Protocolo de Segurança HTTPS: Evite o aviso de que seu site é inseguro

A partir do dia 24 de julho de 2018, com a nova atualização do Google, entra em vigor o aviso de que a página acessada não está segura nos sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS. Entenda melhor o que isso tudo significa!

Uma pesquisa realizada pela F-Secure apontou que os brasileiros estão entre os usuários mais preocupados com a segurança e privacidade online. No entanto, até então, pensava-se que os certificados de segurança tinham utilidade apenas para lojas virtuais e sites que realizavam algum tipo de transferência ou troca de informações sigilosas.

 

A atualização do Google Chrome

Atualmente, só no Brasil, o Google é o preferido por 75% das pessoas que utilizam o browser para navegar na internet e, como acredita que todo e qualquer ambiente na web deve ser seguro e confiável, investiu em algumas atualizações.

Para diferenciar quando o usuário estava ou não em um ambiente seguro, no início de 2017, a primeira atualização do Chrome passou a informar se os sites usavam o protocolo de segurança HTTPS ou não. Essas informações eram destacadas com o uso cores e um texto na barra de endereço.

Devido a essa ação, o uso do HTTPS aumentou consideravelmente, levando a uma nova atualização na qual somente as páginas que não tiverem o protocolo serão sinalizadas. Desta forma, todos os sites em HTTP terão o aviso de “Não Seguro”.

Só no Brasil, o Google é o preferido por 75% das pessoas que utilizam o browser para navegar na internet.

Google - Evite o aviso de que seu site é inseguro
Só no Brasil, o Google é o preferido por 75% das pessoas que utilizam o browser para navegar na internet.

 

A importância do site com HTTPS

Imagine que usuários procurem pelo seu site e, ao acessá-lo, sejam avisados de que ele não é seguro. Existe o risco de perder visitas e, consequentemente, diminuir a possibilidade de novos negócios, devido ao aviso.

Numa tradução literal, HTTPS é o Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Trata-se de um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão navegando em um site seguro. Isso revela que foi instalado um Certificado SSL e o site possui proteção extra.

 

O Certificado SSL

SSL significa Secure Socket Layer, e é um protocolo de segurança de padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet, que criptografa todos os dados enviados para o site antes de deixar o computador do usuário, garantindo que terceiros não autorizados não tenham acesso à informações, o que permite um tráfego mais seguro entre o servidor e o visitante do site.

O Certificado SSL passou a ser uma exigência do mercado pois garante mais segurança para os dados que circulam na web, contribuindo para mostrar mais credibilidade e integridade nas informações.

 

Etapas da mudança

A atualização do Google Chrome ocorreu em duas etapas. Antes, em sites com SSL, o Chrome assinalava a informação de segurança apenas com o ícone de cadeado na barra de navegação:

HTTPS-2017-Protocolo de segurança HTTPS

Depois da atualização de 2017, as páginas com Certificado SSL passaram a conter também a palavra “Seguro” junto ao ícone de cadeado:

HTTPS-2017-seguro- Protocolo de segurança HTTPS

Já em sites sem SSL, antes, no navegador havia apenas um indicador com a letra “i” dentro de um círculo antes da URL do site. E só era possível ter acesso à informação de que o site não era seguro ao clicar nesse ícone. Com a mudança de 2017, foi adicionada a informação de “Não seguro” junto ao ícone.

A partir de 24 de julho de 2018, a notificação terá um destaque maior, em vermelho, para que não passe despercebido que o usuário está navegando em um site inseguro.

 

A implementação

Segundo o Google, tudo está sendo modificado de forma gradual, começando pelos sites que coletam senhas e número de cartão de crédito e, posteriormente, os sites que não utilizam o HTTPS.

 

Como tornar seu site seguro

Para que seu site não apareça com o aviso de que é inseguro, ele precisará ter o protocolo HTTPS e, para isso, será necessário fazer a instalação do Certificado SSL. A instalação é feita diretamente com o fornecedor de hospedagem.

Quer saber mais sobre o protocolo HTTPS e certificado SSL ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário. Nossa equipe está preparada para ajudá-lo a escolher a melhor opção para o seu domínio!

Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio
3 anos atrás

Gustavo, bom dia. Li e achei interessante a matéria que pode oferecer mais tranquilidade aos visitantes de nosso site.
Obrigado.

Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.