Manter um site no ar não é difícil. O que demanda trabalho e muita, mas muita dedicação mesmo, é fazer com que esse site seja efetivamente acessado, e que esses acessos sejam convertidos em vendas. Leia também o artigo Empresa na internet: por que a sua também precisa estar na rede.

E é com base nisso que as técnicas de SEO se tornaram, ao longo dos últimos anos, quase que unanimidade. Hoje em dia, quando se fala em colocar um site no ar ou produzir conteúdos de marketing, é praticamente impossível pensar em qualquer coisa do gênero sem a ajuda dessas ferramentas de otimização.

Para resultados imediatos, recomendamos os links patrocinados do Google, porém, é sempre muito importante trabalhar o ranqueamento orgânico em conjunto com ações de tráfego pago. Para saber mais, leia também O que são Links Patrocinados e como ajudam você a crescer.

O que é SEO

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, ou seja, em uma tradução literal, “otimização para ferramentas de busca”. Logo, quando uma empresa enfrenta o desafio de obter poucos acessos no site, as estratégias de SEO são acionadas para reverter esse quadro, adequando o site às regras de posicionamento do Google (principalmente), para que ele figure entre os primeiros resultados nas pesquisas dos internautas.

Como resolver o problema de poucos acessos no site

Há vários possíveis fatores que levam a poucos acessos no site, inclusive, se o nicho de mercado for muito segmentado, com certeza o número de interessados no assunto será menor e, consequentemente, haverá menos acessos ao site. Todavia, de todos os canais de aquisição de tráfego, dê atenção aos buscadores, principalmente o Google.

Uma vez que as buscas orgânicas são as mais importantes e possuem maior poder de ranqueamento no Google, separamos alguns pontos que merecem a atenção de quem deseja resultados, mas ainda passa pelo problema de ter um site com poucos acessos.

Nível de autoridade

Este é um problema real, para o qual as melhores soluções são o tempo e uma boa administração de domínio. Isso porque o Google sempre dá prioridade a sites de quem é reconhecido como sendo autoridade em algum assunto, e assim entende que sites novos ainda não possuem esse atributo. É quase como uma questão de julgar quem tem – ou não – experiência, o que não se adquire da noite para o dia. Autoridade, tampouco.

O tempo de existência e o nível de autoridade de um site, blog e página na web estão diretamente relacionados, e constam como algumas das regras mais básicas de posicionamento de páginas no Google. Quanto a isso, paciência é um item adicional e igualmente fundamental.

Além disso, pode-se ainda investir em link buildings de qualidade, a fim de melhorar a quantidade de indicações de sites e, consequentemente, o número de acessos. Mas neste caso, em específico, é imprescindível se lembrar da qualidade desses links, e dos cuidados com links pagos, afinal, o objetivo é construir autoridade de domínio, e não ser banido de vez do buscador.

SEO de qualidade

Pensar em colocar um site no ar ou publicar qualquer tipo de conteúdo nas redes sem envolver um trabalho de SEO é, no mínimo, uma enorme perda de tempo e energia. 

Quem ainda não possui domínio dessas ferramentas estratégicas de otimização, pode optar por aprendê-las por si mesmo, ou terceirizar essas tarefas, contratando profissionais especializados no assunto. O que importa aqui é melhorar a qualidade do site, a fim de que ele siga as regras do Google ao pé da letra e consiga se posicionar da melhor forma possível.

Palavras-chave adequadas e relevantes

Quem trabalha com SEO sabe quão fundamental é o processo de escolha das palavras-chave. Elas influenciam não somente no ranqueamento, mas, por consequência, também interferem no número de visitas ao site.

Assim, é necessário verificar se as palavras-chave escolhidas e utilizadas são as mais adequadas e se estão entre as mais relevantes do segmento, pois, caso elas sejam mal escolhidas, serão poucos acessos no site e este pode simplesmente não atingir o posicionamento esperado nas SERP – sigla para “Search Engine Results Page”, ou “Páginas de resultados de mecanismo de busca. Leia também Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.

 

Artigos Relacionados

 

Atenção a sistemas complementares

Nem só de otimização vivem os grandes sites. Outro ponto importante para solucionar o problema de poucos acessos no site é procurar se informar se algumas ferramentas complementares já existentes também não seriam úteis. Entre as mais conhecidas estão o Sitemap e os Robots.

Sitemap

Um sitemap é um arquivo .xml que, como o próprio nome sugere, funciona como uma espécie de mapa, que indica – ao Google e a qualquer outro buscador – a estrutura, as atualizações e as principais páginas de um site. Leia também A importância do sitemap para seu site, blog e e-commerce.

Robots

Já o arquivo Robots.txt tem a função de controlar o que o buscador pode mostrar ou não a respeito de seu site. Essa é uma função bastante importante, pois, ao visualizar o link e não conseguir ver determinados conteúdos, o usuário acaba sendo obrigado a ir ao seu site, aumentando assim o número de visitas qualificadas.

Para os inexperientes, ferramentas como essas podem parecer meros detalhes, mas apesar de serem de aplicação bastante simples, elas dão aquele empurrãozinho que faltava para que os buscadores consigam fazer com que seu site seja efetivamente visto como você deseja que seja.

