Embora muitos acreditem ser a mesma coisa, existe uma grande diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa no Google Ads.

Vamos entender isso de uma vez por todas!

 

A palavra-chave

São palavras (uma ou um conjunto de palavras) a serem aplicadas em seu conteúdo e nas campanhas do Google Ads, para que seus anúncios sejam acionados em uma pesquisa feita por usuários na página de busca do Google.

Também podemos considerar como palavra-chave os termos usados em seu conteúdo, nos títulos, descrições, URLs, nome de imagens e meta tags de SEO (confira aqui o que é SEO: Marketing de busca).

 

O termo de pesquisa

Já os termos de pesquisa são as palavras usadas pelos usuários no momento em que pesquisam na página de busca do Google pelo que querem encontrar.

Variação aproximada acionará seu conteúdo

Os termos de pesquisa podem ser diferentes das palavras-chave usadas em seu conteúdo e em suas campanhas. Eles podem ser digitados com erros ortográficos, singular ou plural, faltando letras, acrônimos, variações de um mesmo radical (como barco e barquinho), abreviações, acentos e variantes dos termos da sua palavra-chave com o mesmo significado ou fora de ordem, e mesmo assim poderão acionar o seu conteúdo através do buscador.

 

Como funciona na prática

Digamos que você configure em uma campanha do Google Ads a palavra-chave “comprar notebook” em correspondência de frase ou ampla. Se um usuário pesquisar apenas por “comprar notebook dell”, seu anúncio poderá ser exibido para o termo de pesquisa que ele usou.

No exemplo acima, a palavra-chave configurada na campanha do Google Ads foi: “comprar notebook”, já o termo de pesquisa usado pelo usuário no buscador foi: “comprar notebook dell” e mesmo assim o anúncio poderá ser acionado, pois embora não seja exato, o termo de pesquisa se assemelha à palavra-chave da campanha.

 

Cuidado

Um erro grave que pode ocorrer em campanhas do Google Ads mal gerenciadas é a aquisição ou configuração incorreta de palavras-chave que acabam acionando seus anúncios e, consequentemente, o gasto desnecessário de seu orçamento.

Pensemos na hipótese de um negócio que comercializa notebooks e o gestor da conta de Google Ads compra a palavra-chave notebook com correspondência ampla. Ela poderá ser acionada, por exemplo pelo termo de pesquisa: “conserto de notebook”; isso resultaria em gastos desnecessários e um público desqualificado para o negócio.

Percebe como palavras-chave impactam na qualidade do negócio e a importância de ter profissionais qualificados na gestão de suas campanhas e conteúdos?

 

Leituras recomendadas:

 

Continue nos acompanhando e se tiver dúvidas, escreva nos comentários abaixo! 🙂

Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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