Como deve ser um site para gerar resultados?

Considerando que você não sabia (ou achava que sabia) o que realmente precisava e contratou alguém para fazer um “site bonito”, vou lhe esclarecer o que é realmente preciso entender que existem questões imprescindíveis no desenvolvimento de um site para gerar resultados. Veja algumas dicas:

 

1. Seja simples e exato

Só mostre para seu cliente o que realmente importa a ele. Crie botões que não o façam pensar, imagens que falem por si só, textos breves e bem elaborados. Mas não se engane, ser simples não é sinônimo de facilidade, ser simples pode ser bastante complexo.

 

2. Seja “encontrável”

Ao pensar em um site para gerar resultados, é necessário aplicar técnicas de “encontrabilidade” para que ele seja localizado por buscadores como Google, Bing, Yahoo e outros. Basicamente seu site tem que ser feito para o ser humano que navega nele e para os robôs que varrem a internet buscando seu conteúdo. O site tem que ser “bem compreendido” pelos dois.

 

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3. Seja “encontrável”, principalmente no Google

O Google Brasil manteve-se como o buscador mais utilizado no país, registrando 73,83% de participação nas buscas realizadas no período de 4 semanas terminadas em 30 de março de 2013, de acordo com dados da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital (Serasa Experian, 2013).

google
Seja “encontrável”, principalmente no Google, ferramenta líder de inteligência em marketing digital.

 

4. Seja relevante

Conteúdo bom é conteúdo relevante. Um site para gerar resultados deve pensar em seu público-alvo. É para ele que você vai mostrar suas fotos, seus textos, seus títulos; se ficar de blablabla, ele vai embora e não volta. Fale sobre seu negócio, seus produtos e serviços, pense em seu público, o que seria bom informar a ele, claro, sem perder o foco do real objetivo do seu site. Entregar conteúdo com propriedade não pensando apenas em vender, mas em servir seu consumidor para ele comprar ou fazer um contato com você.

 

5. Atualização frequente de conteúdo

Um website nunca deve ser esquecido. Um site para gerar resultados precisa manter periodicidade na inserção de conteúdo (artigos, dicas, matérias, fotos, vídeos, infográficos, e-books, etc.), no mínimo mensalmente e não se esqueça de distribuir as novidades por e-mail e redes sociais.

 

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6. Seja mensurável

Em hipótese alguma, aceite um site que não lhe dê a possibilidade de mensurar os resultados. Uma das grandes vantagens do ambiente digital é você poder coletar dados e analisar os resultados. Existem sistemas gratuitos excelentes para serem aplicados no código de seu site, que fornecerão dados precisos que, só com eles, você poderá tomar as decisões e executar ações com objetivos claros. É possível, por exemplo, mensurar de quais cidades vieram os visitantes de seu site; o percentual de usuários que entra e sai, sem nele navegar; entender qual a quantidade média de páginas visitadas até que uma compra seja feita; saber qual a quantidade de visitantes que vieram a partir de uma determinada palavra-chave; descobrir quantas foram as vendas geradas a partir do e-mail marketing, do Google e do Facebook, enfim, todos esses dados são facilmente descobertos e são extremamente importantes para você mensurar o retorno de seus investimentos e tomar decisões importantes partindo de dados concisos e reais.

 

7. Mensure e otimize, otimize e mensure

É importante mensurar o quantitativo com o qualitativo, não se iluda com a quantidade. A Qualidade da visita, na maioria das vezes, é mais importante que a quantidade; Otimize títulos, ajuste descrições, inclua textos relevantes, exclua os irrelevantes, utilize frases e links que levem o usuário à ação desejada, faça testes e escolha as melhores opções baseado nos resultados obtidos. Conduza visitas relevantes ao seu website, continue mensurando as ações e otimizando. É um ciclo contínuo e necessário para você obter mais sucesso com seu negócio na web e não ter dúvidas com relação aos resultados.

Após ter seu site funcionando e recebendo visitas, elabore uma estratégia de divulgação. Quanto mais presente, visível e frequente ele estiver na internet, mais resultados positivos serão obtidos, mas esse é assunto para o nosso próximo artigo, que escreverei sobre divulgação de seu negócio no ambiente digital. Até lá!

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Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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