Será que realmente meu comércio precisa de um site?

Numa época em que o Facebook é considerado a internet por mais da metade dos brasileiros (55% dos brasileiros acham que o Facebook é a internet, segundo pesquisa divulgada como parte do relatório “Internet Health Report v0.1”, da Mozilla), será que todo negócio precisa de um site?

Sim, precisa! Listo abaixo, 5 motivos que justificam isso:

1-Dependência de outro canal
Existem muitas vantagens quando se tem um site próprio, a primeira delas é a de não ficar dependente de outros canais. Quando o Orkut encerrou suas atividades, diversos negócios que dependiam dele também tiveram grandes prejuízos e muitos deles até acabaram.

2-Ser encontrado
Com um site próprio você terá controle sobre tudo o que deseja ser encontrado e poderá concentrar esforços nas principais páginas, afinal, 55% das origens de acesso dos sites brasileiros vêm de buscadores e 41% das vendas online são geradas a partir dos resultados de busca e, com um site próprio, você vai tirar proveito disso.

3-Gerar credibilidade, confiança e autoridade
Ter um site próprio, ajudará na credibilidade de seu negócio, gerará possibilidade de conhecê-lo, saber mais sobre seus produtos, quem são seus clientes e, com conteúdo relevante, você conseguirá provar aos futuros clientes que domina o assunto e tem capacidade de ser a solução para as dores (problemas) que ele enfrenta, possibilitando a consideração, avaliação e a tomada de decisão.

4-Gerar leads e/ou vendas
Lead é um cliente potencial. Por exemplo, o visitante do site que se interessou por algo e preencheu um formulário com seus dados, para receber uma oferta, um orçamento, assinar uma newsletter, entre outros, é um lead, ou seja, com esses dados, você tem um contato que potencialmente se tornará um cliente. Além de leads, gerar vendas é uma das possibilidades que seu negócio ganha ao ter um site, neste caso, um comércio eletrônico.

5-Baixo custo e mensuração
Custo zero é possível? Ter um site não significa altos custos de investimento, inclusive, é possível criar sites sem custo algum, através de ferramentas disponíveis na internet. Essas ferramentas têm suas limitações, mas isso não é impeditivo para que você inicie seus negócios por elas. A mensuração é uma parte extremamente útil quando se tem um site, pois é possível mensurar praticamente tudo, ter a certeza se seus investimentos em Marketing Digital estão valendo a pena. É possível mensurar desde o perfil demográfico dos usuários, até a palavra-chave e o canal de origem de tráfego que gerou mais negócios e os que geraram menos negócios, para que você possa escolher aqueles que retornam mais resultados e dispensar aqueles que só trazem gastos.

Conclusão:
Ter seu próprio site é parte fundamental de um negócio. É a primeira etapa de uma boa estratégia de Marketing Digital focada em resultados. É a independência de outros canais, é ser encontrado nos buscadores, principalmente no Google, é a possibilidade de aumentar sua credibilidade, gerar confiança e autoridade relacionando-se com sua audiência, fazendo novos contatos, oportunidades e vendas.

Se seu comércio, empresa ou negócio ainda não conta com um site, comece ainda hoje a planejar a criação dele e boa sorte!

 

Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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