Principais cuidados que eu devo ter com Google PMax
O Google PMax combina as metas fornecidas pelo anunciante com o poder da automação para ajudá-lo a responder em tempo real às mudanças nas tendências de demanda do usuário.
Isso permite que você invista precisamente onde há oportunidades existentes ou novas com objetivo de conversão.
Ao criar uma campanha Google Performance Max, deve-se tomar muito cuidado para fornecer informações corretas, úteis e de alta qualidade para alcançar resultados satisfatórios.
Leia também PMax: Quais os benefícios de ter uma campanha Performance Max em sua conta de Google Ads?
O que é necessário para criar anúncios no Google PMax
Criar uma conta no Google Ads
Antes de tudo, para anunciar no Google PMax você precisa criar a sua conta. Basta acessar o site do Google Ads, ir em Começar Agora e fazer o cadastro.
Metas
É interessante lembrar que a campanha PMax tem como parâmetro as metas. Dessa forma, o recurso permite impulsionar metas de conversão específicas com lances inteligentes.
Definir o orçamento
Para anunciar no Google Ads com o Performance Max, é necessário também definir o orçamento, ao qual é possível estabelecer um teto do quanto se pretende investir.
Onde os anúncios do Google PMax vão aparecer
Os anúncios do Performace Max aparecem em todas as redes do Google, que são:
- Rede de pesquisa (no próprio buscador do Google)
- YouTube
- Gmail
- Google Maps
- Display
- Google Discover
Isso mesmo. Os anúncios poderão aparecer em todos esses lugares com apenas uma campanha.
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Cuidados ao criar os anúncios no Google PMax
1. Forneça todas as informações necessárias
A qualidade e a variedade dos recursos fornecidos ao Google Ads desempenham um papel fundamental no sucesso da campanha.
Nesse sentido, o Google PMax combina automaticamente todos os recursos fornecidos à campanha em todos os formatos disponíveis, com base nas metas de conversão definidas.
Quanto mais recursos forem disponibilizados, maior será a gama de possibilidades de anúncios criados, permitindo assim maior visibilidade.
Para que os anúncios tenham bom desempenho, é necessário disponibilizar informações relevantes, como:
- Objetivos e metas
- Orçamento
- Google Meu Negócio
- Google Merchant Center
- Recursos do criativo
- Texto
- Imagens
- Vídeo (opcional)
- Públicos-alvo próprios, incluindo listas de remarketing
- Públicos-alvo do Google, incluindo públicos-alvo personalizados
- Segmentações geográficas
- Feeds (opcional)
- Feeds de dados corporativos
- Feed de anúncios dinâmicos
- Sinais de público (opcional)
Depois dessas definições já será possível trabalhar com a automação e aguardar que a inteligência artificial do Google otimize as suas conversões.
2. Otimize seu feed
No Google Ads, existem diversas opções para configuração de dados estruturados para quem faz vendas de produtos ou diferentes locais de negócios.
Para produtos, existe o Google Merchant Feed. Nesse caso, a plataforma utiliza informações do feed para escolher quais pesquisas serão essenciais em sua oferta.
E, dessa forma, o Google vai mostrar as melhores imagens, preços e headlines dos anúncios.
No entanto, se o feed estiver com dados mal otimizados ou incompletos, os anúncios poderão ficar mal posicionados em relação ao dos concorrentes.
Além disso, poderão ter uma aparência pior, o que trará conversões menores ou com maiores custos.
No Google PMax não é possível controlar algumas questões como lances e palavras-chave.
Por isso mesmo é importante otimizar o feed, para que o Google automatize de forma eficaz a segmentação, as palavras-chave e os anúncios como um todo.
3. Alimente os dados primários dos clientes para melhorar a segmentação
Outra questão essencial é a organização dos dados primários. Caso você já tenha uma lista de clientes, é interessante utilizar os dados primários no Google Ads para que a segmentação seja mais eficaz.
Assim, a inteligência do Google saberá qual público é mais apropriado segmentar ao longo do tempo.
Ou seja, em vez de deixar que a própria ferramenta tente descobrir inteiramente quais são os seus clientes, e consuma orçamento para isso, você já pode antecipar esses dados na campanha.
4. Utilize frases atrativas e propostas exclusivas nos componentes do texto do anúncio
É muito importante saber explorar os gatilhos mentais para que seus anúncios chamem bastante a atenção dos potenciais clientes.
Entre os gatilhos mais conhecidos para anúncios, podemos mencionar os seguintes: urgência, escassez, novidade, prova social, autoridade, especificidade, exclusividade, entre outros.
Além disso, uma fórmula de Copywriting bastante empregada quando falamos em publicidade online é o AIDA. Essa sigla significa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Em outras palavras, é voltada para que o destinatário seja movido pelo desejo de comprar e realize a ação desejada.
A persona que já está no fundo de funil já deseja comprar algo. Muitas vezes, precisa apenas de um pequeno “empurrão” para realizar a compra.
Por isso, os seus anúncios precisam ser atrativos e devem incentivar o usuário a comprar naquele momento.
5. Considere elevar seu orçamento
A Performance Max é uma campanha poderosa que, definitivamente, ajudará você a encontrar seus potenciais clientes. Porém, é interessante que um orçamento considerável seja levado em conta na hora da criação dessa campanha.
Não há uma exigência mínima por parte do Google e nem um consenso entre os profissionais do marketing com relação à verba desse tipo de campanha, pois essa questão será influenciada pelo tamanho do seu público a ser atingido, região de abrangência e outros fatores.
Internamente, com muitos clientes, trabalhamos com o mínimo de R$50,00/dia, porém, isso diferencia muito de cliente para cliente, objetivos, públicos e configurações da campanha.
Então, você já conhecia os principais cuidados ao anunciar no Google PMax?
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