As empresas brasileiras estão se adaptando ao novo cenário de vendas e adotando o modelo de Inside Sales para otimizar seus processos.
O termo, apesar de ser bem disseminado, gera dúvidas. Se você já ouviu falar mas não sabe o que significa ou como a sua empresa pode se beneficiar, acompanhe o nosso conteúdo.
Inside sales significa vendas internas.
Podemos entender como vendas internas, um time de vendedores que ao invés de irem ao campo, estão na empresa, focados em prospectar novos clientes, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou qualquer outro canal de atendimento.
Os benefícios do Inside Sales
O Inside Sales é flexível, funciona e custa mais barato do que quando comparado a um processo comercial tradicional. E quando alinhado às estratégias de marketing, vende muito mais.
Além disso, você terá uma equipe de vendedores com mais tempo para prospectar novos clientes.
Com a prospecção de forma interna, não é necessário o deslocamento do vendedor até um cliente em potencial que pode, ou não, fechar a venda. Ou seja, você otimiza o tempo da sua equipe de vendas.
Por último, o Inside Sales aumenta a produtividade do seu time. Quando você elimina, por exemplo, o deslocamento dos vendedores, sua equipe passa a fazer muito mais vendas em pouco tempo com um investimento menor. O custo de aquisição do cliente diminui.
Se antes para uma venda ser concretizada precisava de um dia inteiro, com Inside Sales talvez essa venda aconteça em uma hora de reunião, pela internet.
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Como funciona na prática?
Na prática, implementar o Inside Sales pode ser um tanto desafiador no início. Como todo processo novo, é normal que sua equipe leve um certo tempo para se habituar com as novas etapas e ferramentas.
O Inside Sales é estratégico, e precisa de um preparo à altura.
Todas as etapas são feitas pela internet, então é importante que a sua empresa tenha estrutura, comportando bem as reuniões que precisam ser feitas, além de contar com um ambiente tranquilo e que tenha uma boa conexão de internet.
Além disso, o mercado conta com programas e softwares, como o CRM, que facilitam a comunicação e a organização das tarefas e do processo de vendas da sua equipe.
Ter uma boa estrutura é a primeira parte, depois é a parte mais estratégica.
Para montá-la, crie um processo comercial bem definido, como um funil mesmo, começando do primeiro contato, passando pela nutrição, follow-ups, negociação, fechamento da venda e até mesmo pós-venda.
Marketing digital e Inside Sales
Tudo que falamos até agora só reforça o quanto o marketing digital e Inside Sales funcionam bem juntos. Aliás, é impossível pensar em um sem pensar no outro quando estamos falando de um processo bem estruturado e estratégico de vendas.
Produção de conteúdo, por exemplo, é algo indispensável quando sabemos que o potencial cliente terá que passar pelo funil de vendas. Fazer com que ele vá até o fim depende muito da qualidade e da relevância desse conteúdo. Leia também 5 motivos para começar a produzir conteúdo hoje mesmo.
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Conclusão: Implementar Inside Sales é mais do que ter uma boa conexão de internet
O Inside Sales vai além de ter uma boa conexão de internet, organização de equipamentos, contratação de ferramentas e equipe de vendedores.
Para ter um processo comercial efetivo e lucrativo, é preciso estruturar da forma correta a sua equipe, o ambiente de trabalho e ter as estratégias de vendas alinhadas às de marketing.
Você já utiliza Inside Sales em seu negócio ou pensa em implementá-lo? Compartilhe com a gente sua experiência, deixando seu comentário!