A importância de gerar negócios pela internet

Você sabe qual é a  importância de gerar negócios pela internet?

É inegável a verdadeira revolução que as mídias digitais trouxeram ao mundo nos últimos anos. Se formos considerar o tempo de existência da própria internet em si, falar em presença online se torna um tema definitivamente atual e um campo ainda pouco explorado por grande parte das empresas.

Também é compreensível que alguns ainda se apeguem ao receio de investir na geração de negócios pela internet precisamente porque sempre viram muitas empresas, até então, se dando bem sem precisarem, em tese, ser expostas a esse formato de negócios.

E fica o questionamento: existiriam reais motivos para mudar esse cenário? Que tipo de necessidade haveria para movimentar toda a realidade de uma empresa, em prol de uma transformação dessa magnitude?

A resposta está precisamente no diferencial que a internet oferece atualmente ao mercado. Além disso, a evolução da presença online já provou que a internet consegue aumentar as chances de qualquer negócio se estabelecer e/ou prosperar no mercado – independentemente de fatores que antes importavam muito, tais como tamanho da empresa, renome ou mesmo localização física. Confira por que gerar negócios pela internet se tornou algo tão importante.

 

O consumidor busca referências na internet

Um dos fatores da expansão de se gerar negócios pela internet é o fato de que o perfil do consumidor mudou consideravelmente. Em um momento como o atual, em que a maior parte das pessoas possui acesso com certa regularidade à internet, é cada vez mais comum procurar referências de absolutamente tudo em sites, blogs ou mesmo nas redes sociais.

Vivemos na era da informação imediata e acessível. Por isso, ao ouvir falar a respeito de determinada marca, tornou-se um hábito buscar mais informações na internet, pressupondo que toda empresa possua um site ou alguma divulgação nesse sentido. Da mesma forma, uma empresa que não se utiliza da internet para disponibilizar seus produtos e serviços acaba passando uma imagem de pouca confiabilidade aos consumidores, que já aprenderam a criar uma expectativa mínima de padrão de consumo, que quase sempre inclui a presença online.

 

Quem chega na frente na modernização, chega primeiro ao cliente

Se até mesmo os contatos pessoais tomaram outras formas, o que esperar do mercado, onde a concorrência é uma corrida desenfreada por novidades que busquem ampliar cada vez mais a capacidade de pensar adiante e de modo pioneiro?

O fato é que a internet já estabeleceu sua potencialidade de gerar negócios, e quanto maior a relutância de uma empresa em adotar estratégias de marketing, mais chances essa empresa terá de ser facilmente superada pela concorrência ou simplesmente esquecida pelos clientes. O cenário de competição mudou, e quem quer vender, precisa manifestar sua presença estrategicamente, e antes que outros o façam.

 

Manter-se acessível ao cliente

Outro ponto fortíssimo de gerar negócios pela internet é manter-se acessível, facilmente visível ao cliente. O consumidor atual é potencialmente dependente de lojas e serviços online, seja por conforto ou por consequência do isolamento social recentemente imposto. Leia também o artigo A mudança de hábitos do consumidor na quarentena impacta nas buscas do Google.

Isso tudo aliado a uma grande aceleração nos avanços na área da tecnologia, que popularizou a internet de alta velocidade e os dispositivos móveis, criou um cenário em que quase ninguém precisa sair de casa, pois basta pegar o celular e solicitar, via tecnologias, a entrega de produtos e serviços que antes só eram possíveis de se obter por estruturas físicas. 

Com isso, muda-se o perfil de preferência dos consumidores e se solidifica ainda mais o marketing digital, o que faz com que aqueles que não se adaptarem a esta nova realidade, possuam forte tendência de sequer sobreviverem no mercado, mediante tantas opções que a internet disponibiliza ao alcance das mãos, a um mero clique de distância. leia também o artigo Dicas e Orientações sobre Marketing Digital

 

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Características que todo negócio moderno deve ter

Embora a internet traga consigo um certo imediatismo, é preciso compreender que ela é um investimento a longo prazo, cuja base fica em torno não apenas da divulgação, mas também da construção da reputação do negócio em si, a fim de satisfazer aos clientes. Para isso, existem alguns padrões mínimos, quase como um “nível de expectativa”, ou seja, o que basicamente se espera quando o assunto são as características dos negócios modernos:

 

Um site é importantíssimo para gerar negócios pela internet

Quem não possui um site, está simplesmente aquém do esperado. O site é precisamente o centro de toda a estratégia de marketing: tudo é direcionado a ele. É por ele que seus clientes – fiéis ou potenciais – terão contato com tudo aquilo que sua empresa tem a oferecer, e saberão que podem levá-la a sério. Um site confere legitimidade e credibilidade à marca, pois permite ao consumidor criar uma relação de maior confiança, por conta da transparência e facilidade de encontrar mais informações sobre você, sua localização e a dos produtos e serviços que oferece.

 

É conveniente estar nas redes sociais

Como o próprio nome diz, redes sociais são obviamente compostas, em sua essência, por pessoas. Daí a importância de se fazer presente de alguma forma nesse tipo de mídia. Não se trata necessariamente de fazer uma publicação a cada hora ou se desviar totalmente de seu propósito somente para alcançar audiência, mas é bastante conveniente que ao menos haja um perfil com informações básicas devidamente preenchidas em algumas das mídias mais utilizadas pelo seu público-alvo como, por exemplo, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, TikTok e Youtube, a fim de se posicionar à frente, se divulgando a um público que, porventura, se dedique a procurar por você nesses ambientes.

 

Perfis sempre atualizados

E por falar em se manter atual, nunca é demais lembrar sobre a importância de manter os perfis online atualizados. Muito mais que a simples presença nas redes, a regularidade de atualização de dados pode ser a linha tênue que ainda o separa de clientes potenciais.

Se a empresa mudou de telefone ou de endereço físico, por exemplo, é imprescindível que se atualize essas informações no site e em todos os perfis das redes. Talvez seja necessário inclusive verificar a possibilidade de atualizar citações locais, afinal, quem busca gerar negócios pela internet precisa que os clientes saibam como encontrar seus serviços com agilidade e praticidade.

 

Decida acompanhar a evolução

Cabe ressaltar ainda que, com a evolução dos negócios online, o marketing tradicional não morreu, apenas se tornou menos óbvio e mais acessível. Portanto, quem deseja manter seus negócios funcionando e com rentabilidade aceitável, precisa ter em mente que é necessário manter-se aberto às mudanças dos modos e meios de publicidade.

E se o foco continua sendo o público, então sua empresa deve garantir certo nível de presença, uma espécie de linha de base, que possibilite aos clientes as informações e a visibilidade que precisam para que se decidam por consumir a sua marca em específico, ou mesmo por buscar seus serviços novamente no futuro.

As possibilidades que as campanhas de marketing online oferecem aumentam a cada dia, e fugir disso atualmente é como sabotar a si mesmo e condenar o próprio negócio a um colapso, por vezes em tempo recorde.

E mesmo que não seja essa a sua realidade, avalie com bastante carinho a possibilidade de expandir seus horizontes e, quem sabe, seus pressupostos. Afinal, o caminho do empreendedorismo é composto por desafios constantes, e nem sempre o que está dando certo necessariamente está em seu máximo potencial. Sempre há o que melhorar, e está em suas mãos a definição do futuro de seus negócios, dependendo apenas da decisão entre acompanhar a evolução ou se manter apegado a métodos mais tradicionais e que a cada dia perdem mais espaço e alcançam menos resultados.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre a importância de gerar negócios pela internet? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

 

Posted by Making TI e Marketing Digital

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