Facebook Ads ou Google Ads: por onde começar a investir em mídia paga?

Falar de campanhas de marketing significa lidar com dois gigantes no digital. Qual escolher: Facebook Ads ou Google Ads? Essas são as duas plataformas que as empresas mais procuram quando se trata de aumentar as vendas e as conversões.

No entanto, qual se adequa mais à sua estratégia online? Quando é melhor criar um anúncio no Google em vez de no Facebook ou Instagram? 

 

Facebook Ads ou Google Ads: principais diferenças 

Não tem como dizer que Google Ads é melhor que o Facebook Ads e vice-versa. A escolha da plataforma de anúncios vai depender dos seus objetivos de negócio, tipo de produto/serviço, etc. 

A rede de pesquisa do Google Ads é baseada no leilão entre anunciantes, que “apostam” em palavras-chave para verem os anúncios exibidos nas primeiras posições da SERP (resultados de uma busca no Google). 

Por cada clique dos visitantes, o anunciante paga uma determinada quantia (variável segundo o nicho e o estágio do funil de vendas).

No Google Ads, é o usuário quem faz ativamente a pesquisa. 

Por outro lado, no Facebook Ads é preciso “persuadi-lo”, pois não foi ele quem realizou uma pesquisa para que o anúncio aparecesse no feed ou nos Stories, por exemplo. 

Logo, funciona de maneira diferente, pois não há palavras-chave para focar. Nesse caso, em vez de usar palavras-chave, trabalha-se a segmentação de outra forma, por exemplo, os interesses das pessoas no Facebook/Instagram.

Os anúncios são exibidos apenas para a segmentação configurada, atingindo apenas usuários interessados ​​​​em um determinado tema ou produto.

Podemos dizer que o Google Ads (antes era: Google Adwords) ajuda a empresa a ser encontrada pelos clientes que já procuram por algo na internet, enquanto o Facebook Ads ajuda os potenciais clientes a perceberem que existe uma empresa que pode satisfazer a sua necessidade. 

Portanto, para saber qual estratégia será melhor para o seu negócio, Facebook Ads ou Google Ads, confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada um. 

 

Por que anunciar no Facebook ads ou Google ads?

Segundo a StatCounter, site dedicado à análise de tráfego da web, em 2020, o Google obteve uma participação superior a 90% no mercado de mecanismos de pesquisa. Em abril de 2021, essa porcentagem chegou a 92,24%.

Já falando em Facebook Ads, a plataforma divulgou seu primeiro relatório financeiro trimestral de 2022 e o destaque ficou por conta do aumento na quantidade de usuários. O total de usuários ativos diários bateu 1,96 bilhão, em média, em março de 2022, o que representa um aumento de 4% ao ano.

 

Vantagens e desvantagens do Google Ads

Ao pesquisar por algo no Google, você já tem uma noção clara do que procura, certo? Esse é um ponto a favor do Google Ads, pois já temos usuários qualificados para a compra, em especial no caso de campanhas para fundo de funil. 

Porém, para usuários mais “frios”, ou seja, que não têm certeza se estão no momento de compra, pode ser mais caro investir em Google Ads, pois será necessário ainda um trabalho de conscientização do potencial cliente.

Uma vantagem em anunciar no Google Ads é estar presente nas buscas, pois elas atendem a intenção do usuário. Além disso, para aqueles usuários que ainda não estão no momento da compra, é a possibilidade de trabalhar com o remarketing. Desta forma, você consegue fazer com que o usuário se lembre da sua empresa, do seu produto ou serviço, pois aparecerão anúncios da sua empresa em outros locais na web enquanto o potencial lead navega. 

Por fim, uma desvantagem é que a concorrência para anunciar no Google está cada vez maior, o que faz com que os lances sejam mais caros, mas isso também vale para o Facebook Ads.

 

Vantagens e desvantagens do Facebook Ads

No Facebook Ads você consegue atrair clientes que estão nas fases iniciais da jornada de compra do cliente, ou seja, meio e topo de funil, mas que podem ter interesse em comprar, baseados nos dados do próprio Facebook sobre os usuários. 

O anúncio aparece mesmo que o usuário não tenha feito nenhuma pesquisa. Ou seja, ele é “despertado” ao ver um anúncio, com o qual poderá interagir, clicar para saber do que se trata, salvar para ver depois e, também, realizar a compra.

Assim como no Google Ads, no Facebook é possível fazer o remarketing. Uma ótima opção para trabalhar a lembrança da marca.

Além disso, a segmentação é bastante avançada e você consegue delimitar de forma bem precisa sua persona, de modo a evitar gastos desnecessários com “curiosos” apenas. 

A desvantagem é que não é o usuário quem faz a pesquisa ativa e ele pode se sentir incomodado com anúncios que aparecem no feed.

 

Conclusão: Facebook Ads ou Google Ads

Com o Google Ads, como vimos, a empresa pode se promover online comprando espaços publicitários nas páginas de resultados do Google com um sistema de leilão, que são ativados quando o usuário busca uma determinada palavra-chave. 

Os anúncios pagos aparecem na tela junto aos resultados orgânicos quando a intenção de pesquisa corresponde à palavra-chave que a empresa escolheu para se promover.

Exemplo de resultado com link orgânico na rede de pesquisa do Google- Facebook Ads ou Google Ads: por onde começar a investir em mídia paga?
Exemplo de resultado com link orgânico na rede de pesquisa do Google.
Exemplo de resultado com anúncio de link pago na rede de pesquisa do Google - Facebook Ads ou Google Ads: por onde começar a investir em mídia paga?
Exemplo de resultado com anúncio de link pago na rede de pesquisa do Google.

Já no Facebook Ads, o público é mais frio, mas também, converte bem, pois são milhões de pessoas que acessam todos os dias o Facebook. E, com certeza, sua empresa precisa estar onde os potenciais clientes estão, concorda?

Em ambos os casos é possível fazer testes A/B para otimizar as campanhas e buscar sempre os melhores resultados de acordo com as métricas disponíveis. 

Vimos, então, as diferenças de anúncios para quem está em dúvida sobre Facebook Ads ou Google Ads. Você já utilizou alguma dessas estratégias de marketing digital? 

 

Dicas para escolher em qual mídia anunciar

Primeiro, avalie o seu negócio e tente entender onde está a sua persona. Depois, avalie o seu produto/serviço. Após as nossas dicas, entenda se a exposição dele faz mais sentido pela busca do Google ou pelas redes sociais.

Por último, avalie o “apelo visual” que tem o seu produto/serviço. Não existe fórmula certa para tal, mas pode ser que as redes sociais façam mais sentido para negócios em que o produto ou serviço contam com um apelo visual maior, como por exemplo, joias, artigos de decoração e artigos artesanais.

Como cada mídia tem um objetivo diferente, o ideal é trabalhar ambas. Estar presente no Google para a intenção de determinadas buscas e também, nas redes sociais para ampliar o relacionamento, humanizar o seu negócio e gerar lembrança da sua marca. Este pode ser o caminho do sucesso para o seu negócio.

 

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Quer saber mais sobre Facebook Ads ou Google Ads e por onde começar a investir em mídia paga? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar!

 

Posted by Making TI e Marketing Digital

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