Não cometa estes 3 erros no Google Ads

Que o Google Ads é uma plataforma que traz inúmeras vantagens aos negócios, todo mundo já sabe. 

Mas não adianta simplesmente achar que qualquer um pode montar uma campanha de sucesso e obter ótimos resultados logo de primeira. Existem vários erros no Google Ads que podem ser evitados e que costumam ser realizados especialmente por iniciantes na plataforma. 

 

1. Não planejar e estipular objetivos

Este é um engano gravíssimo, e talvez um dos erros no Google Ads que são cometidos com maior frequência. A falta de planejamento e de metas torna o investimento em Ads algo incontrolável, e sem um orçamento ou um objetivo definido, a campanha (assim como a empresa) está fadada ao iminente fracasso. Leia também O que é Google Ads e como conseguir mais clientes para o seu negócio.

O planejamento do investimento, bem como os objetivos e metas, precisam ser bastante claro e conciso. E não se trata apenas de estimar que deseja aumentar as vendas em determinada porcentagem. Para ser mais precisa, essa porcentagem de vendas precisa ser ponderada em relação a outras circunstâncias e fatores como a avaliação de sazonalidade, determinar um tempo cronológico a ser comparado, etc.

Outro problema relacionado à falta de planejamento também está ligado à falta de tempo. Muitos anunciantes optam por criar uma conta de Ads de maneira rápida, sem muita atenção, e acabam por gerar e lançar campanhas que não trarão resultado algum, justamente por terem sido feitas de qualquer jeito. Isso faz com que o anunciante precise voltar e revisar a campanha continuamente, o que gera um círculo vicioso de revisões e maus resultados constantes, e que poderiam ser evitados por um planejamento adequadamente estruturado.

 

2. Não trabalhar todas as etapas do funil de vendas

Uma consequência bastante comum e que pode sacrificar todo processo é que muitos anunciantes do Google Ads focam seus esforços apenas no fundo do funil.

Um funil de vendas é composto por mais fases do que a conversão ou as vendas em si. Há estágios a serem levados em conta, e que devem ser devidamente trabalhados, quando se deseja alcançar resultados consistentes.

Em muitos casos o cliente em potencial ainda não está “maduro” para tomar a decisão de compra e então será necessário acionar as etapas superiores do funil, para só então atingir o objetivo final, que é a conquista do cliente e a consequente venda.

Mas atenção às páginas de destino. De nada adianta ter um bom anúncio que esteja relacionado à Palavra-chave se você não tem uma página de destino de acordo com o objetivo de busca.

 

3. Outros enganos frequentes no Google Ads

Há ainda outros erros no Google Ads que podem ser evitados, como, por exemplo: manter o foco da campanha somente nos custos e não no usuário, não diversificar os canais, deixar de mensurar os resultados efetivamente alcançados, ignorar as recomendações do Google ou não cumprir suas premissas básicas, definir como meta os cliques em botão de formulário, não comprar o próprio nome para fazer campanhas institucionais ou mesmo utilizar o gerenciamento de lances sem possuir os dados suficientes para isso.

 

Confira alguns princípios básicos de Google Ads

 

Direcione os anúncios

Fazer anúncios direcionados já desde a etapa de planejamento é uma forma de poupar, simultaneamente, tempo e dinheiro. É interessante construir campanhas com temas menores e mais específicos, possibilitando uma divisão nas compras de palavras.

O ideal é que a palavra-chave principal apareça de duas a três vezes no corpo do anúncio, pois isso ajuda no índice de qualidade da conta e no aumento da taxa de cliques.

Com a divisão adequada, é minimizada a possibilidade de retrabalho, pois há uma segmentação mais direta das palavras escolhidas, o que também facilita a correção de pequenos equívocos – caso existam – sem grandes interferências nos resultados da campanha como um todo.

 

Defina e siga uma jornada de compra

Toda campanha publicitária com um mínimo de qualidade precisa seguir o passo a passo da Jornada de Compra para a criação de ideias específicas, com intenções diferentes. Confira O que é Jornada de Compra e como funciona.

