Por que você deve anunciar em Links Patrocinados?

Você está insatisfeito com os resultados que vem alcançando com suas campanhas de Marketing Digital e acredita que o retorno está longe do esperado? Será que investir em links patrocinados do Google pode trazer resultados melhores ao seu negócio?
Antes de mais nada, essa é uma pergunta bem comum e a resposta na maioria das vezes será sim, você vai conseguir ótimos resultados com os links patrocinados do Google Ads.

Neste artigo vou explorar diversos fatores importantes que devem ser considerados para aqueles que desejam investir em links patrocinados do Google e entender que sim, vale à pena! Mas antes de sair criando uma campanha, deixe claro quais serão seus objetivos.

 

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O que são Links Patrocinados?

Podemos definir links patrocinados como sendo quaisquer link pago (anúncios) para divulgar uma marca, negócio, produto ou serviço na internet; mas nosso foco, neste artigo, serão aqueles anúncios de texto simples que aparecem nos resultados do mecanismo de busca, os links patrocinados do Google, o famoso Google Ads, antes conhecido por Google Adwords.

Atualmente esses anúncios são veiculados no topo dos resultados da busca, acompanhados da demarcação “anúncio”.

Imagem da SERP do Google exemplificando os anúncios na rede de pesquisa.
Imagem da SERP do Google exemplificando os anúncios na rede de pesquisa.

 

Para que servem os Links Patrocinados do Google?

Diferente do que boa parte das pessoas pensa, não só de anúncios em formato de texto, para exibição na rede de pesquisa do Google são compostas as campanhas de links patrocinados do Google. Existem diversos tipos de campanhas possíveis para serem criadas e cada tipo de campanha tem sua respectiva serventia.

Para organizar melhor para que servem os links patrocinados do Google, podemos separar as campanhas por tipos de metas a serem alcançadas, dessa forma, as principais metas dos anúncios de links patrocinados são:

Meta focada em vendas

  • Objetivos: serve para gerar vendas on-line, em aplicativos, por telefone ou na loja.
  • Tipos de campanhas possíveis: rede de pesquisa, rede de display, shopping e campanhas de vídeo.

Meta focada na obtenção de leads

  • Objetivos: serve para incentivar clientes a realizar ações para gerar leads e outras conversões.
  • Tipos de campanhas possíveis: rede de pesquisa, rede de display, shopping e campanhas de vídeo.

Meta focada em tráfego qualificado

  • Objetivos: serve para fazer com que as pessoas certas acessem seu site.
  • Tipos de campanhas possíveis: rede de pesquisa, rede de display, shopping e campanhas de vídeo.

Meta focada em consideração de produto, serviço e marca

  • Objetivos: serve para incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços.
  • Tipos de campanhas possíveis: rede de display e campanhas de vídeo.

Meta focada em alcance e reconhecimento da marca

  • Objetivos: serve para alcançar um público-alvo amplo e promover reconhecimento.
  • Tipos de campanhas possíveis: rede de display e campanhas de vídeo.

Meta focada em promoção de app

  • Objetivos: serve para gerar mais instalações e interações para seu aplicativo.
  • Tipos de campanhas possíveis: campanhas de app.

 

Defina uma meta clara para ações de Links Patrocinados no Google Ads
Defina uma meta clara para ações de Links Patrocinados no Google Ads

 

 

Vantagens em anunciar nos Links Patrocinados do Google Ads

Existem inúmeras vantagens ao anunciar nos links patrocinados do Google Ads, em suma, aquelas que eu daria maior destaque, estão relacionadas a:

Resultados imediatos

Obtenção de resultados imediatos através dos anúncios, em se tratando de anúncios focados nas pesquisas, as pessoas irão buscar por seu negócio, produto ou marca, dessa forma, não é seu negócio que vai atrás do cliente, é o cliente que chega ao seu negócio através das buscas

Mensurar e otimizar

Podemos destacar também o fato de mensurar os resultados das ações, o que acaba refletindo na criação de anúncios com possibilidade de gerar melhores resultados com marketing de busca, pois ao anunciar você terá acesso a inúmeros indicadores de performance que lhe indicarão claramente os erros e acertos, podendo otimizar com muita facilidade suas campanhas.

