16 vantagens em anunciar nos Links Patrocinados do Google Ads

São diversas as vantagens em se fazer anúncios de Links Patrocinados do Google e, para facilitar sua leitura, criamos uma lista com as 16 principais vantagens ao anunciar nos links patrocinados do Google Ads, confira!

 

1. Ser encontrado aumenta a visibilidade da Marca

Anunciar nos links patrocinados do Google vai aumentar a visibilidade de sua marca, negócio, produto e serviço. Seja encontrado através de anúncios do Google Ads!

 

2. Negócios de qualquer tamanho podem anunciar nos links patrocinados

Possibilita retorno para investimentos pequenos, médios e grandes; negócios de todos os tamanhos podem anunciar nos links patrocinados do Google. Uma marca pequena, pode concorrer de igual para igual com uma marca grande.

 

3. É marketing de resposta direta

Anunciar na rede de pesquisa do Google é fazer marketing de resposta direta, ou seja, focado na resposta (solução) à pergunta feita no buscador; em resumo, com anúncios de texto na rede de pesquisa do Google, sua oferta vai aparecer apenas para que estiver interessado nela, dessa forma, é o cliente que procura pelo negócio e não o negócio que que corre atrás do cliente, como acontece em diversas outras formas de publicidade.

 

4. Os anúncio só aparecerão para as palavras-chave compradas

Para os anúncios de texto da rede de pesquisa do Google, a relevância está muito acima da média, comparada com outros tipos de publicidade; isso porque os anúncios são exibidos apenas para pessoas que estão interessadas no respectivo assunto.

Por exemplo, se uma pessoa faz uma busca por “bola de pilates”, definitivamente é porque existe interesse em tal produto, dessa forma, você pode criar um anúncio para quem faz buscas por essa palavra-chave e oferecer tal produto em oferta. Isso torna esse tipo de anúncio muito eficiente.

 

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5. Ampla possibilidade de segmentação

Para uma campanha publicitária bem-sucedida, a segmentação dos anúncios é parte essencial para que se tenha o melhor retorno com o menor investimento possível.

Para anúncios do Google Ads, as campanhas contam com diversos tipos de segmentação, dentre elas, é possível segmentar por público-alvo, conteúdo e dispositivos.

Um exemplo: se você tivesse uma oficina mecânica em Campinas, poderia adicionar a palavra-chave “oficina mecânica” e incluir Campinas e cidades próximas como a região de segmentação da sua campanha do Google Ads. Assim, quando uma pessoa, em Campinas, fizesse uma busca por “oficina mecânica” no Google, veria seu anúncio nos resultados de pesquisa.

Outro exemplo: se sua loja vende veículos usados, você pode adicionar a palavra-chave “comprar carro usado” e o tópico “Automóveis e veículos > Compras de automóveis > Veículos usados” e segmentar seu anúncio gráfico para iPhones ou dispositivos Android; logo, quando as pessoas acessarem sites na Rede de Display com informações sobre como comprar automóveis usados, poderão ver seu anúncio gráfico.

 

6. O anunciante pode pagar quanto quiser

Como já mencionado, pequenos, médios e grandes negócios podem anunciar em links patrocinados do Google Ads, dessa forma, você pode anunciar quanto quiser, pois não existe valor mínimo para fazer suas campanhas.

Todavia, é sempre importante entender que para muitos negócios, pouca verba pode não ser suficiente para estar em todas as pesquisas feitas, e o retorno sobre investimentos baixos pode demorar mais tempo para ser alcançado. O ideal é analisar seu negócio e usar a ferramenta de palavras-chave do próprio Google Ads para entender o volume de buscas das palavras-chave que são de seu interesse, bem como o custo por clique médio delas.

 

7. Paga-se pelo clique recebido

O anunciante não pagará pela palavra-chave.

Ele só irá pagar pelo clique recebido, o que torna o investimento bastante assertivo, por exemplo, se você comprar a palavra-chave “corte a laser”, houver uma busca e seu anúncio aparecer na serp do Google, você só vai pagar no caso do usuário clicar, mas a exibição do anúncio não será cobrada pelo Google.

Se você quer saber mais sobre as formas de precificação do Google Ads, existe um artigo no blog da Making que explica sobre CPC, CPM e CPA, confira em Por que você deve anunciar em Links Patrocinados do Google?

