Automação de Marketing para ganhar escala
Se a sua empresa investe em marketing digital e conteúdo, provavelmente, você possui uma base de leads grande e pode ter problemas no gerenciamento desses potenciais clientes e de fazer o seu negócio ganhar escala.
Ter uma automação de marketing pode ser a solução para a sua empresa, pois você passa a utilizar a tecnologia ao seu favor, já que a ferramenta automatiza boa parte do processo, deixando sua equipe cuidar do que mais importa para o seu negócio continuar girando de forma saudável: as vendas.
Continue a leitura para entender mais sobre como a automação de marketing pode fazer o seu negócio escalar.
O que é uma automação de Marketing
Automação de Marketing é a ação de automatizar alguns processos de marketing utilizando tecnologia.
O principal objetivo é aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir os trabalhos manuais, sempre entendendo e se relacionando com as pessoas que interagem com o seu negócio nos diferentes canais online.
A automação de Marketing pode ser considerada a principal ferramenta de nutrição de leads para que estes avancem na jornada de compras.
Como a automação de Marketing pode auxiliar?
Se você quer ganhar escala, a ferramenta de automação de marketing tem diversos benefícios para o seu negócio.
O objetivo principal é automatizar a gestão dos potenciais clientes no funil de vendas, a fim de que eles sejam nutridos até realizarem uma compra, sem a necessidade do contato direto com a sua equipe.
Muitas são as vantagens do uso dessa ferramenta. Confira abaixo como a automação de marketing pode ajudar na prática.
Nutrição de leads que não estão prontos
Quando você conta com uma boa automação de marketing, você consegue segmentar o público, e consegue, inclusive, entender em qual etapa do funil seu potencial cliente está.
Se eles se encontram em um estágio em que ainda não estão prontos para compra, você pode nutrir esses leads.
Ações como o envio de conteúdos de qualidade, relevantes e focados em aumentar a consciência desses leads, os prepara para que comprem. Não é preciso fazer a ação manualmente, a automação de marketing consegue fazer essa distribuição.
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Funil de vendas mais eficiente
O funil de vendas é um processo onde o potencial em cliente entra, é nutrido com conteúdos de valor criados para aumentar o nível de consciência, e chega até o fim preparado para comprar, seja um produto ou serviço.
Caso você tenha dúvidas sobre a importância de criar conteúdos para seu negócio, confira 5 motivos para começar a produzir conteúdo hoje mesmo.
Automação de marketing é utilizada em estratégias como essa, em que ao invés de correr atrás dos clientes, a empresa atrai, envolve, nutre e só depois vende.
Além disso, o funil possui muitas etapas. Etapas essas que são humanamente impossíveis de serem monitoradas manualmente.
Com automação, o seu funil fica mais eficiente, porque é possível identificar os desejos que o seu potencial cliente possui, além de entender em qual etapa do funil ele está, enviando os conteúdos. Tudo de forma automatizada.
Vendedores recebem leads preparados
Quando um lead chega no fim do funil, significa que ele está “aquecido”. Ou seja, ele está pronto, à espera de uma oferta para realizar a compra.
Nesse momento, entra a ação dos vendedores.
Com a automação de marketing, você consegue entregar para os vendedores leads preparados, aquecidos. O que otimiza o tempo e trabalho da sua equipe de vendas.
Talvez seja uma realidade muito diferente para sua empresa, ainda mais se você, no seu processo de venda, conta com vendedores em campo, mas faz muito sentido que o vendedor receba esses leads preparados.
Os vendedores passam a evitar tarefas mecânicas e se concentram no que importa de verdade: aumentar as vendas da empresa.
Comunicação assertiva e personalizada
A automação de marketing não fará com que a sua empresa perca a essência, personalidade e por fim, a identidade. Na verdade, pelo contrário, a automação serve para facilitar processos, não para acabar com o que você construiu com esforço.
Você consegue, por exemplo, ter uma comunicação muito mais assertiva e personalizada, até porque a automação de marketing é conhecida por segmentar os públicos, criando grupos de características específicas.
Com isso, é possível escrever de forma que envolva essas pessoas. Afinal, você tem todos os dados para fazer isso, além de grupos segmentados.
Lembrando que conexão é um ponto importante no funil de vendas, já que queremos que os potenciais clientes continuem caminhando no funil até chegar o momento da conversão.
O que está esperando para implementar a automação de marketing na sua empresa?
Contar com uma boa automação de marketing é valorizar a sua empresa, assim como todos os colaboradores que trabalham nela. É entender a importância de um bom processo, com ferramentas que realmente ajudam.
Se você quer uma equipe que trabalhe de forma mais organizada e estratégica, implementar uma automação de marketing na sua empresa é um caminho que precisa ser percorrido.
Vamos lá, coloque em prática suas ideias de automação de marketing e compartilhe com a gente aqui nos comentários!
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