5 dicas para aparecer no Google sem depender de anúncios

Você sabia que é possível aparecer no Google sem depender de anúncios?

Milhões de buscas por minuto. O Google é, sem dúvidas, a maior plataforma de buscas da internet. Sem ele dificilmente um projeto irá decolar, pois é extremamente necessário aparecer nas pesquisas, já que através delas é possível criar a “existência” de sua empresa, alcançar mais pessoas e, consequentemente, realizar mais vendas. 

Por mais que o tráfego pago, as campanhas patrocinadas e outras formas de estar no Google sejam as mais ideais na hora de buscar o topo das pesquisas, saiba que esses não são o único caminho.

Isso mesmo! É possível aparecer no Google sem depender de anúncios. Neste artigo vamos dar 5 dicas que irão potencializar o alcance da primeira página do Google sem fazer investimentos. Confira!

 

Estar no Google é confirmar sua existência

Como um grande buscador, o Google é a principal fonte de pesquisa dos consumidores. Qualquer empreendedor que esteja começando, ou que esteja há algum tempo atuando, precisa conhecer o seu nicho dentro do mercado digital para que possa disputar de igual para igual com os concorrentes.

Aparecer no Google é garantir que a sua empresa, ou seu site, tenha identidade. Serve para comprovar que ele “existe”. A presença no buscador é a confirmação da sua existência digital. Confira o artigo Como ser encontrado no Google.

Quando alguém pesquisa uma palavra no buscador, a plataforma mostra os sites com maior relevância, ou seja, os que têm informações de qualidade e realmente úteis à audiência, por isso independentemente de ser um site institucional ou e-commerce, é possível aparecer na primeira página do Google. 

Seus fatores de busca são inteligentes e farão uma varredura para que o usuário receba o melhor retorno possível da busca que fez.

Desta forma, seu site será mostrado às pessoas que têm um grande interesse nos produtos e serviços que você oferece, o que aumenta significativamente suas chances de conversão. 

Por isso, para que seu site seja visto, é importante buscar uma colocação na primeira página, ou a tendência é que ninguém descubra seu negócio e seu site tenha um baixo potencial de acessos.

 

Mas como aparecer no Google sem depender de anúncios?

O Google possui aplicações automáticas que podem realizar uma análise rápida e fornecer resultados de busca baseados em sites que possuem maior autoridade e relevância em seu domínio.

Desta forma,  os bots do Google analisam, encontram o site que melhor atende aos seus requisitos e fornecem os resultados do mecanismo de pesquisa do usuário.

Entretanto, para aparecerem entre os mais relevantes, é imprescindível que esses sites sejam otimizados para que forneçam continuamente novos conteúdos e palavras-chave.

 

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Pesquise palavras-chave

Uma das primeiras estratégias para aparecer no Google sem depender de anúncios é realizar pesquisas de palavras-chave, ou seja, buscar os termos que melhor representam seu blog e site, para que o Google consiga identificar sites e conteúdos com esses termos de busca.

Quando pesquisamos conteúdo no Google, os resultados da busca estão relacionados às palavras que usamos no processo, por isso é importante fazer uma análise dos termos que melhor representam a sua empresa, pois eles são fundamentais para o bom posicionamento.

É essencial ainda que esses termos apareçam nos títulos das páginas, na URLs, nas meta descriptions e alt-tags.

Entretanto, é importante destacar que as palavras-chave não devem ser escolhidas por si só, pois os algoritmos do Google sempre interpretam o contexto de todo conteúdo em que elas são aplicadas. Dessa forma, devemos usar palavras-chave dentro de um contexto sensato do conteúdo. Jogar as palavras-chave aleatoriamente, apenas para aparecer no Google irá prejudicar as ações.

 

Analise a concorrência

Saber o que os concorrentes têm feito para aparecerem no topo pode ajudá-lo a melhorar a sua posição nas buscas. Procure analisar os termos que a concorrência trabalha  e utilize palavras-chaves de seu segmento que não sejam utilizadas por ela.

Esse é um importante passo para sua estratégia de aparecer no Google gratuitamente. 

 

Trabalhe o SEO 

Falar em ranqueamento no Google é falar em SEO. É através dessas técnicas e estratégias que o seu site vai escalar e chegar a um posicionamento satisfatório no Google. 

As técnicas e estratégias de SEO devem ser aplicadas em todo o site, do texto às imagens. A longo prazo, esse trabalho garantirá maior autoridade e credibilidade ao seu conteúdo, gerará mais visitas, uma quantidade maior de leads qualificados e, consequentemente, maior conversão e mais vendas.

 

Otimize os títulos

É essencial que as palavras-chave estejam no título da página e do site. Sempre verifique se as palavras também estão nas tags do HTML, pois os algoritmos do Google analisam todo esse conjunto de dados para o ranqueamento.

 

Conteúdo de qualidade

Ao produzir conteúdos, lembre-se sempre de que os algoritmos do Google dão preferência aos materiais sem cópia e bem elaborados. Os buscadores trabalham para assimilar melhor os artigos 100% originais e assim estes ganham prioridade na hora da pesquisa, aparecendo como uma das primeiras opções.

Use as dicas, agrupe-as e faça uma estruturação das suas estratégias. É através do bom planejamento e persistência que alcançará seus objetivos.

 

A Making pode ajudar

Ainda tem dúvidas sobre como aparecer no Google sem depender de anúncios? Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades com a plataforma.

Trabalhamos com técnicas de SEO para que seu site seja encontrado pelo Google, criando estratégias consistentes com a finalidade de gerar resultados para sua empresa.

Para saber mais sobre como podemos ajudar, entre em contato conosco ou solicite um diagnóstico de SEO. Basta que seu empreendimento se enquadre nos requisitos necessários descritos na página.

Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Postado por Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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