8 dicas para divulgar no Google
Divulgar no Google é algo que traz bastante resultado para as empresas. Porém, existem diversos passos a seguir para alcançar as metas estipuladas.
Cada vez mais negócios reconhecem a importância de estar nos buscadores. São milhões de usuários que acessam todos os dias o Google com intenção não apenas de tirar dúvidas, mas de fazer compras.
Sim! O comportamento dos consumidores mudou bastante nas últimas décadas. Portanto, existe um grande público que faz compras online de produtos e serviços.
E, por isso, é importante que a sua empresa esteja no Google para conseguir mais conversões, certo?
Entenda como divulgar no Google
1. Defina um objetivo
Você já ouviu alguém dizer que “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”?
Antes de tudo, é necessário saber quais são os seus objetivos com a campanha, ou seja, para cada campanha criada, defina um objetivo claro.
Por exemplo: para 1.000 visitas, tenho que investir R$500 e consigo 10 vendas. Logo, é possível compreender que se meu objetivo é conseguir 100 vendas, vou precisar de 10.000 visitas e, consequentemente, terei investir R$ 5.000
É preciso traçar um objetivo alcançável, a fim de mensurar o desempenho da estratégia, fazer ajustes se necessário e alcançar o resultado traçado.
2. Crie um planejamento
Ao criar um planejamento, é possível saber que metas você deseja alcançar no curto, médio e longo prazo.
Essas metas precisam ser plausíveis e não impossíveis de serem atingidas.
Pensando nisso, recomenda-se acompanhar os dados, por exemplo, do Google Analytics.
Dessa forma, você terá parâmetros concretos nos quais você pode se basear para fazer o planejamento.
3. Analise os concorrentes
É muito comum ouvirmos dizer para não prestarmos atenção à “grama do vizinho”, porque ela sempre parecerá mais verde aos olhos de quem faz uma comparação.
No entanto, no marketing digital é necessário saber o que os concorrentes estão fazendo para que sua empresa não fique para trás.
É muito importante que você conheça seus concorrentes para poder traçar suas estratégias.
Ou seja, a partir dessa análise você saberá como se diferenciar no mercado para conseguir mais clientes.
4. Estabeleça uma estratégia
Ao estudar o comportamento do seu público-alvo e da sua concorrência, é possível traçar estratégias para potencializar os seus resultados.
Por exemplo, se você deseja aumentar o número de leads, existem ações específicas voltadas para este objetivo ao divulgar no Google.
Do mesmo modo, para aumentar as vendas, há ações voltadas para conversão que requerem estratégias de vendas para públicos mais frios ou mais quentes.
Existem diversas estratégias específicas para cada objetivo desejado, aumento de ticket médio, tempo de permanência no site, aumento de clientes, entre tantas outras.
Dessa forma, é importantíssimo que a sua estratégia esteja em alinhamento com seu objetivo. Logo, terá o caminho para atingi-lo.
5. Escolha bem as palavras-chave
As palavras-chave são a alma dos anúncios no Google. Por isso, exigem atenção especial.
Ao escolher as palavras-chave, é essencial que você não repita as mesmas palavras em campanhas diferentes no Google Ads.
Além disso, opte por usar um número reduzido e específico de palavras-chave, em vez de utilizar diversos termos que poderão consumir mais recursos sem trazer os resultados.
Acompanhe o resultado da palavra-chave comprada, pois ela possivelmente será acionada por diferentes termos de pesquisa digitados. Por isso o acompanhamento dos resultados é importante e se for possível, negative as palavras-chave que desperdiçam orçamento e não entregam resultados. Leia também Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.
Você não quer receber apenas cliques de curiosos, certo?
Assim que criar os seus anúncios, o primeiro passo, portanto, é negativar keywords.
Porém, é preciso ficar atento, pois em breve o sistema passará por atualizações. Dessa forma é importante acompanhar os e-mails enviados pelo Google.
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6. Crie anúncios diferentes para cada fase do funil
Ao divulgar no Google, você não pode criar em uma mesma campanha anúncios para diferentes fases do funil de vendas.
Essa prática confunde a inteligência do Google. Por isso, o ideal é criar diferentes campanhas para topo, meio e fundo de funil.
O motivo é que em cada fase haverá um nível de consciência diferente por parte da persona.
No topo de funil, a persona está inconsciente do problema. Já no meio do funil, ela sabe do problema e procura uma solução.
E, por fim, no fundo do funil a persona já está pronta para adquirir o seu produto ou serviço.
Vale ressaltar, que a ideia não é só pensar na persona, mas nos objetivos e estratégias de cada campanha, por isso a importância de separá-las.
Uma campanha para vender tem um objetivo diferente de uma campanha para gerar visitas ao seu blog, por isso é importante pensar na persona, mensagem, objetivos, estratégias, entre outros pontos importantes para a criação de cada uma de suas campanhas de anúncios no Google.
7. Experimente diferentes criativos
É sempre importante realizar testes A/B para saber quais anúncios trazem melhores resultados. Assim, você consegue otimizá-los de forma eficaz para conseguir retornos crescentes.
Portanto, evite usar sempre os mesmos criativos. Por exemplo, imagine que um criativo e sua respectiva copy estejam trazendo muitas impressões e poucos cliques.
Com um outro criativo de teste, você terá dados para saber qual converte mais. Inclusive a inteligência de máquina, o algoritmo, funcionará melhor e trabalhará em favor de suas campanhas de anúncios do Google.
8. Acompanhe o desempenho
Uma das fases mais importantes de divulgar no Google é acompanhar o desempenho.
Em outras palavras, é preciso avaliar as métricas com uma certa frequência. Apenas com essa análise será possível otimizar as campanhas.
Isso significa que você precisa dos dados mostrados no painel do Google Ads para saber o que está funcionando ou não.
Dessa forma, corrigem-se estratégias pouco efetivas por outras mais eficazes.
Já está pronto para começar a divulgar no Google Ads? Entre em contato com os nossos especialistas!