O objetivo é guiar o interesse do potencial cliente e conduzi-lo até a decisão de compra, o que basicamente se divide em três fases:

 

1. Consciência

É o momento em que o consumidor está tomando conhecimento a respeito do problema, fase em que se pode criar campanhas com palavras de abordagem mais generalizada.

 

2. Consideração

É a etapa em que o consumidor busca por soluções para o problema que detectou na fase de consciência. Por isso, o ideal é focar em palavras diretamente relacionadas à sua marca.

 

3. Decisão

Nesta última etapa, o consumidor busca por modelos de soluções aplicáveis, então é o momento de ser ainda mais específico e utilizar palavras diretamente ligadas ao serviço ou produto que se pretende oferecer.

 

Atente-se aos princípios de rede de pesquisa

Há ainda outros princípios importantes da rede de pesquisa que merecem ser conhecidos a fim de evitar os erros no Google Ads:

  • Fazer uso de todos os recursos disponíveis para configuração;
  • Não usar as buscas com exibições em display;
  • Evitar desperdiçar tempo e dinheiro com segmentação em vários idiomas;
  • Não fazer a otimização do custo por clique sem ter em mãos os dados necessários;
  • Lançar ao menos dois anúncios por grupo, para possibilitar comparações;
  • Usar completamente e de forma inteligente o espaço do anúncio;
  • Fazer com que sejam possíveis várias correspondências para uma mesma palavra;
  • Não duplicar palavras no anúncio;
  • Especificar quais são as palavras que não dispararão seus anúncios;
  • Atenção às extensões: iniciar previamente com sitelink, uma frase de destaque e um snippet bem estruturado.

 

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Dicas para aprimorar os anúncios

Otimizar anúncios nem sempre é um processo tão complicado. Na verdade, há várias opções simples para isso:

 

Faça a segmentação de palavras por região

Se trata da definição de palavras específicas a serem usadas nos anúncios, conforme a região e o contexto em que serão veiculados, levando em consideração as peculiaridades dos clientes em potencial daquela localidade. Por exemplo: algumas localidades utilizam a palavra “dormitório”, enquanto outras utilizam “quarto”.

 

Estude a melhor faixa horária e dia da semana para o seu produto

A depender do mercado, do produto ou serviço oferecido, pode ser que haja um horário ou dia da semana em que se consiga efetuar mais vendas. Assim, aconselha-se sempre fazer uma análise criteriosa do mercado levando em conta esses fatores, que facilitarão consideravelmente a exposição de sua marca aos clientes.

 

Divida o orçamento em grupos pequenos de campanha 

Campanhas menores demandam orçamentos menores. É estratégico dividir o orçamento em grupos de campanhas publicitárias menores, porém com demandas e performances similares. Assim, se evita que uma única campanha, por ser de dimensões maiores e com termos (e efeitos) mais genéricos, ocupe todo o orçamento de uma só vez.

 

Escolha novas palavras e negative outras

Utilize os relatórios do Google Ads para observar o andamento dos resultados da campanha e perceber quais são as palavras-chave que não estão gerando o número desejado de cliques. A partir disso, é possível definir uma correção nas estratégias, negativando algumas palavras da campanha que não atinjam as expectativas e adicionando outras que gerem mais cliques e conversões.

 

Outros aprimoramentos

Para minimizar os erros no Google Ads, a ferramenta possibilita ainda mais alguns tipos de otimização, como a variação do índice de qualidade, a análise dos concorrentes, por parceiros de pesquisa ou por dispositivos.

 

Aprofunde-se no assunto

O recomendável é se aprofundar no assunto: já estão disponíveis, na própria internet, alguns cursos no formato webinar, que podem ajudar muito a evitar pelo menos os erros mais básicos que possam ser cometidos ao montar campanhas para seu negócio. E lembre-se: tudo que é bem planejado, feito com o devido conhecimento, tempo e dedicação, tende a prosperar!

 

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Posted by Making TI e Marketing Digital

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