Google Adwords é Google Ads: transições que acompanham a evolução
Buscando acompanhar as mudanças no cenário do marketing digital, o Google apresentou, no dia 27/06/2018, alterações em suas ferramentas para anúncios online. O Google AdWords que surgiu em 2000, unificado à DoubleClick, agora passa a se chamar Google Ads. Se você gosta desse assunto, é provável que o artigo Resultados com Marketing de Busca relacionado a ações de Marketing em Buscadores, irá lhe agradar.
Nos primórdios do Google Adwords
A princípio, o Google Adwords era um sistema em que o anunciante pagava para aparecer em determinadas palavras-chave nos resultados de busca do Google. Em 2008, adquiriu a DoubleClick e relançou o serviço de publicidade online para auxiliar agências e veículos.
Evolução natural
De lá para cá muita coisa mudou e não foram apenas as tecnologias que evoluíram. A maneira como as pessoas fazem suas pesquisas na internet também não é mais a mesma de 18 anos atrás. Atualmente temos anúncios de texto, banners publicitários, anúncios em vídeo, cartões de produtos, anúncios de instalação, entre outros, sendo veiculado em buscadores, plataformas de vídeo, de e-mails, aplicativos, e em toda a internet. E se a evolução é algo natural, essa mudança passou a ser uma necessidade.
Propósitos
O principal objetivo da unificação das ferramentas é a possibilidade de se comprar propagandas em todos os serviços oferecidos pelo Google a partir de uma única interface, que passa a ser simplificada.
Além de permitir a compra de anúncios nos resultados do buscador, em vídeos do YouTube, nos aplicativos da Play Store, no Google Maps e em três milhões de parceiros, o Google Ads também passará a contar com novos recursos que viabilizarão que pequenas empresas, por exemplo, tenham acesso à machine learning para trazer melhores resultados de campanhas.
No entanto, a companhia esclareceu que, apesar do fim das marcas separadas, os serviços continuarão em funcionamento, de maneira independente e com todos os recursos já existentes.
Novo nome: Google Ads
Como os Links Patrocinados exibidos na Pesquisa (Search) do Google representam apenas uma fração do universo onde a publicidade é veiculada, para que o nome abrangesse o todo, nada mais justo que “words” (palavras) fosse substituído por “ads” (anúncios). “Google Ads” apresenta de forma muito mais concreta as soluções de publicidade disponibilizadas pela empresa.
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Reorganização de ferramentas
Com a multiplicação dos recursos de publicidade online, tornou-se cada vez mais complexo gerenciar campanhas de marketing online. Desta forma, as soluções Google foram reorganizadas em três grandes ferramentas: Além do Google Ads, estão o Google Marketing Platform e o Google Ad Manager.
O Google Marketing Platform, software destinado a compradores de anúncios, reúne o DoubleClick e o Google Analytics 360 Suite em uma só marca que, em uso conjunto, para gestão de anúncios e análise de tráfego, trarão melhorias reais para as empresas.
Já o Google Ad Manager, ferramenta complementar destinada a grandes vendedores, unifica o DoubleClick for Publishers (DFP) e o DoubleClick Ad Exchange (AdX), buscando simplificar a gestão de anúncios programáticos e, consequentemente, beneficiar os parceiros do Google, aumentando seus lucros à medida que o público-alvo interage com conteúdo online.
Segundo o próprio Google, “essas novas marcas refletem todas as maneiras pelas quais ajudamos os anunciantes a se conectarem com os consumidores e facilitam para que anunciantes e veículos escolham quais produtos são adequados para seus negócios”.
Os próximos meses prometem importantes novidades no que diz respeito às agências de Links Patrocinados e às empresas anunciantes. É aguardar para ver!
Poder mensurar, analisar e até prever seus resultados são benefícios que o Inbound Marketing traz, pois a cada conteúdo publicado, cada ação pensada e colocada em prática gera respaldo para que os próximos passos sejam cada vez mais assertivos.