3 dúvidas frequentes sobre Google Ads

Selecionamos 3 dúvidas frequentes sobre Google Ads e trouxemos informações para tentar solucioná-las. Confira!

 

1. Por que meu anúncio no Google Ads não aparece quando faço a pesquisa no buscador? 

Não se preocupe, esse problema acontece com mais frequência do que se imagina. Normalmente, há três motivos básicos que justifiquem isso:

 

Rotatividade dos anúncios

Embora pareça infinito, o Google não o é. E ainda se há de considerar que, a cada dia que passa, mais anunciantes procuram pelos serviços de publicidade dessa gigante mundial do marketing.

Desta forma, com o número crescente de anúncios a serem exibidos em um espaço grande, porém não ilimitado, é necessária certa organização, a fim de contemplar cada anunciante de forma justa.

Como quase sempre a quantidade de espaço é menor que a quantidade de contratantes de publicidade, o Google acaba tendo que promover um esquema de rotatividade, alternando entre anunciantes, de modo a permitir a todos uma visibilidade adequada nos resultados de pesquisas.

 

Orçamento diário atingido

Ao veicular uma campanha no Google, cada anunciante pode definir um valor máximo a ser pago diariamente por cliques, por exemplo. O problema é que, ainda que se programe que a campanha ficará no ar durante 24 horas, quando o valor indicado por esse anunciante é atingido, o Google interrompe a exibição do anúncio e só torna a exibi-lo no dia seguinte, quando a verba volta a ser liberada para pagamento de novos cliques e interações.

Além disso, às vezes, a escolha de palavras-chave é feita sem o devido cuidado, ou a empresa pode ter investido em um profissional que não domine totalmente as regras do Google Ads, o que faz com que o orçamento diário seja consumido mais rapidamente, sem que se obtenha algum retorno real de conversões, ao menos no curto prazo.

 

Histórico de pesquisa

Quem deseja utilizar os anúncios do Google, precisa conhecer seus mecanismos e estratégias. As ferramentas de registro de histórico do Google são apenas parte de todo um sistema que monitora suas pesquisas atuais e anteriores, e mostra como resultados de busca os itens pelos quais você se interessaria em comprar, os links nos quais clicaria, etc.

Assim, a tendência seria substituir os anúncios nos quais o usuário (você) não clicou e procurar mostrar outros tipos de respostas aos termos pesquisados. E como é comum que as pessoas não cliquem nos anúncios que veiculam – até para não pagarem o custo por clique inutilmente – pode acontecer de seu anúncio não aparecer na sua pesquisa, pois o algoritmo do Google não entende ser relevante algo em que você não tenha interagido anteriormente.

 

Dica extra: não faça isso!

Não faça pesquisas no buscador para saber se seus anúncios estão aparecendo ou não. Isso afeta os resultados da campanha.

Ao invés de pesquisar no buscador por suas palavras-chave, analise a métrica de impressões, dentro do Google Ads. A partir dela você terá certeza se seus anúncios estão ou não aparecendo, ou então, faça uso da ferramenta de diagnóstico de visualização anúncios do Google Ads. Nela você vai poder testar sem que as buscas afetem os resultados de suas campanhas.

 

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Por que o anúncio aparece na parte de baixo das pesquisas do Google?

Essa é mais uma entre as dúvidas frequentes sobre o Google Ads. Alguns anúncios parecem “demorar a engrenar”, não é verdade?

O fato é que, entre outros motivos, seu anúncio pode figurar em posições não muito favoráveis inicialmente, mas, ao longo do tempo, obter mais engajamento ou relevância, e então esse posicionamento tenderá a melhorar.

Além disso, dada a enorme demanda de anunciantes, como já mencionado, o Google alterna a exibição dos anúncios nas primeiras posições de páginas de pesquisa, a fim de oportunizar que cada um dos anunciantes relevantes tenha a devida exposição.

Outros fatores que também influenciam no bom – ou mau – posicionamento de um anúncio são: algumas estratégias do anunciante para a campanha, a quantia de verba que a empresa disponibiliza por dia ou por lance, ou mesmo a concorrência pelas palavras-chave/ termos de pesquisa, o tipo de lance, entre outros. Leia também Índice de qualidade no Google Ads e sua importância na classificação e CPC do anúncio.

 

Por que minha verba não dura o período programado?

Se dura menos que o previsto

Pode ser que, em determinados dias, seu anúncio alcance um volume maior ou menor de engajamentos. Como o Google é programado para buscar o que for mais relevante e melhor para seus anunciantes, há a possibilidade de ele liberar automaticamente uma verba diária maior, em dias que haja uma quantidade maior de buscas pelo produto ou serviço que você anuncia.

 

Quando o valor da verba diária não é atingido

Quando o volume de pesquisas é inferior ao valor investido nas campanhas, ou seja, o valor da verba diária não é atingido, o valor remanescente fica acumulado na conta do Google Ads e pode ser utilizado em orçamentos de futuras ações de marketing.

 

Como o Google Ads funciona

Google Ads é o atual nome da Google AdWords, a plataforma oficial de anúncios publicitários do Google, responsável pela criação, gestão e posicionamento dos links que aparecem nos resultados de buscas, displays, anúncios nas webpages ou nos vídeos do YouTube.

Com base em critérios de ranqueamento próprios, o Google Ads organiza os conteúdos conforme a qualidade e a relevância que apresentam, e os anunciantes/ donos das marcas relacionadas a determinadas campanhas pagam para que seus anúncios, sites obtenham uma maior exposição nos resultados das pesquisas e alcancem uma quantidade maior de clientes em potencial.

A plataforma direciona de forma eficaz o conteúdo, produto ou serviço oferecido, relacionando-o diretamente a quem o busca, o que gera, de imediato, uma melhora nos resultados de seu empreendimento, pois permite, por utilizar ferramentas de SEO bastante específicas, a conquista de potenciais clientes em todas as fases do funil de vendas.

 

A Making pode ajudar

Ainda tem dúvidas frequentes sobre Google Ads? Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades com a plataforma.

Criamos, gerenciamos e otimizamos campanhas de links patrocinados para o seu negócio. Uma forma eficiente de aumentar o tráfego qualificado em seu site e e-commerce de maneira econômica e imediata.

Para saber mais sobre por que anunciar no Google Ads e sobre como podemos ajudar, entre em contato conosco. Será uma satisfação para nós!

Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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