 2: Foque em uma palavra-chave 

Analise qual palavra-chave pode resumir melhor o seu blog, site ou loja online. Pense com cautela e faça uma pesquisa de campo para entender qual pode ser a melhor escolha.

Imagine-se procurando os produtos ou serviços que você oferece e qual seria a palavra mais recorrente. Pronto, você está começando a estruturar sua estratégia para aparecer no topo das pesquisas do Google. 

 

Passo 3: Utilize a palavra-chave na URL

O ideal é que a URL da página esteja associada com o conteúdo nela inserido para que ela possa ter uma classificação melhor. Desta forma, se você escreveu um artigo intitulado “4 vantagens de se contratar um especialista em Google Ads”, você pode usar a URL do seu site da seguinte forma: “www.makingnet.com.br/4-vantagens-especialista-em-google-ads”. Essa é uma maneira de o Google fazer uma leitura mais assertiva do seu site.

 

Passo 4: Use sempre a palavra-chave no título

É essencial garantir que as palavras-chave de seu negócio sejam incluídas no título da página e se certificar, pelo HTML, sobre as informações inseridas nas tags, já que os algoritmos do Google levam em consideração o conteúdo nelas descrito.

Defina o título da página de forma breve e objetiva e, tanto quanto for possível, não se esqueça de inserir as palavras-chave definidas para o seu site.

 

Passo 5: Organize os títulos e subtítulos: uso de heading tags

Estruture as páginas por títulos e subtítulos – tecnicamente chamados de heading tags.

As heading tags são usadas com objetivo de organizar a hierarquia no conteúdo de texto e, de acordo com seu nível hierárquico, elas vão mudando de H2 para H3, H4, e assim por diante.

Além de deixarem o conteúdo mais estruturado para a leitura, as heading tags viabilizam o “entendimento” do algoritmo do Google na interpretação de sua estrutura.

Como exemplo neste artigo que você está lendo, o subtítulo: “Organize títulos e subtítulos: Uso de heading tags” está em H2. O H1 é sempre usado no título principal. 

Ao escrever sobre um tema, divida-o em vários tópicos para mostrar com mais detalhes ao Google o que você está informando. E não se esqueça de usar palavras-chave foco pelo menos uma vez nos subtítulos inseridos no artigo.

Bônus: Em hipótese alguma a página pode ter mais de uma Tag H1, isso deve ser revisto cuidadosamente.

 

Passo 6: Ofereça conteúdo original e de qualidade

O Google dá preferência aos conteúdos originais e cuidadosamente elaborados em suas indexações e esses, consequentemente, têm prioridade nos resultados exibidos.

Pense no conteúdo que permitirá que seu público visite seu site. Se você tiver um comércio eletrônico, uma dica útil é considerar a criação de um blog para mostrar mais sobre seus produtos e fornecer dicas úteis para seus clientes.

 

Passo 7: Coloque alt title em todas as imagens

O alt title, usado em HTML, tem como finalidade descrever imagens que não são carregadas no site e é muito importante para proporcionar mais acessos no Google.

Desta forma, em todas as imagens que utilizar no site, insira o alt title. Por exemplo, se você usar a foto de um bolo, em que o nome do arquivo é “2104.jpg”, o ideal é nomeá-la com o alt “bolo de chocolate amargo”, por exemplo. Além de melhorar a posição de seu site nas buscas, as fotos também terão uma classificação mais elevada nas pesquisas de imagens do Google.

 

Passo 8: Adicione links dentro do conteúdo (Backlinks)

Seu site deve estar interligado, ou seja, todas as páginas dentro dele devem estar conectadas. Também é importante que links de outras páginas sejam inseridos para se relacionarem com seu conteúdo. Esses links inseridos dentro do conteúdo são chamados de backlinks.

É recomendável que você utilize tanto links internos (que levam para outros artigos dentro do seu site), quanto  links externos (que levam para outros sites). E é de suma importância que ambos os tipos de links tenham relevância com o assunto publicado. O principal objetivo é servir o leitor com outros conteúdos que complementem a leitura.

Essas estratégias de SEO auxiliam no sucesso nos motores de busca e, dessa forma, o Google entende que seu site é relevante e consistente o suficiente para se diferenciar das páginas duvidosas.

 

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Passo 9: Analise os links indexados dos concorrentes

Pesquise no Google as palavras-chave que você definiu e preste atenção aos seus concorrentes. 

Eles podem fornecer informações importantes sobre como melhorar sua classificação nas pesquisas. Muitos deles, inclusive, podem usar o Google Ads para melhorar suas classificações de pesquisa.

Por meio de uma análise mais aprofundada, você poderá encontrar alguns termos que os concorrentes não exploraram.

 

Passo 10: Melhore a velocidade de carregamento

A velocidade e carregamento do site compõem outro importante fator que interfere no posicionamento do site no buscador.

Estar atento à forma como o site foi desenvolvido, o tamanho das imagens, o carregamento de arquivos enquanto o usuário o acessa e até os recursos do servidor é de grande relevância e afeta diretamente o posicionamento de seu site no Google.

 

Passo 11: Otimize para dispositivos móveis

Um site otimizado para rodar em smartphones e tablets facilita a navegação de usuários que usam esses dispositivos.

No ano de 2015, o Google passou a considerar essa questão como mais um fator de rankeamento que incentiva os sites a melhorarem a usabilidade mobile. Caso contrário, podem perder posições no ranking.

 

Conclusão

Nenhuma das dicas mencionadas podem garantir com absoluta certeza que seu site apareça no topo das buscas. Além disso, esta não é uma lista definitiva, inclusive, alguns fatores podem ser refutados em novos estudos.

Em todo caso, vale dar atenção especial a esses passos, uma vez que usamos um checklist semelhante a este para nossos clientes e, com certeza, eles impactam positivamente no posicionamento dos sites e e-commerces desenvolvidos e otimizados pela Making Ti e Web.

Colocando-os em execução, você atenderá não somente aos principais critérios do algoritmo, mas também irá satisfazer os visitantes do seu site.

 

A Making pode ajudar

Ainda tem dúvidas sobre como aparecer no topo das pesquisas do Google? Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades com a plataforma.

Trabalhamos com técnicas de SEO para que seu site seja encontrado pelo Google, criando estratégias consistentes com a finalidade de gerar resultados para sua empresa.

Para saber mais sobre como podemos ajudar, entre em contato conosco ou solicite um diagnóstico de SEO. Basta que seu empreendimento se enquadre nos requisitos necessários descritos na página.

Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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