O que é e-mail Marketing: entendendo as vantagens e os tipos de emails para o sucesso da sua estratégia

O que é e-mail Marketing: entendendo as vantagens e os tipos de e-mails para o sucesso da sua estratégia

O e-mail marketing é uma peça fundamental na estratégia de marketing digital. Ele é um canal direto de comunicação com o público.

Através do envio de e-mails é possível promover produtos ou serviços, construir relacionamentos e se comunicar com os seus clientes.

Ele pode ser uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos, pois é uma forma eficaz e econômica de alcançar um grande número de pessoas, com um retorno sobre o investimento (ROI) mais alto entre os canais de marketing.

Mas afinal, o que é e-mail marketing? 

É a ação de criar e enviar mensagens através de e-mail para uma lista de contatos, composta por clientes atuais e potenciais clientes, com o objetivo de aumentar o conhecimento da marca, estreitar o relacionamento, nutrir e gerar leads ou vendas.

5 Vantagens do e-mail marketing

Agora que você já sabe o que é e-mail marketing, vamos falar sobre os seus principais benefícios.

1. Segmentação e personalização de mensagens

Imagine uma loja de produtos para pets enviando e-mails com ofertas de produtos para gatos, no entanto, a maior parte do público são de clientes que possuem cães.

A segmentação de e-mails é uma estratégia importante para o sucesso do e-mail marketing, pois permite enviar conteúdos relevantes para diferentes grupos de destinatários, aumentando a eficácia das campanhas e a probabilidade de conversão. 

Enviar e-mails segmentados apresenta maiores taxas de engajamento, quando comparados aos genéricos. Além disso, o uso de ferramentas de automação de e-mail marketing pode ajudar a otimizar esse processo e melhorar a eficiência das campanhas e conversões.

Artigos Relacionados

2. Custo baixo e ROI alto

Em comparação com outras estratégias de marketing digital, o e-mail tem um custo relativamente menor e gera bons resultados.

Diferentemente dos anúncios, não há investimento para aparecer na caixa de e-mail do usuário. Além disso, o e-mail tem escalabilidade, ou seja, é possível enviar para dezenas ou milhares de pessoas sem aumento de custo.

3. Mantém o público engajado

O e-mail marketing é um dos únicos canais que o público se inscreve para receber as informações de uma empresa. 

Devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e também às estratégias, as empresas só enviam conteúdos para aqueles que aceitam recebê-las. Isso resulta em uma taxa de engajamento e conversão alta, pois a marca fala apenas com aqueles que têm interesse no seu produto ou serviço.

Para que haja uma alta taxa de clique é preciso focar em conteúdos relevantes para os seus clientes e prospects. Além disso, ter um design atrativo e fácil de ler, ajuda também a manter o interesse.

Como falado anteriormente, as ferramentas e automação ajudam nesse processo de relacionamento, através de envio de mensagens automatizadas, como boas-vindas, aniversários, pesquisa de satisfação ou, até mesmo, de carrinho de compras abandonado.

4. Facilidade de mensuração de resultados

As ferramentas de disparo de e-mails proporcionam os dados de cada e-mail, de forma simples e de fácil entendimento. Dessa maneira, é possível medir o desempenho das campanhas através de métricas como abertura, cliques, conversão e taxa de rejeição.

Através das análises desses dados, você pode identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Facilidade de mensuração de resultados - O que é e-mail Marketing: entendendo as vantagens e os tipos de emails para o sucesso da sua estratégia
Fonte: RD Station

5. E-mail é um canal próprio

Um dos motivos para utilizar o e-mail na sua estratégia de marketing digital é que ele é um canal próprio, ou seja, não existe interferência externa, como algoritmos de redes sociais, para definir o alcance do seu conteúdo.

Por isso, o uso dessa ferramenta é totalmente previsível, já que é possível segmentar e definir quem irá receber, quando e qual o tipo de conteúdo. Daí a importância de construir uma lista de contatos robusta.

