6 motivos para utilizar o Google Ads e tê-lo como aliado

A plataforma de anúncios Google Ads, antigo Google Adwords, cresceu e evoluiu nos últimos tempos, tornando-se uma ferramenta de divulgação indispensável para empresas que desejam conquistar destaque no mundo online.

Ela permite criar anúncios na página de pesquisa do Google, anúncios gráficos na rede de display e em ambientes como o YouTube, Gmail e Play Store, que são exibidos para as pessoas certas, no lugar certo – já que possibilita a segmentação por meio de palavras-chave, local do anúncio, idade, local (físico), idioma, dias, horários, frequência e tipos de dispositivos. 

Se mesmo assim, ainda houver quem não se sinta seguro o bastante para aderir ao Google Ads, seguem mais algumas razões pelas quais essa plataforma merece ser considerada efetivamente como uma grande aliada.

 

1. Efeitos quase imediatos

Oferecer conteúdo é prata, mas tê-lo nas mãos é ouro! Conteúdos de qualidade e otimizados por estratégias de SEO são muito bons, mas normalmente os resultados desejados podem levar vários meses para serem atingidos pela busca orgânica. Sabendo que a maior parte das empresas precisa alcançar clientes de forma mais rápida que isso e não pode se dar ao luxo de receber tão poucas visitas em seus sites, depender exclusivamente desse tráfego seria péssimo.

Este talvez seja um dos mais óbvios motivos para utilizar o Google Ads e investir em links pagos. Ao configurar uma campanha na plataforma, já é possível começar a captar novos visitantes qualificados quase que imediatamente para suas páginas, o que possibilitará que a empresa consiga dar conta de investir em outras atividades como blog, SEO e mídias sociais de forma adequada e sem desespero. Estas, vale ressaltar, são fundamentais para o sucesso e estabilidade do negócio no longo prazo.

 

2. Efetividade na escolha das melhores palavras-chave

Se o objetivo for gerar vendas ou chegar bem próximo de gerar negócios (por exemplo: pedidos de orçamento, agendamentos de consultas, etc), é importante que os anúncios no Google Ads estejam voltados à conversão, gerando leads ou vendas diretamente.

Cabe lembrar que nem sempre uma palavra muito buscada no Google significa interesse real em determinado produto ou serviço. Será necessário avaliar quais os termos com relevância eficaz para o negócio, que levem ao aumento de acessos e vendas, já nos primeiros momentos de veiculação da campanha.

Assim, será possível testar a taxa de conversão das palavras-chave mais relevantes para o seu empreendimento e selecionar as que são mais úteis para gerar captações maiores de leads ou vendas, além, obviamente, de já iniciar obtendo resultados e benefícios imediatos.

 

3. Aprimoramento de landing pages e fluxo de conversão

Obter as primeiras posições nos resultados do Google não é algo que se conquiste facilmente. Será necessário investir em planejamento e experimentação, além de trabalhar com boas ferramentas de construção e otimização de landing pages.

Além dos recursos do Google Ads, essas etapas precisam incluir a criação de testes de variáveis, avaliando os impactos de mudanças nos títulos, ofertas, benefícios ou formatos de página e/ ou campanha, entre outros. Deve-se ainda analisar sob esse mesmo prisma o próprio fluxo de conversão, verificando quais as melhores alternativas para cada usuário, tendo como base as palavras-chave utilizadas, e refletindo, por exemplo, se o ideal é conduzir o cliente em potencial à página do produto, a um post que aborde o assunto ou a uma landing page com um conteúdo rico a respeito. Leia também O que é Jornada de Compra, como funciona e ajuda vender mais.

 

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4. Avaliação de conversão dos termos “not provided”

Desde 2011, o Google passou a ocultar alguns tipos de dados.  Os dados “not provided” – ou “não fornecidos” – foram uma forma de impedir o acesso às palavras-chave buscadas por usuários conectados em contas Google. Na prática, um tipo de segurança para os usuários, que os blinda de figurarem em relatórios como o do Google Analytics.

O problema para os anunciantes é que esses dados protegidos têm aumentado consideravelmente – chegando a cerca de 20% das buscas orgânicas – o que dificulta um melhor direcionamento das palavras-chave nesses formatos de busca e faz com que seja necessário se pautar nos relatórios de buscas pagas, a fim de poder estimar os resultados obtidos e a taxa de conversão de cada uma das palavras-chave escolhidas.

 

5. Revelação de novas palavras-chave

Nem sempre as palavras-chave inicialmente definidas atingem os propósitos e os resultados esperados. Ao longo do tempo e independentemente da vontade do anunciante, podem ocorrer mudanças de importância e relevância desses termos em relação ao conteúdo para o qual haviam sido selecionados. Dessa maneira, enquanto algumas palavras-chave ganham força, surgem outras novas e outras ainda perdem totalmente sua utilidade e, consequentemente, sua lógica de uso.

Para se fazer uma análise de qualidade e ter o devido conhecimento a respeito de quais são os termos que se encaixam em cada um desses níveis de relevância, o gestor da campanha precisa acompanhar atentamente nos relatórios do Google Analytics como andam os acessos que são efetuados tanto pela via paga quanto pela orgânica, já levando em consideração a questão dos dados “not provided” e buscando sempre aumentar o posicionamento no ranking. Confira também o artigo Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.

 

6. Timing para informar e oferecer produtos ou serviços

Para quem deseja aumentar e consolidar o número de conversões e vendas, não basta simplesmente captar possíveis clientes. É necessário poder identificar em que estágio do funil de vendas eles se encontram e redirecionar os conteúdos de modo a satisfazer as necessidades que eles apresentam em cada um desses estágios.

Esse é um dos bons motivos para utilizar o Google Ads, pois a eficácia de ferramentas de publicidade como a da plataforma se dá precisamente por fazer com que o anúncio certo chegue, no tempo adequado, ao alcance de uma pessoa que está procurando por algo do gênero. Assim, ter o domínio do timing exato para informar, oferecer um produto ou serviço é primordial quando se deseja construir e solidificar a confiança dos clientes em relação à sua marca.

 

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Para saber mais sobre os motivos para utilizar o Google Ads e como a plataforma pode ser uma grande aliada para sua empresa, entre em contato conosco. Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Posted by Making TI e Marketing Digital

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