PMax: Quais os benefícios de ter uma campanha Performance Max em sua conta de Google Ads?

Você já conhece os benefícios de ter uma campanha Performance Max (PMax)?

Trata-se de uma forma de fazer anúncios no Google Ads de modo a otimizar o desempenho das campanhas.

Isso vale para Pesquisa, Rede de Display, Gmail, Discover, Shopping e YouTube. O objetivo é ajudar os anunciantes a alcançarem seu público de maneira mais direcionada e eficaz, inclusive para novos clientes.

 

Conheça os benefícios de ter uma campanha PMax 

Nova meta de aquisição de clientes

Como já dissemos em outros artigos do nosso blog, para fazer uma campanha dar certo no Google Ads é fundamental interceptar o público certo.

Ou seja, as pessoas que realmente estão interessadas em seus serviços/produtos.

O Google sabe disso e, devido à inteligência artificial, espera facilitar o trabalho de empresas a encontrarem seus clientes em potencial e aumentar as conversões.

O comportamento do consumidor mudou após a  pandemia de Covid-19. Dessa forma, as compras online aumentaram bastante, como era de se esperar. 

Isso elevou também o custo por aquisição (CPA), um problema para as empresas que investem em anúncios online.

Pensando nisso, o Google trouxe como solução o Performance Max (PMAx), com a promessa de facilitar o processo de compra para os usuários, o que também beneficia os anunciantes.

Surgiu então a nova meta de aquisição de clientes. Com ela é possível otimizar a campanha de modo que seja possível oferecer lances maiores para novos clientes. 

E, ainda, otimizar a campanha de forma a licitar de modo exclusivo novos clientes. 

Portanto, alguns dos objetivos que podem ser atingidos com a nova funcionalidade são: maior receita e melhor otimização de clientes que não estavam ainda no seu funil.

O motivo é que as campanhas PMax possibilitam o uso de dados para que o próprio Google identifique esses novos clientes. 

 

O PMax permite que o anunciante identifique novos clientes

Mas como acontece essa identificação de clientes que não estavam no seu funil?

Com o novo recurso PMax, os anunciantes têm a possibilidade de escolher as opções:

  • Método de detecção automática do Google: trata-se de uma novidade com a evolução do Smart Shopping. Com o aprendizado de máquina (Machine Learning) faz-se o rastreamento do novo cliente na conversão. 
  • Lista de segmentação: acontece com o uso de dados da base de clientes, para os quais os anunciantes fazem o upload. Em seguida, o Google emite uma taxa de correspondência de quais poderão ser utilizados na segmentação. 
  • Tags de conversão: com a utilização de tags, o Google poderá eliminar todos os que não são novos clientes. 

 

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Mais inteligência sobre o desempenho da campanha 

Uma preocupação constante do Google é melhorar a inteligência quanto ao desempenho da campanha para os anunciantes.

Pensando nisso, as atualizações do PMax abrangem:

  • Insights de diagnóstico: os anunciantes podem fazer ajustes relacionados a problemas que afetam o desempenho da campanha. Ou seja, esses insights mostram, por exemplo, o motivo pelo qual os anúncios não são entregues, bem como oferecem opções para solucionar o problema. 
  • Insights sobre público-alvo: dados de como elementos como vídeo, texto e imagens atingem segmentações diversas. 

 

Ferramentas exclusivas

O PMax dispõe de algumas ferramentas exclusivas para otimização das campanhas. São elas:

  • Insights do público: verificar que públicos apresentam melhor desempenho. 
  • Search Trends: verificar tendências e oportunidades de crescimento. 
  • Insights sobre o interesse do consumidor: identificar temas que interessam aos clientes.
  • Insights sobre assets: verificar oportunidades relacionadas a produtos ou serviços.
  • Forecast de demanda: entender a demanda futura de produtos e serviços. 
  • Mudança de histórico: recomendações de melhorias.
  • Insights de leilão: identificar comportamento de concorrentes no leilão.

 

Como migrar para o PMax 

No mês de abril deste ano, o Google incluiu a possibilidade de migração com um único clique. 

A intenção do Google é que, até setembro, todas as campanhas sejam migradas, antes da Black Friday. 

Além disso, os anunciantes não precisam se preocupar, porque os dados das campanhas anteriores serão mantidos. 

Vale lembrar que as novas funcionalidades do PMax irão ao encontro de tendências no comércio, do fator multicanal e de jornada de compras mais extensas.

 

Por que ter uma campanha PMax?

Veja outros motivos para ter uma campanha Performance Max (PMax):

  • Atingir metas de anúncios específicas (por exemplo, aumentar as vendas online).
  • Usar todos os canais de publicidade do Google com uma única campanha.
  • Campanhas de maior desempenho devido às inúmeras informações que o Google possui, que nos fazem entender os hábitos e intenções das pessoas online; ou seja,  é possível atingir seu público-alvo de forma mais direcionada.
  • Obter atualizações em tempo real sobre o desempenho, com dados precisos que ajudam a otimizar a campanha, intervindo rapidamente para melhorias.
  • O automatismo do Google oferece a vantagem de economizar tempo. 
  • Aquisição de novos clientes. 

É interessante destacar que, apesar dos benefícios de ter uma campanha Performance Max (PMax), a inteligência humana continuará a ter seu peso por meio de:

  • Experiência: as ideias originais e criativas utilizadas na criação de textos, vídeos e imagens serão um elemento diferenciador do profissional que sabe trabalhar com o Google Ads.
  • Estratégia: o Google não decide ou sugere os objetivos de uma campanha; eles continuarão a ser considerados como parte de uma estratégia de marketing mais ampla. Da mesma forma, será importante estabelecer corretamente as configurações na campanha e do Google Analytics.

Então, você já conhecia o PMax? Compartilhe este artigo com outras pessoas!

Posted by Making TI e Marketing Digital

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