Mais vantagens dos Links Patrocinados

Além de ser encontrado com facilidade e poder mensurar os resultados, as campanhas são altamente segmentadas e possibilitam que negócios de todo porte possam anunciar, pois não existem investimentos mínimos exigidos.

Criei uma lista com as 16 principais vantagens ao fazer anúncios de links patrocinados do Google Ads, confira!

 

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Opções de anúncios de Links Patrocinados do Google

Na plataforma do Google Ads, é o anunciante quem define o tipo de anúncio e onde deseja que ele seja veiculado, dessa forma ele pode elaborar anúncios de texto para serem exibidos nos resultados dos mecanismos de pesquisa, em outros sites e blogs pela Rede de Display e também em outros canais, como por exemplo o Gmail, Shopping e YouTube. Confira abaixo alguns detalhes sobre eles:

Anúncios na Rede de Pesquisa do Google

Os anúncios na rede de pesquisa do Google são veiculados nos resultados de busca, quando o usuário faz uma pesquisa por determinados termos e palavras-chave. Esses anúncios são destacados no início e no final da página de pesquisa, acompanhados com a tag “anúncio”. O principal objetivo, ao usar os anúncios da rede de pesquisa do Google, é atender a demandas de pessoas que buscam por soluções específicas, e o anunciante paga sempre que o anúncio receber um clique.

Exemplo de anúncios na Rede de Pesquisa do Google
Exemplo de anúncios na Rede de Pesquisa do Google

 

Anúncios na Rede de display em sites parceiros, de notícias e blogs

Os anúncios veiculados na rede de display do Google são exibidos em um enorme conjunto de sites de notícias, blogs, aplicativos para dispositivos móveis e conteúdo em vídeo. Esses espaços estão disponíveis em diversos formatos, como banner (anúncios gráficos), texto e Gmail.

Exemplo de anúncios na Rede de Display do Google
Exemplo de anúncios na Rede de Display do Google

 

Anúncios na Plataforma do Gmail

Os anúncios veiculados no Gmail são interativos, aparecem na parte superior das guias da Caixa de entrada e são muito semelhantes a um e-mail, porém, demarcados pela tag “anúncio” e alguns deles são expansíveis. Os anúncios do Gmail ajudam você a se conectar com os clientes em potencial de maneira mais pessoal.

Exemplo de anúncios do Google Ads na plataforma do Gmail
Exemplo de anúncios do Google Ads na plataforma do Gmail

 

Anúncios no YouTube

Para os anúncios veiculados no YouTube via Google Ads, é possível explorar diversos formatos em vídeo com objetivo de envolver pessoas de diferentes maneiras no YouTube e em sites parceiros de vídeo. Os formatos disponíveis incluem: anúncios in-stream puláveis e não puláveis, vídeo discovery, out-stream e bumper.

Exemplo de anúncios do Google Ads no YouTube
Exemplo de anúncios do Google Ads no YouTube

 

Anúncios no Google Shopping

São anúncios de produtos, especificamente para empresas que vendem seus produtos no segmento de comércio eletrônico; são exibidos nos resultados de busca da seção Shopping da página de pesquisa do Google, normalmente com imagem, link do produto, preço e nome do vendedor.

Exemplo de anúncios do Google Shopping
Exemplo de anúncios do Google Shopping

 

Anúncios para apps (aplicativos)

Nos anúncios para apps é possível impulsionar a instalação de aplicativos das redes do Google. É necessário apenas fornecer um texto, lance inicial e orçamento (além de informar os idiomas e locais dos seus anúncios) e os sistemas do Google testarão combinações diferentes e exibirão com mais frequência os anúncios que apresentarem melhor desempenho; são exibidos na rede de pesquisa do Google, no Google Play, na rede de Display, no YouTube, Gmail e outros aplicativos.

