Tipos de anúncios do Google Ads
Conheça os tipos de anúncios do Google Ads.
É de fundamental importância para qualquer empresa ter seu site com visibilidade em grandes buscadores, a fim de aumentar seu retorno e suas conversões. Atualmente, o Google é o mais poderoso dos buscadores na internet. Desta forma, os anúncios no Google Ads – plataforma de publicidade do Google – podem fazer uma marca ou site atingir um número ainda maior de usuários.
O Google sempre relaciona qualquer conteúdo buscado diretamente a alguma palavra-chave. A plataforma seleciona informações e redireciona os usuários nas pesquisas para os resultados mais condizentes com o que eles estão buscando, sejam resultados orgânicos (gratuitos) ou pagos (Ads), usando essas palavras-chave.
Tipos de anúncios do Google Ads
A publicidade do Google oferece diferentes tipos de anúncios, a saber:
1. Anúncios na Rede de Pesquisa
São veiculados nos resultados de busca, quando o usuário faz uma pesquisa por determinados termos e palavras-chave. Esses anúncios são destacados no início e no fim da página de pesquisa, acompanhados com a tag “anúncio”.
Seu principal objetivo é atender a intenção de busca das pessoas por informações específicas, e o anunciante paga sempre que o anúncio receber um clique.
2. Anúncios no Google Shopping
Ideais para quem tem loja virtual e quer divulgar seus produtos, esses anúncios aparecem em uma barra no início da busca, onde produtos semelhantes são exibidos para quem realiza a pesquisa. Eles contêm foto do produto, nome da loja e outras informações importantes.
Além do guia “shopping” na pesquisa do Google, os anúncios também podem aparecer na lateral dos resultados da busca, no Google Imagens, em sites de parceiros e na rede de display.
Para anunciar no Google Shopping, além de ter uma conta no Google Ads, é necessário cadastrar os produtos no Merchant Center.
3. Anúncios na Rede de Display
São exibidos em sites de notícias, blogs, aplicativos para dispositivos móveis e conteúdo em vídeo. Esses espaços estão disponíveis em diversos formatos, como banner (anúncios gráficos), texto e Gmail.
4. Anúncios de Remarketing
São os anúncios veiculados devido a uma visita anterior em algum site. Fazem parte da estratégia de Remarketing anúncios para reconhecimento de marca, compras não concluídas e acessos com conversões não realizadas, entre outras. São ideais para fazer com que o usuário não esqueça o produto que pesquisou ou site que visitou.
Com o Remarketing, os anúncios aparecem em outros sites parceiros pela rede de display, por meio de um cookie armazenado no computador após a visita ao site do anúncio.
5. Anúncios na Plataforma do Gmail
Semelhantes a um e-mail, eles aparecem na parte superior das guias da Caixa de Entrada. No entanto, são demarcados pela tag ‘anúncio’ e, adicionalmente, alguns deles são expansíveis.
6. Anúncios no YouTube
Ao anunciar no YouTube via Google Ads, é possível explorar diversos formatos em vídeo, com objetivo de envolver pessoas de diferentes maneiras e em sites parceiros de vídeo. São eles:
Anúncios TrueView discovery
Assim como uma pesquisa no Google, também funcionam através das palavras-chave da busca. Aparecem tanto como sugestão de vídeo em uma pesquisa no YouTube como na lateral dos vídeos relacionados.
Anúncios TrueView in-stream
São os anúncios mostrados no início, meio ou fim dos vídeos no YouTube e em sites e aplicativos parceiros de vídeo do Google. O espectador pode pular esses anúncios após cinco segundos de exibição. Além disso, existem anúncios não puláveis, nos quais o espectador é obrigado a ver o conteúdo inteiro para continuar a assistir ao vídeo escolhido.
Anúncios de vídeo bumper
São exibidos antes, no meio ou após o vídeo e não podem ser pulados pelo espectador. Têm duração máxima de seis segundos.
Anúncios out-stream
São anúncios veiculados apenas em dispositivos móveis e em sites e aplicativos do Google, não no YouTube. Começam a exibição sem som e, para ativar o volume, o espectador deve tocar nele.
7. Anúncios para apps
São exibidos para toda a rede de pesquisa, YouTube, Google Play, Discover e outros apps e têm o intuito de gerar downloads de aplicativos. São a estratégia ideal para negócios que possuem aplicativos e que desejam estar em mais dispositivos móveis.
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Como fazer os anúncios do Google Ads
Em primeiro lugar, é necessário ter conhecimento suficiente para organizar o orçamento de modo a ficar dentro da realidade da sua marca. Mesmo sabendo que as campanhas de anúncios do Google Ads não possuem valor mínimo, de nada adianta reservar um orçamento baixo e escolher palavras-chave de valores altos ou abrangências geográficas muito grandes.
