Empresa na internet: por que a sua também precisa estar na rede

Com a popularização da internet, a presença online se tornou um pré-requisito de sobrevivência para qualquer empresa. Aliás, é bastante improvável que alguém ainda acredite que seus clientes não são, em sua maioria, compostos por internautas.

Pensando em uma empresa na internet, se levarmos em consideração apenas o número de internautas brasileiros, já temos motivos suficientes para afirmar, com certeza, que a empresa que não investe em se posicionar online está simplesmente perdendo dinheiro.

Os hábitos de consumo mudaram ao longo dos últimos tempos. Uma empresa na internet tem visibilidade infinitamente maior do que uma que não se expõe às oportunidades digitais. Uma forte presença online ajuda na conquista e fidelização de clientes, além de demandar muito menos custos de divulgação.

 

O que é melhor: sites ou redes sociais?

Onde minha empresa deve estar? Esta é a dúvida da maior parte das empresas, e começa geralmente com o questionamento: “O que é melhor: sites ou redes sociais?”. Encaixar-se no mundo da internet possui sim, seus desafios, mas nem tudo é tão difícil quanto parece no início.

Um detalhe interessante sobre a internet é que, embora possua milhões de usuários, para encontrar seu público-alvo, basta pensar como ele e fazer o correto direcionamento de seus produtos e serviços, de modo a atender às necessidades que esse público apresenta.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, é uma boa pedida recorrer às redes sociais e a links patrocinados, pois serão de grande ajuda na divulgação de seu negócio na internet.

 

Site: canal onde os clientes se sentem mais seguros

Mesmo sendo um item básico, o site não pode faltar na lista de qualquer empresa que queira se manter na internet. É o canal de comunicação em que os clientes costumam se sentir mais seguros e, por isso, mantê-lo atualizado inclusive confere credibilidade e seriedade à empresa, por proporcionar aos clientes a experiência de conhecer melhor sua empresa e o que ela tem a oferecer.

Mas a importância dos sites vai muito além da simples divulgação de informações. Independentemente se sua empresa é local ou se já atingiu patamares consideráveis, sempre é possível alcançar novos clientes e um site bem feito é capaz de alavancar as vendas e potencializar muito os ganhos.

Há ainda a possibilidade de contratar serviços de SEO/SEM, com a finalidade de posicionar o site da sua empresa em boas posições nos buscadores, como o Google, por exemplo, oferecendo ao seu público um conteúdo mais direcionado e personalizado, seja por tráfego orgânico ou tráfego pago.

 

Acessar redes sociais faz parte da rotina das pessoas

As redes sociais ganharam espaço no marketing em consequência do espaço que possuem na vida das pessoas. Mundo afora, bilhões de pessoas acessam a internet todos os dias, sendo que sua principal atividade está concentrada nas redes sociais.

E o Brasil, em específico, ocupa uma posição bastante relevante quando o assunto é o acesso e utilização de perfis de redes sociais. Segundo relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, com 150.4 milhões de usuários na internet (71% da população), 66% da população brasileira é ativa em redes sociais.

 Essas mídias atualmente integram a rotina, e tomam boa parte do tempo do consumidor. Além das diversões, possibilitam o contato direto, sendo uma fonte de informações ágil e capaz de fornecer feedbacks sobre empresas ou produtos. Daí a importância de investir em uma boa reputação em perfis desse tipo.

 

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Mas quantidade nem sempre é qualidade

Assim, melhor do que se preocupar em estar em todas as redes sociais existentes, o ideal é se posicionar bem, em especial naquela em que estão seus clientes em potencial. Também é interessante levar em consideração o tipo de divulgação que se pretende fazer para saber qual a melhor rede a se focar. Por exemplo: se a ideia é criar conteúdos mais voltados à interatividade, cheios de fotos, vídeos e outros elementos do gênero, o recomendável é partir para redes como Facebook e Instagram. Já se o objetivo do conteúdo é ser mais profissional ou formal, no momento o mais recomendado seria utilizar redes como o LinkedIn.

 

Presença da empresa na internet

Alguns fatores possuem o poder de reforçar a importância dessa presença online. Vamos a eles:

Investimento

A divulgação de uma empresa utilizando redes sociais e outras técnicas de Marketing Digital se tornou um dos investimentos mais importantes da atualidade.

Leia também o artigo Marketing Digital e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Assim como sempre houve lojas físicas concorrentes, que ofereciam os mesmos produtos e serviços que a sua, com a chegada da internet essa realidade não mudou.

A internet intensificou a concorrência, pois deixou absolutamente todos com as mesmas oportunidades de divulgação em nível mundial. E é justamente por não haver mais barreiras físicas ou problemas para o alcance de clientes – pois todos estão a apenas alguns megabytes, a poucos cliques de distância – que se faz necessário investir pesado em publicidade, a fim de marcar presença não só na internet, mas também na memória dos clientes, demonstrando disponibilidade e facilidade de acesso aos serviços que se pretende prestar.

 

Comprometimento com os clientes

Conquistar o engajamento dos clientes é uma via de mão dupla, pois pressupõe um atendimento mais direcionado, levando em consideração o retorno que esses clientes dão, ou seja, os feedbacks sobre a empresa e seus produtos, ao mesmo tempo em que demanda cuidados e envolvimento por parte da própria empresa.

Nesse ponto, a internet cumpre com maestria seu papel, desde que haja compromisso real com os clientes e um comprometimento com essas redes, de modo a manter a oferta de um bom atendimento, além de serviços e conteúdos de qualidade, que possam ser vistos, consumidos e avaliados positivamente pelo maior número de pessoas possível.

 

Autoridade no assunto

Atualmente, uma forma de manter sua empresa na internet é por meio de um blog. Escrever conteúdos de qualidade sobre sua área de atuação demonstra conhecimento e, consequentemente, gera autoridade para seu negócio. 

Essa é uma ótima maneira de gerar credibilidade e ser visto como alguém que realmente entende sobre o que fala.

Além disso, um bom conteúdo ajuda o negócio a aparecer no Google, pois ao publicá-lo no blog, sua empresa indexa mais páginas no buscador em comparação a um site comum, aumentando a possibilidade outros sites linkarem seus conteúdos ao seu, melhorando ainda mais o posicionamento de sua empresa e atraindo mais visitas.

 

Ainda tem dúvidas sobre a importância da presença de sua empresa na internet? Quer saber sobre o assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Nós temos todas as ferramentas para ajudá-lo!

Posted by Making TI e Marketing Digital

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