Índice de qualidade no Google Ads e sua importância na classificação e CPC do anúncio

Google Ads, a plataforma oficial de anúncios publicitários do Google, é responsável pela criação, gestão e posicionamento dos links que aparecem nos resultados de buscas, banners, anúncios nas webpages ou nos vídeos do YouTube.

Com base em critérios de ranqueamento próprios, o Google Ads organiza os conteúdos conforme a qualidade e a relevância que apresentam, e os anunciantes/ donos das marcas relacionadas a determinadas campanhas pagam para que seus anúncios, sites – enfim, sua marca – obtenham uma maior exposição nos resultados das pesquisas e alcancem uma quantidade maior de clientes em potencial.

Quando se fala em anunciar no Google Ads, muitas pessoas podem pensar que basta fazer o pagamento e automaticamente, a empresa irá aparecer para todos que utilizarem o buscador. Na verdade, não é assim tão simples. As regras do Google Ads são muito bem definidas e para que o anúncio cumpra seu objetivo, é necessário que atenda aos critérios determinados.

 

Regras do Google Ads

A plataforma de anúncios Google Ads, opera como um leilão, ou seja, os anunciantes pagam em troca de cliques. Entretanto, nem sempre ganha o que apresenta a melhor oferta. 

Ao contrário do que muitos pensam, não basta pagar e esperar que seu anúncio apareça para o mundo inteiro. Na prática, o Google oferece a possibilidade de maior exposição, mas, em troca, é necessário oferecer certo nível de qualidade, determinado por regras do próprio Google.

É aí que entra o ranqueamento de anúncios, que tem por objetivo basicamente avaliar os conteúdos e selecionar os mais relevantes para dar maior exposição, posicionando-os entre os primeiros resultados nas páginas de buscas.

 

Classificação de anúncios

É ela que determina se os anúncios serão exibidos e em qual posição eles aparecerão.

O cálculo dessa classificação é baseado nas variáveis:

  • valor do lance,
  • qualidade dele no momento do leilão (incluindo a taxa de cliques esperada, a relevância e a experiência na página de destino),
  • classificação mínima,
  • concorrência no leilão, 
  • contexto da pesquisa (como localização, dispositivo, horário e termos usados, outros anúncios e, resultados exibidos na página e outros sinais e atributos do usuário)
  • impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncio.

Considerando todas essas variáveis, mesmo que o concorrente dê um lance maior, é possível conseguir uma posição superior a ele, utilizando palavras-chave e anúncios altamente relevantes.

O anúncio passa por um novo cálculo de classificação sempre que está qualificado para exibição e concorre em um leilão. E sua posição vai variar conforme a concorrência, o contexto da pesquisa e sua qualidade no momento em questão.

 

Índice de qualidade no Google Ads

Trata-se do conjunto de fatores que irão definir a qualidade do anúncio em relação aos outros anunciantes por meio da relevância para alguém que pesquisa a palavra-chave.

 

Como o índice de qualidade é calculado

O cálculo é baseado na combinação de desempenho dos seguintes fatores:

 

Taxa de cliques (CTR) esperada

Possibilidade do anúncio receber um clique quando é exibido.

 

Relevância do anúncio

O nível de proporção entre o anúncio e a intenção que motiva a pesquisa do usuário.

 

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Experiência na página de destino

Relevância da página de destino para as pessoas que clicam no anúncio.

Cada um desses fatores é avaliado como “Acima da média”, “Na média” ou “Abaixo da média” em comparação com outros anunciantes que tiveram seus anúncios exibidos para a mesma palavra-chave num período de 90 dias. E se um deles for avaliado como “Na média” ou “Abaixo da média”, indica que é possível realizar alterações para melhorar seu desempenho.

 

Passo a passo para verificar o índice de qualidade de um anúncio

  1. Faça login na sua conta do Google Ads.
  2. No menu à esquerda, selecione “Palavras-chave”.
  3. No canto superior direito da tabela, clique no ícone de filtro “Colunas”.
  4. Em “Modificar colunas de palavras-chave”, abra a seção “Índice de qualidade”. Para visualizar seu Índice de qualidade atual e os status dos componentes dele, escolha entre estas opções e adicione-as à sua tabela de estatísticas:
  • Índice de qualidade
  • Exp. na página de destino
  • CTR esper.
  • Relevância do anúncio
  1. Para visualizar as estatísticas anteriores do Índice de qualidade para o período do relatório que você está analisando, escolha uma das métricas:
  • Índice de qualidade (hist.)
  • Exp. na página de destino (hist.)
  • Relevância do anúncio (hist.)
  • CTR esper. (hist.)

É possível ver a alteração nas pontuações diárias segmentando sua tabela por dia.

  1. Clique em Aplicar.

 

Entenda a posição e classificação do anúncio

A posição do anúncio é a ordem em que ele aparece nos resultados do leilão em relação aos outros.

Vamos supor que cinco anunciantes estejam concorrendo por, no máximo, quatro posições de anúncio acima dos resultados da pesquisa na página do Google e a classificação de cada um deles seja  80, 50, 30, 10 e 5.

Se a classificação mínima exigida para que o anúncio seja exibido for 40, apenas dois anunciantes terão seus anúncios exibidos (o de 80 e o de 50). Entretanto, se a classificação mínima for 8, apenas o anunciante com classificação 5 não terá seu anúncio exibido.

 

 Classificação do anúncio  Impr. na primeira posição  Impr. na parte superior  % de impr. (1ª posição)  % de impr. (parte sup.)
Anunciante A

80

1

1

100%

100%

Anunciante B

50

0

1

0%

100%

Anunciante C

30

0

0

0%

0%

Anunciante D

10

0

0

0%

0%

 

Para melhorar a parcela de impressões na parte superior e na primeira posição da página de resultados de pesquisa, é possível:

  • melhorar a qualidade dos anúncios e a experiência na página de destino;
  • aumentar seu lance.

 

A Making pode ajudar

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