O que é persona e como ela pode ajudar a alavancar seu negócio

Definir um público-alvo é imprescindível ao iniciar um projeto de marketing digital, pois todas as estratégias são voltadas para clientes. Ou seja, para pessoas com gostos, comportamentos e interesses específicos para o seu negócio. Através desse conjunto de informações, definimos a persona da sua empresa.

 

O que é persona

Basicamente, as personas são personagens ficcionais criados para compor um conjunto de características que formam o cliente ideal de uma empresa. O objetivo é focar em uma persona que represente um grupo de pessoas com comportamentos definidos para o consumo de produtos ou serviços de uma determinada empresa. Em resumo, trata-se de um método de segmentação de mercado.

Definir as personas é essencial para entender e atender as dores e necessidades de seu público-alvo. Suas características fornecem informações e direcionamentos essenciais para o desenvolvimento das estratégias de marketing digital. A ideia principal da criação de uma persona é a de que a mensagem não é feita para a massa de seu público-alvo e sim para personagens fictícios que representem essa massa, dessa forma, a mensagem ficará mais clara, direcionada e atingirá mais facilmente o público. 

Entendendo seu público consumidor, as chances de fornecer algo que eles realmente têm interesse aumentam significativamente.

 

Base para qualquer estratégia de marketing digital

Um exemplo para mensurar a importância da definição das personas é o Facebook Ads. Sem definir, simplesmente seria criado um anúncio aberto para toda e qualquer pessoa, atingindo facilmente quem não se importa e muito menos precisa do que você está oferecendo. Não faria sentido investir tempo e dinheiro criando um anúncio aberto sem delimitar idade, gostos, interesses, localização, etc.

Há o exemplo em relação ao SEO também. Sem antes definirmos as palavras-chave como o projeto teria direcionamento? Seria muito mais difícil! Leia também o artigo O que é e para que serve o SEO?

 

Persona ou público-alvo: existe diferença?

Não só existe, como há muita confusão em torno dos conceitos dos dois termos. 

De modo geral, o público-alvo é uma fatia maior de pessoas. Abrange um grupo misturado, mas com alguns aspectos semelhantes. A persona, como o próprio nome diz, personifica, ou seja, traz mais próximo do real, humaniza aquele perfil que antes era apenas um conjunto de características, utilizando, até mesmo, determinadas situações para defini-la.

As diferenças quando uma ação de marketing é voltada para o público-alvo e quando é para a persona são significativamente diferentes em relação a resultados.

 

O que considerar para definir a persona 

Para definir sua persona, é fundamental levantar questionamentos e respondê-los. É o conjunto de respostas que formam essa definição. 

Siga as perguntas abaixo para definir:

  1. Idade
  2. Escolaridade
  3. Sexo
  4. Cargo/Ocupação
  5. Tamanho da empresa onde trabalha
  6. Seus hábitos e dia a dia
  7. Seus comportamentos e desejos
  8. Meios de comunicação que utiliza
  9. Seus desafios e obstáculos
  10. Como o seu produto ou serviço pode ajudar a solucionar esses desafios

Organize tudo em um documento para ter bem visível todas as informações. Pronto, agora é a hora de começar!

 

Artigos Relacionados

 

Dicas para criar sua persona

Aproveite seus clientes como inspiração 

Colete os dados já existentes dos seus clientes, pois são eles que, de fato representam, o seu negócio. A dica é fazer uma pesquisa de campo, levantando informações que você já possui. 

 

Utilize ferramentas disponíveis para a tarefa 

Existem várias ferramentas que podem ajudar na tarefa, como ferramentas de CRM, o Google Analytics e até mesmo o Facebook Insights servirão dados valiosos para somar às informações e concretizar sua persona.

Todas elas apresentam vários itens para contribuir com a construção da sua persona de forma fácil e simplificada.

 

Estruture e analise as informações coletadas

Ao estruturar e analisar os dados coletados é possível verificar as informações que mais se repetem. Dessa forma, você pode avaliar com mais precisão o que há de comum entre eles. 

 

Organize os dados  para definir sua persona

Os padrões de comportamento que se repetem podem ser utilizados como base na construção da persona do seu produto ou serviço.

Organize as informações, os dados e outros itens que possam somar para chegar a uma definição completa da sua persona.

 

Persona criada

Lembre-se de que você pode criar mais do que uma persona para o seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil representar melhor os grupos formados por seus possíveis consumidores.

E com as personas criadas, fica muito mais fácil produzir conteúdo de qualidade para o público certo e nos canais de comunicação mais vantajosos.

Quer saber mais sobre o assunto ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

 

E-book Como gerar mais leads no Google Ads-baixe agora!

 

Posted by Making TI e Marketing Digital

Atuamos no mercado de comunicação desde 2003, realizando trabalhos de planejamento, criação, otimização e manutenção em websites, consultoria SEO e ações de marketing digital com foco em Links Patrocinados, redes sociais e Web Analytics, sempre comprometidos em atingir os melhores resultados.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.