Excesso de gastos com marketing digital? Confira algumas dicas para reduzir custos

Não é segredo que o momento econômico atual demanda que as empresas tenham ainda mais cuidado com suas finanças, e investir nas estratégias erradas de divulgação pode se tornar um problema gigantesco.

As novas estratégias de marketing precisam trazer consigo ideias que surtam efeitos e ao mesmo tempo permitam reduzir os custos de investimento. Leia também o artigo Dicas e Orientações sobre Marketing Digital.

Quando o assunto é excesso de gastos com marketing digital, muitas empresas, focando apenas em um desses aspectos, acabam optando, quase que automaticamente, por obter apenas parte dos resultados desejados, perdendo visibilidade por economizar precisamente onde não deveriam, ou tendo que investir quantias enormes para poderem alcançar algum resultado. 

Para que isso não aconteça,  separamos algumas dicas valiosas a respeito de como reduzir os custos com a divulgação, sem perder de vista os lucros, garantindo assim o sucesso de sua empresa.

 

Relacione-se com seus clientes para fidelizá-los

Conquistar novos clientes sempre implica em investimentos muito maiores. A informação é óbvia, afinal, conquistar a confiança de alguém que ainda não conhece sua empresa e seus produtos envolve a criação de conteúdos relevantes, infoprodutos, e-books, checklists, oferta de promoções, brindes e várias outras ações que têm seu valor e seus custos agregados.

No entanto, quando se trata de fidelizar um cliente, esse problema já não ocorre, pois, em tese, essa pessoa já teve contato com sua marca, conhece o nível de qualidade de seus produtos e serviços, sabe o que esperar do atendimento… enfim, desde que se tenha feito tudo certinho, a relação de confiança entre cliente e empresa já está previamente estabelecida.

Assim, é mais rentável priorizar a manutenção e fidelização de clientes “antigos”, através de ações que favoreçam uma relação de proximidade com a marca, o que inclusive pode fazer com que clientes fidelizados indiquem seus produtos e serviços a novos clientes, gerando um efeito quase automático de escala de resultados, pois um cliente novo, muitas vezes, se baseia na opinião de algum outro que já tenha experimentado o contato com seus produtos anteriormente.

 

Atente-se aos resultados das campanhas

Quem faz campanhas de marketing precisa ainda estar constantemente atento ao retorno dos investimentos, acompanhando-os bem de perto.

Analise, por exemplo, quantos pedidos de orçamento você conseguiu obter com as campanhas de links patrocinados; confira quantas vendas ocorreram na loja virtual por meio da marcação de produtos no seu Instagram; verifique se a maioria das vendas ocorreu através das redes sociais, Google Pago ou Google Orgânico; analise quantas visitas está conseguindo através dos artigos do blog; se os leitores são de uma determinada região geográfica, etc. Enfim, mensure todos os resultados e faça ajustes baseados em suas análises.

 

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Terceirização de serviços para melhores resultados

Mesmo com uma megaestrutura digital, todos sabemos que nem sempre é possível automatizar tudo. Há tarefas que demandam grande conhecimento técnico e específico (tais como os links patrocinados e a própria produção de conteúdo em si), e que não podem simplesmente ser deixadas nas mãos – ou teclas – de qualquer um. Leia também O que são Links Patrocinados e como ajudam você a crescer.

Uma opção bastante viável para melhorar o excesso de gastos com marketing digital é terceirizar esse tipo de serviço. Essa estratégia abre caminho para que empresas com habilidades específicas nesses segmentos atuem, reduzindo a possibilidade de surgir alguma necessidade de retrabalho, pelo simples fato de contratar profissionais especializados, o que, além de diminuir custos, pode gerar resultados muito melhores para sua empresa.

 

Invista em ferramentas de automação para reduzir custos

Assim como em qualquer área, os procedimentos de marketing têm sua burocracia. E isso não quer dizer que essa seja uma parte desnecessária do processo, mas algumas tarefas desse tipo – como a gestão de conteúdo, o envio de e-mail marketing e publicações em redes sociais, por exemplo – consomem um tempo precioso, que poderia ser utilizado para melhorar as estratégias do plano de marketing como um todo.

Para solucionar esse impasse que está diretamente relacionado aos gastos excessivos com marketing digital, foram criadas as ferramentas de automação, destinadas precisamente a tratar desse contato de captação de clientes, uma parte essencial, porém burocrática, o que otimiza o tempo, reduzindo custos sem prejudicar o andamento eficiente das ações de marketing.

 

Aposte em ações em conjunto com outras empresas

Outra opção bastante interessante é unir forças através do co-marketing.

 Como o próprio nome diz, co-marketing é uma ação de marketing compartilhado entre empresas, que buscam fazer vendas em conjunto. Na prática, duas instituições se unem para atingir um mesmo público-alvo em um nível de escalabilidade que tenderiam a não alcançar se trabalhassem individualmente.

Essa forma de trabalho, faz com que as marcas trabalhem dentro de um mesmo nicho, mas com abordagens próximas, como por exemplo: uma academia de musculação firmando parceria com uma loja de suplementos. Ou então uma agência de turismo e uma cadeia de hotéis que têm o interesse do mesmo público, assim como companhias aéreas e locadoras de automóveis que querem atingir o mesmo mercado, mas em momentos diferentes.

Quer saber mais sobre excesso de gastos com marketing digital ou ficou com alguma dúvida sobre como reduzir investimentos e garantir bons resultados? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

Posted by Making TI e Marketing Digital

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