Exemplo de anúncios de apps no Google Ads
Exemplo de anúncios de apps no Google Ads

 

Quanto custa e como investir em Links Patrocinados do Google?

É você quem define quanto quer investir no Google Ads, mas é importante levar em consideração que muitos negócios (palavras-chave) são altamente competitivos, principalmente dependendo da região geográfica e horário onde são anunciados, por isso, são diversos os fatores que devem ser levados em consideração na hora de definir seus lances e o quanto deseja investir em suas campanhas de links patrocinados, mas o mais importante é entender o quanto você deseja ter de retorno, ou seja, não considere como um custo, mas como investimento.

Minha recomendação é que primeiro você defina um investimento mensal e fracione-o pelos dias em que irá anunciar e, por ser um tipo de ação fácil de escalonar, você pode iniciar com um investimento mais baixo e ir ampliando conforme for obtendo retorno para seu negócio.

Digamos que seu negócio ofereça 10 diferentes serviços, comece divulgando apenas três serviços e conforme os resultados forem aparecendo, você vai adicionando mais, dessa forma, os riscos serão reduzidos.

Se o seu receio era o de gastar demais, acredito que você deva considerar o uso dos links patrocinados nas ações de divulgação de seu negócio.

 

O Google Ads oferece três formas de precificação:

CPC

Precificação de custo por clique: O CPC é a maneira mais comum de precificação usada no Google Ads e seu funcionamento é de acordo com a própria nomenclatura, ou seja, o anunciante paga por cada clique feito no anúncio. O valor do clique é pré-determinado e descontado de seu orçamento.

 

CPM

Precificação de custo por mil impressões: No CPM, o anunciante paga quando o anúncio atinge mil impressões (impressão no sentido de visualização/exibição do anúncio). É usado na rede de Display do Google e o principal objetivo do anunciante, ao usar uma estratégia de CPM, é quando ele deseja um alto volume de impressões, sem necessariamente ter o anúncio clicado. Normalmente usa-se uma estratégia de CPM para campanhas de branding com foco em aumentar a visibilidade de sua marca, negócio ou produto.

 

CPA

Precificação de custo por aquisição: No CPA, paga-se pelo objetivo proposto na campanha, seja ele uma venda, um lead, entre outros definidos pelo anunciante, apenas quando acontecer a conversão. Muitas vezes é a forma de precificação que mais demanda investimento, mas também pode ser a mais rentável, ou seja, que resulta nos melhores resultados. Minha recomendação é que se use uma estratégia de lance de CPA em campanhas mais “maduras”, que já contam com um histórico de conversões.

 

Mensure os resultados de suas campanhas de links patrocinados

A possibilidade de mensurar os resultados e entender se os anúncios estão atendendo às expectativas é outra vantagem das campanhas de links patrocinados do Google, por isso é importante guiar-se por suas métricas e análises para as tomadas de decisão.

Ao criar anúncios de links patrocinados com a ferramenta Google Ads, o anunciante terá acesso a vários dados e indicadores de desempenho de suas campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave e poderão acompanhar os resultados alcançados, essenciais para a saúde do negócio. Com tais informações será possível entender se a palavra-chave comprada tem um bom índice de qualidade, comparada ao anúncio e à página a qual se destina, se os anúncios estão gerando os resultados desejados e se precisam de ajustes, quais as cidades com melhor taxa de conversão, os melhores horários para anunciar, entre tantos outros indicadores importantes e disponíveis para serem acompanhados.

 

Afinal, por que investir em Links Patrocinados do Google?

Investir em links patrocinados irá destacar seu negócio.

Você deve investir em links patrocinados para gerar mais tráfego qualificado ao seu negócio on-line e, consequentemente, gerar mais negócios. Além disso, grande parte de seu público está nos buscadores, procurando soluções para resolver problemas e, com certeza, o seu produto ou serviço é a solução para o problema desses consumidores.

Provavelmente seu concorrente já está sendo encontrado nas buscas do Google; e seu negócio, está?

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Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

1 Comentário
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Gabriela Silva
4 anos atrás

Muito bom!

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