 

8. Quem define o valor da palavra chave é o mercado

O valor pago pelo clique não é definido pelo Google, mas pelo mercado, pelo sistema de leilão.

Mas atenção, quanto mais concorrência tiver a palavra-chave desejada, maior será o valor pago por clique, por isso é muito importante saber quais são as melhores palavras-chave, pois existem palavras de alto custo e baixo retorno, como também existem palavras-chave de baixo custo e alto retorno.

 

9. Não há desperdício de verba

Mesmo nas campanhas pagas por boleto (tipo pré-pagas), a verba só será consumida se os cliques ocorrerem, ou seja, se o anunciante tiver um custo menor do que o planejado, o saldo permanecerá na conta, possibilitando seu uso no futuro.

 

10. Você pode pedir reembolso de saldos não usados

Se sua campanha não consumir toda a verba disponível, você pode pedir o reembolso ao Google ou, se você desejar parar de anunciar e tiver um saldo em conta, é possível solicitar o reembolso do saldo acumulado em sua conta no Google. Após o pedido, levará cerca de duas semanas para o Google devolver esse saldo a você.

 

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11. Possibilita a obtenção de resultados a curto prazo

Anunciar nos links patrocinados do Google possibilita a obtenção de resultados, praticamente imediatos, principalmente quando campanhas de anúncios de texto são usadas com foco em performance, pois os anúncios serão veiculados apenas para as buscas relacionadas.

 

12. Possibilita exibir seus anúncios na região que desejar

O anunciante pode exibir seus anúncios onde quiser, dessa forma, se o seu negócio é regional, você pode anunciar apenas na sua região de atuação, evitando que seu anúncio seja exibido em outras regiões geográficas que não sejam de seu interesse e, consequentemente, evitando o desperdício de verba.

 

13. Possibilita exibir seus anúncios no dia que quiser

O anunciante pode exibir seus anúncios o dia que quiser.

Digamos que seu negócio não funciona aos domingos e você não deseja desperdiçar verba nesse dia. Simples, você escolhe os dias que deseja veicular seus anúncios, inclusive, digamos que o melhor dia do seu negócio é o sábado e o pior dia é a segunda-feira, logo o anunciante poderá aumentar, em 30% o valor pago por clique para o sábado e reduzir em 50% o valor pago por clique às segundas-feiras.

 

14. O anunciante pode exibir seus anúncios o horário que quiser

É possível exibir os anúncios nos horários de sua preferência.

Nós usamos isso quando o cliente tem uma verba muito enxuta para anunciar, reduzindo o horário de exibição dos anúncios. Além disso, existem negócios em que o objetivo é um contato imediato com o vendedor, se isso ocorre, os anúncios devem ser programados apenas para o horário de atendimento do respectivo negócio.

 

15. Medir os resultados das ações

É possível mensurar facilmente os resultados das ações.

Existe uma infinidade de indicadores de performance que podem ser acompanhados e, baseado nos resultados, você pode otimizar suas campanhas para que fiquem ainda melhores. Por exemplo, a palavra-chave “bola de pilates” consumiu muita verba e não trouxe tanto retorno quanto a palavra-chave “comprar bola de pilates”, sabendo disso, é possível otimizar a campanha e configurá-la para evitar a exibição de anúncios para a(s) palavra(s) que não geram os resultados esperados.

 

16. Otimização das campanhas

É possível otimizar as campanhas de forma simples e rápida, pois a interface é bastante flexível para ajustes e modificações. Mas recomenda-se a busca por profissionais certificados e qualificados para fazer a gestão de campanhas de links patrocinados do Google Ads, pois a possibilidade de comprar palavras-chave erradas e desperdiçar sua preciosa verba é grande.

 

Em busca de melhores resultados em sua campanhas de Links Patrocinados?

 

E você, conhece mais alguma vantagem em anunciar em links patrocinados do Google? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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Rodrigo Neves
4 anos atrás

Acessei seu blog e achei interessante seu post, vou começar seguir blog, eu tenho aprendido muito com esse tipo de material.

Pedro
3 anos atrás

Como pede reembolso do Google Business? Na parte de anúncios?

luis augusto
3 anos atrás

Eu espero que as regras sejam ainda as mesmas, pois achei este texto incrível e comecei a usar agora as suas ideias. obrigado.

Sérgio Renato Abreu
3 anos atrás

Gostaria de saber se realmente vale a pena o investimento

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