Blog como estratégia de relacionamento

Por serem páginas com um formato mais formal e que não permite muitas variações, os sites institucionais podem enfrentar limitações quanto à aplicação de estratégias de SEO. Uma estratégia interessante é aliar esses conteúdos à construção de um blog.

Blogs são, em sua essência, muito similares às redes sociais, possuem a vantagem de possibilitar a realização de marketing de relacionamento, além de permitirem uma flexibilização muito maior de palavras-chave e formatos de conteúdo.

Produção de conteúdos inéditos

Foi-se o tempo do CTRL-C, CTRL-V. A identificação de cópias de conteúdo é um dos elementos básicos de seleção e ranqueamento dos buscadores – em especial o Google. Basicamente, é como se o Google possuísse uma ferramenta detectora de plágio. Portanto, a primeira lição a ser aprendida quanto a isso é a de produzir e publicar sempre conteúdos inéditos e de qualidade, para não ser penalizado por critérios como esses.

É fato que, às vezes, algoritmos de motores de busca podem ser bastante problemáticos quanto à identificação de conteúdos duplicados. Em alguns casos, pode ocorrer de o próprio site possuir variações de endereços, porém com URLs diferentes, o que faz com que os algoritmos entendam essas variações como cópias.

A solução para esse problema é a mesma aplicada a quem utiliza conteúdo produzido originalmente em outros sites: utilizar links de direcionamento ou mesmo a Canonical, uma tag que aponta o conteúdo e a página de origem, ou, nesse caso específico, indica a página prioritária, para a qual o buscador deve fazer os redirecionamentos.

Formatos dinâmicos e atraentes de conteúdos

Além da qualidade, outro quesito de SEO bastante levado em consideração para o bom ranqueamento de um site é a variação dos formatos dos conteúdos publicados. Essas variedades de formatos implicam, necessariamente, na utilização de infográficos, vídeos e outros elementos que deixem o conteúdo mais dinâmico e atraente, o que, por si só, já aumenta consideravelmente o interesse por acessar um site.

Por essa razão, as estratégias de variação de conteúdos ganharam espaço e acabaram também virando tendência em ações de marketing de atração, ou Inbound Marketing, como é mais conhecido.

Link building de qualidade

A construção de links – ou link building – é uma das ferramentas do chamado SEO Offpage. Na prática, funciona como uma rede de indicações externas, isto é, vindas de outros sites. É uma das formas de fazer com que o Google considere um site como domínio de autoridade: quanto mais sites apontarem para o seu, maior a autoridade no assunto.

Mas é importante ter cuidado em relação à qualidade desses links, procurando conseguir parcerias com blogs com conteúdo e nichos similares ao seu, a fim de que a rede de popularidade deles se estenda até a sua página.

E lembre-se: o tráfego que realmente importa é o orgânico, ou seja, aquele alcançado de forma gratuita, por pura e exclusiva vontade dos usuários, sem contar com patrocínios ou pagamentos de qualquer ordem.

Redes sociais como fonte de atração 

Quem deseja aumentar as vendas, precisa estar presente onde seu público estiver. Com isso, as redes sociais se agigantam, e ter seu site mencionado nelas pode ser um grande salto nos indicadores de posicionamento dos motores de busca.

Além do mais, as redes sociais proporcionam um ambiente de interação direta e constantes trocas de experiências, o que ajuda na construção de reputação e confiança dos usuários, e faz com que essa relevância alcançada seja uma fonte de atração de tráfego ao site.

Monitoramento e análise constantes

Quem deseja abandonar de vez o problema de poucos acessos no site, precisa monitorar constantemente o tráfego da página, verificar a origem dos acessos conquistados e analisar quais estratégias seriam mais plausíveis e aplicáveis à realidade de sua empresa.

Uma ótima dica é a utilização do Google Analytics, uma ferramenta de monitoramento do próprio Google, totalmente gratuita, que pode ser instalada em vários tipos e formatos de página (desde sites a blogs ou lojas virtuais) e que visa o monitoramento e mapeamento de perfil dos usuários que acessaram o seu site, indicando basicamente dados como: dispositivos utilizados, quais páginas foram mais acessadas, os locais de onde esses acessos foram feitos, níveis de conversão, etc.

Uma análise criteriosa desse tipo de informação pode ser preciosa para decidir o que fazer para aumentar os acessos do seu site, e o apoio de ferramentas de monitoramento é um forte aliado no controle da qualidade e da eficácia das buscas efetuadas organicamente pelos usuários, o que pode ser decisivo para alcançar melhores resultados.

Sua empresa tem poucos acessos no site ou você ficou com alguma dúvida sobre como resolver esse problema? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar!

Posted by Making TI e Marketing Digital

Atuamos no mercado de comunicação desde 2003, realizando trabalhos de planejamento, criação, otimização e manutenção em websites, consultoria SEO e ações de marketing digital com foco em Links Patrocinados, redes sociais e Web Analytics, sempre comprometidos em atingir os melhores resultados.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.