8 dicas para escolher uma agência de Google Ads para cuidar de seus anúncios

À primeira vista, anunciar na internet não parece ser tão difícil. Os resultados estratosféricos de conversões, tão almejados, a um clique de distância.

Se por um lado as estratégias de marketing digital possuem potencial de aumento considerável de resultados, é imprescindível que se encontre o meio correto de fazer isso. Uma campanha feita por pessoas inexperientes pode colocar a perder muito tempo de esforço, além de todo o orçamento previsto (e em alguns casos, até mais!).

Daí a importância da decisão de escolher uma agência especializada em Google Ads, a fim de terceirizar as tarefas de organização e gerenciamento adequado dessas campanhas, que estarão nas mãos de pessoas com expertise no assunto, o que minimiza consideravelmente as chances de prejuízos ou erros de qualquer natureza. Leia também 4 vantagens de se contratar um especialista em Google Ads.

 

Mas como escolher uma agência de Google Ads para cuidar de seus anúncios?

Contudo, escolher uma agência especializada não é uma tarefa simples e diretamente acertada. Por isso, elencamos a seguir algumas dicas que ajudarão a tornar essa escolha mais assertiva e eficaz, a fim de que seja possível ter uma noção maior a respeito do que esperar de uma agência dessas, bem como saber a qualidade dos serviços a serem contratados.

 

1. Transparência e confiança

Seu empreendimento é, em primeiro lugar, um patrimônio seu, e a primeira pessoa que deve compreender isso e respeitá-lo como tal é o próprio empreendedor.

Por isso, é imprescindível trabalhar com pessoas nas quais se confia, pois é terrível ter de tratar de negócios com alguém que não se gosta de conviver ou ter contato.

E por falar em contato, esqueça aquela ideia de que “amizades não têm nada a ver com negócios”. É óbvio que você não vai sair por aí distribuindo todo seu patrimônio às pessoas, exclusivamente por serem seus amigos, mas transparência e confiança mútuas são itens fundamentais quando o assunto é divulgação do seu negócio.

Assim, é sempre mais fácil questionar resultados ou pedir informações quando se mantém um contato amigável com a agência que vai trabalhar sua campanha.

 

2. Boas referências

Assim como em qualquer contratação de serviços, antes de escolher uma agência de Google Ads, é importante saber precisamente quais serviços ela oferece e se esses serviços se encaixam naquilo que você deseja para sua campanha e estratégia de marketing.

Há várias formas de obter essas informações, seja perguntando diretamente a respeito dos resultados obtidos em campanhas de empresas com as quais trabalharam anteriormente, ou mesmo analisando portfólios e referências de outros clientes.

Entre em contato por telefone com alguns clientes anteriores e ouça o que eles têm a dizer sobre a agência, afinal, bons trabalhos merecem e precisam ser divulgados, e para um cliente satisfeito, recomendar os serviços que contratou não será uma tarefa difícil.

 

3. Garantia de absoluto acesso à sua conta

Quase todas as atividades de uma empresa podem ser delegadas a alguém. No entanto, ao fazer isso, sempre será necessário refletir antes se essa terceirização de atividades vale a pena, e se os riscos são controláveis.

 Desta forma, tenha previamente estabelecido em contrato que, ainda que contrate uma agência para a divulgação de sua empresa, você, enquanto empreendedor, continue tendo acesso a absolutamente tudo – landing pages, contas de anúncios etc.

Ao ter um acordo prévio e por escrito, dificilmente alguém poderá fazer mau uso do acesso a essas informações e torná-las pontos vulneráveis contra você, caso haja algum atrito entre sua empresa e a agência contratada, por exemplo.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, verifique se as contas, anúncios e tudo o que for feito está vinculado ao seu usuário de administrador, e assegure, expresso por contrato, que você mantenha o controle total de todas as senhas usadas (ainda que em caso de rescisão), afinal, o orçamento e os anúncios são seus, assim como os produtos e serviços anunciados.

 

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4. Custo/benefício e resultados efetivos

Em uma época na qual todos estão focados em economia, acrescente ainda a tudo isso fatores como o custo/benefício e retorno e resultados efetivos. Afinal, não se deve, em hipótese alguma, contratar uma agência de Google Ads que foque exclusivamente em seu orçamento ou no número de cliques a serem atingidos.

As ações da agência devem ter como meta o alinhamento aos objetivos da empresa, uma vez que quem foca apenas em fatores técnicos demais, fatalmente condena uma campanha inteira à irrelevância em pouco tempo.

 

5. Integralidade dos serviços

Nem só de cliques se faz uma campanha. Há muitos fatores envolvidos em estratégias de marketing a serem levados em consideração quando o assunto é saber se sua campanha obteve o sucesso esperado ou se há algo a melhorar.

Antes de escolher uma agência de Google Ads, é preciso saber se ela é especializada exclusivamente em Ads ou se conta com outros tipos de suporte, além da conquista de cliques e direcionamento de tráfego.

Uma agência mais completa, que concentre uma gama maior de serviços de marketing digital, poderia ajudar com mais precisão e foco nas conversões e resultados desejados. Além disso, ao concentrar a experiência toda em uma mesma agência, os procedimentos e estratégias de marketing podem ser mais facilmente acompanhados, desde as primeiras visualizações e cliques no anúncio até a fase final – a conversão em vendas.

 

6. Certificações Google Ads

Uma das principais coisas que podem minimizar as possibilidades de decepção com esse tipo de contratação é o profissionalismo. Uma Agência de Ads que se preze provavelmente apresentará certificações do próprio Google Ads, o que garante, no mínimo, que ela possui pessoas com capacidade de trabalhar nas plataformas do Google, ou seja, ao menos demonstram domínio das ferramentas a serem utilizadas na campanha.

 

7. Feedbacks periódicos

É muito importante obter ao menos feedbacks constantes a respeito de seu investimento: saber como vai o andamento da campanha, se o orçamento está sendo suficiente, se os esforços estão efetivamente levando às conversões, enfim, se tudo está correndo conforme o esperado.

Caso algo esteja errado, não hesite em romper o vínculo com a Agência e procurar outra que satisfaça as expectativas adequadamente. Mas isso só poderá ser feito caso o contrato assim o permita. Logo, o cuidado quanto às cláusulas contratuais nunca é demais, em especial aquelas que tratam da qualidade dos serviços prestados e das ocasiões em que o contrato pode ser rescindido.

 

8- Bom relacionamento agência e empresa

Transparência é fundamental. Mesmo que seja praticamente impossível conhecer totalmente os potenciais e fragilidades de uma Agência antes da contratação, é importante ter em mente que esse será um relacionamento do qual dependerá o sucesso das duas empresas: a sua e a agência em si.

É igualmente óbvio que a confiança necessária será conquistada a partir do momento em que a Agência faça bom uso do orçamento de mídia que lhe foi confiado e cumpra com comprometimento seu papel, acompanhando devidamente os resultados e o posicionamento conquistados, a fim de redirecionar os próximos passos estrategicamente.

Aliás, uma Agência de Google Ads que vai além do clique precisa oferecer necessariamente isso: a capacidade de análise de experiência do usuário, que servirá como norte para novas sugestões de caminhos e a implementação de modificações em determinadas estratégias, sempre que aplicáveis.

Que tal contar com uma agência de Google Ads para cuidar de seus anúncios? Peça um diagnóstico de suas campanhas de Google Ads. É gratuito! Será um prazer poder ajudar!

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Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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