9 livros sobre marketing digital para seu negócio

Já está mais que comprovado que a internet tem a capacidade de fazer qualquer negócio se estabelecer e prosperar no mercado, independentemente do tamanho da empresa, seu renome ou mesmo sua localização física.

É certo também que a própria rede é uma grande fonte de conteúdos que podem orientar um empreendedor como colocar sua empresa na internet. Entretanto, existem livros sobre marketing digital com conteúdos aprofundados sobre o tema.

Pensando nisso, resolvi elencar 9 dicas de leitura para colocar sua empresa na internet.

Vale lembrar que alguns dos títulos selecionados já foram escritos há alguns anos e, dentro desse segmento de atuação, já podem até ser considerados ultrapassados. Porém, todos fizeram parte da minha formação e contribuem muito para o profissional que sou hoje, por isso recomendo a leitura.

 

1. Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano (Philip Kotler)

Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano (Philip Kotler)

Kotler é considerado um dos pensadores mais influentes da atualidade na área de marketing e no livro, ele trabalha a ideia de que os clientes vão muito além de serem só clientes e, por isso, devem ser tratados como seres complexos. Desta forma, o futuro do marketing é criar produtos e serviços que reflitam esses valores do consumidor e que realmente satisfaçam suas necessidades de idealismo, participação e comunidade.

 

2. Marketing 4.0 –  Do tradicional ao digital (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

Marketing 4.0 -  Do tradicional ao digital (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

Nesta obra, Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, examina as relevantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

O livro orienta como adequar as estratégias de marketing para a era digital e elucida o contexto utilizando ricos exemplos de empresas que são de nosso conhecimento.

 

3. Planejamento estratégico digital (Felipe Morais)

Planejamento estratégico digital (Felipe Morais)

Felipe Morais foi professor em minha pós-graduação em Marketing Digital. Com ele, aprendi que “planejar não é certeza do sucesso, mas não planejar é certeza do fracasso”. No livro, Morais compartilha seus conhecimentos acadêmicos e sua vasta experiência dedicada ao mundo online, o que torna o título uma obra fundamental para equipes digitais, segundo profissionais da área. 

A primeira edição, publicada em 2015, foi semifinalista do Prêmio Jabuti 2016, o mais importante prêmio literário brasileiro.

 

4. Não me faça pensar! Uma abordagem de bom senso à usabilidade na web (Steve Krug)

Não me faça pensar! Uma abordagem de bom senso à usabilidade na web (Steve Krug)

Esse é um dos livros sobre marketing digital que influenciaram muito a área de desenvolvimento de sites da Making. Aliás, quem trabalha em projeto para web, provavelmente, já deve ter lido as abordagens de Krug sobre usabilidade na web. Entretanto, esse é um assunto que as pessoas ainda estão buscando desvendar. É uma obra divertida, interessante e repleta de informações úteis e práticas, seja para iniciantes ou para profissionais mais experientes. 

O livro já está em sua segunda edição. Esta contém três novos que seguem o mesmo estilo do original.

 

5. Usabilidade na Web (Jakob Nielsen e Hoa Loranger)

Usabilidade na Web (Jakob Nielsen e Hoa Loranger)

Esse é mais um dos livros sobre marketing digital que influenciaram muito a área de desenvolvimento de sites da Making.

Sua abordagem combina a experiência dos autores com testes de usabilidade de websites, estudos de casos e análises de sites reais. O livro apresenta ainda conceitos sobre design web, design de página, de conteúdo, entre outros, o que o torna leitura essencial para profissionais que desejam otimizar a usabilidade em seus trabalhos para web.

 

6. SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca (Martha Gabriel)

SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca (Martha Gabriel)

Escrito de maneira simples e objetiva, o livro orienta sobre como aplicar de forma estratégica as técnicas de marketing de busca em website, blog ou perfis de redes sociais.

A autora salienta que a posição de uma página nos resultados de busca pode determinar a existência  no âmbito digital, por isso compartilha conceitos, técnicas e estratégias de marketing de busca a serem dominados a fim de se alcançar posicionamentos privilegiados nos buscadores.

 

7. Web Analítica – uma hora por dia (Avinash Kaushik)

Web Analítica - uma hora por dia (Avinash Kaushik)

Muito do que aprendi com esse livro aplico diariamente nas análises de resultados dos clientes Making. Trata-se de um guia completo e prático para implementar uma estratégia de web analytics bem-sucedida.

O autor, especialista na área, utiliza um estilo provocador de raciocínio para romper mitos e desafia o leitor a ir além da análise de fluxos de cliques, fornecendo técnicas e critérios para ajudar a desenvolver uma orientação mais centrada no cliente, sem sacrificar o resultado final de sua empresa.

 

8. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI (Rafael Rez)

Marketing de Conteúdo - A moeda do século XXI (Rafael Rez)

Se você é um webwriter, esse é um livro que recomendo que leia. Além do fato de Rafael Rez ter sido professor em minha pós-graduação, seu livro me auxiliou a iniciar os serviços de Inbound Marketing aos clientes da Making.

Sua abordagem é ideal para quem quer expandir negócios, aumentar vendas, alcançar mais pessoas ou simplesmente se atualizar sobre marketing digital. O livro fala sobre marketing de conteúdo – e aspectos como planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas, entre outros – alertando que atualmente o mundo conta com dois elementos muito caros: o tempo e a atenção, sendo o conteúdo a única moeda capaz de comprar esses dois elementos tão preciosos. Ou seja, se não entenderem o seu valor não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seu produto ou serviço seja.

 

9. Sim! 50 segredos da ciência da persuasão (Noah J. Goldstein, Robert Cialdini, Steve J. Martin)

Sim! 50 segredos da ciência da persuasão (Noah J. Goldstein, Robert Cialdini, Steve J. Martin)

Além de defenderem que a persuasão é uma ciência, os autores ensinam diversas táticas para influenciar pessoas e comprovam suas teses com análises de atuação de empresas, políticos e setores como o comércio.

As técnicas são abordadas de maneira simples e curiosa e ajudam o leitor a ser mais influente utilizando pequenas mudanças de atitudes que podem proporcionar resultados impressionantes.

Para complementar a leitura, recomendo ainda “As armas da persuasão”, também de Robert Cialdini, que reúne dados de pesquisas científicas e histórias sobre o assunto para auxiliar na persuasão e, ao mesmo tempo, se defender de manipuladores.

 

Dica extra

Além de livros sobre marketing digital, para quem quer saber mais sobre o assunto, uma dica muito útil é seguir os blogs Resultados Digitais e Rock Content. Ambas contam com uma grande quantidade de infoprodutos interessantíssimos sobre o assunto e, certamente, o ajudarão muito com dicas de como fazer sua empresa se destacar na internet.

Ficou com alguma dúvida ou indica a leitura de outros livros sobre marketing digital que não foram mencionados neste artigo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Você poderá ajudar outros empreendedores!

Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus Cruz
2 anos atrás

Esses livros são bons! Principalmente o “SIM! 50 segredos da persuasão”.

Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.