Se a palavra-chave ‘óculos de grau’ custa R$1,00 por clique, o anunciante que deseja utilizá-la deve considerar que se ele reservar um orçamento de R$20,00 diários, o número de usuários que seu anúncio alcançará dependerá desse valor. Assim, ao atingir o vigésimo usuário, o anúncio desaparece (para respeitar o limite do orçamento definido) e só será reativado no dia seguinte.
No entanto, nem só de orçamentos e custos vive uma boa campanha. Também é imprescindível estar atento ao quesito qualidade. Campanhas com conteúdos mal definidos ou sem grande relevância correm o risco de perder bastante ranqueamento, além de dificultar a segmentação e o redirecionamento ao site.
Atente-se a alguns detalhes para não errar
Quando se trata de estratégias de marketing digital, alguns dos maiores erros nos anúncios do Google Ads estão ligados à escolha adequada das palavras-chave, ao local definido para veiculação do anúncio e até mesmo à segmentação do público.
Palavras-chaves
Não basta escolher as palavras-chave mais baratas ou mais relevantes e mais buscadas. O que está em jogo aqui é a relação que esses termos escolhidos possuem com o produto ou serviço que será oferecido aos clientes.
Sem pensar e equilibrar adequadamente essa inter-relação, corre-se o risco de escolher palavras-chave aleatoriamente, e não obter os resultados de conversão esperados.
Localização
Quanto ao local de veiculação, o erro mais básico e mais comum é o de optar por não definir uma localização. Se a sua empresa fornece serviços ou atendimento específico para uma cidade ou região, é importante direcionar sua publicidade para esses locais, para que seu anúncio esteja visível para as pessoas que podem se tornar clientes em potencial.
Segmentação
E por falar em cliente em potencial, um dos maiores erros de uma empresa é acreditar que vai agradar a todos. Quando você não define um público-alvo específico, impede a segmentação e torna o anúncio excessivamente generalizado, como se estivesse sendo pulverizado e diluído na rede, sem atingir pessoas relevantes.
Como gerenciar os anúncios do Google Ads
Gerenciar uma campanha de marketing envolve conhecimento técnico, demanda bastante tempo e muita dedicação. É preciso levar em conta que, via de regra, quem está à frente de um negócio deve focar no gerenciamento de estratégias que visem o correto andamento da empresa, e pode ser que, com essa demanda toda, não se tenha disponível o tempo necessário ao gerenciamento dos Google Ads.
Com base nisso, é altamente arriscado que uma única pessoa possa desempenhar ambas as funções de maneira satisfatória. A opção mais recomendada, nesse caso, é a contratação de uma agência especializada no assunto. Isso garantirá os resultados da campanha e, ao mesmo tempo, permitirá que os empreendedores tenham tempo disponível para o que for necessário. Isto inclui a gestão estratégica da equipe e todas as outras tarefas necessárias para que a empresa alcance o sucesso desejado.
Uma agência especializada pode ajudar
Como já vimos, dado o volume de informações a respeito de como fazer campanhas pela internet, a maioria dos empreendedores acaba acreditando que pode gerenciar tudo – campanhas de marketing e a empresa em si – sozinho. Ledo engano.
O que mais se percebe é que a falta de tempo – ou mesmo da qualificação necessária – para atuar nessas duas frentes é flagrante. Tendo em consideração que as estratégias de marketing demandam um desgaste desnecessário de pessoal e de tempo, quando se terceiriza essa parte, os benefícios logo se revelam.
Uma vez que um dos papéis do Google é avaliar a qualidade e a relevância dos conteúdos e produtos oferecidos pelos sites, uma agência especializada pode oferecer maior autoridade e um posicionamento de mais destaque, por entender melhor sobre os aspectos que o Google considera em seu Quality Score (a maneira como o Google mensura a relevância das campanhas veiculadas).
O custo por clique é inversamente proporcional ao nível de relevância. Quando você melhora a classificação de suas landing pages e anúncios, você automaticamente maximiza o alcance de clientes. Tendo como resultado quality score maior, teremos o CPC reduzido e, consequentemente, o retorno sobre o investimento melhor.
A agência ideal
Escolher contratar uma agência requer tomar precauções para evitar uma escolha infrutífera. Portanto, é importante evitar escolher profissionais que realizem o trabalho de maneira negligente ou displicente.
Assim, é fundamental levar em consideração que a agência ideal precisa preencher alguns quesitos, tais como:
- possuir especialização em links patrocinados e profissionais certificados – Selo Google Partner;
- reportar à empresa os resultados da estratégia empregada;
- ter à disposição uma equipe de profissionais especialistas.
Além disso, é importante verificar se a agência atende e entende os seus objetivos e metas, e se essa escolha representa realmente uma boa alternativa para ambas as partes.
Parcerias como essas precisam ser, além de coerentes, vantajosas. Portanto, ao analisar todos esses pontos importantes e verificar se a agência escolhida oferece um serviço de anúncios no Google que traz reais possibilidades de expansão de alcance do seu negócio, e, consequentemente, se sentir confortável e confiante para contratar essa agência com sua referida equipe, então confie a ela o trabalho.