Tipos de e-mail marketing

Você já sabe o que é e-mail marketing e agora vamos relacionar quais são os tipos que você pode incluir nas suas estratégias. 

Existem diversos formatos, como e-mails com foco em ofertas de produtos ou serviços, pós-vendas, atualizações de conteúdo no blog, avisos, entre outros. Eles devem ser usados de acordo com o objetivo definido previamente.

Leia também 6 benefícios no uso de blogs em suas estratégias de Marketing Digital.

Promocionais

Os e-mails promocionais são os mais usados. O formato tem como objetivo a conversão.
Ele pode ter a intenção de venda de produtos e serviços, com uma abordagem mais comercial e links diretos para a página de compra ou de ofertar produtos digitais como materiais ricos, por exemplo.

O segredo nesse tipo de e-mail é a segmentação. Ou seja, oferecer conteúdo de interesse para cada público específico. Tendo, dessa forma, mais resultado.

Comemorativos

E-mails de felicitações em datas comemorativas, como aniversários, Dia das Mães, Dia dos Pais e Black Friday, por exemplo, são uma ótima estratégia para engajar seus clientes e potenciais.

Além de marcar presença na data, você pode oferecer cupons de descontos, com a finalidade de presentear o usuário e também, obter uma venda. 

Newsletters

A newsletter é o envio periódico de conteúdos produzidos pela a sua empresa e tem como objetivo manter o seu lead informado sobre novidades sobre a sua marca ou área de atuação.

O foco é nutrir o relacionamento com os clientes e prospects, com regularidade de envios, a fim de criar uma aproximação com a marca e manter a sua base bem informada.

Esse é o formato mais tradicional de e-mail marketing e se a sua empresa possui um blog, esta é uma ótima forma de disseminar e aumentar o alcance dos seus artigos e materiais ricos.

Tipos de e-mails: Promocional, Comemorativo e Newsletter - O que é e-mail Marketing: entendendo as vantagens e os tipos de emails para o sucesso da sua estratégia
Tipos de e-mails: Promocional, Comemorativo e Newsletter

Transacionais

O e-mail marketing tem um papel primordial na comunicação das empresas de ecommerce.

Através de e-mails transacionais, as lojas virtuais se comunicam com os usuários que recebem notificações de pedidos, atualização de cadastro, abandono de carrinho, entre outros.

O foco é informar o usuário de forma simples, porém com os objetivos de manter o relacionamento, engajar e aumentar a taxa de conversão. Para isso, você pode também enviar ofertas promocionais, sugerir produtos e avisar as novidades do e-commerce.

Pesquisas 

Este tipo de e-mail é valioso e possibilita que você conheça melhor seus contatos,  saiba a aceitação do seu produto no mercado e o quão satisfeitos os seus leads estão com os serviços prestados por sua empresa. 

É uma excelente forma de colher dados, entender o seu mercado, a sua persona e também, fazer um pós-venda.

Automação de marketing e fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição é uma série de e-mails que são disparados automaticamente, através de uma automação de marketing, a fim de nutrir e evoluir aquele lead através do funil de vendas.

Através da interação que o usuário tem com a empresa, o relacionamento é personalizado. Por exemplo, um lead faz download de um e-book sobre determinado assunto, ele receberá da empresa, através de e-mails, conteúdos relacionados ao interesse dele.

O intuito é educar o lead sobre a sua solução, para aumentar a chance dele consumir o seu produto. Para isso, é preciso nutrir o usuário com informações para conduzi-lo pela jornada de compra, através do funil de vendas, transformá-lo em uma oportunidade e, posteriormente, em um cliente.

E-mails Transacional, Pesquisa e Automação - O que é e-mail Marketing: entendendo as vantagens e os tipos de emails para o sucesso da sua estratégia
Tipos de e-mails: Transacional, Pesquisa e Automação

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre o que é e-mail marketing? Faça uma pergunta ou deixe seu comentário. Nós podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima