Como anunciar no Google Ads
Você sabe por que anunciar no Google Ads é uma oportunidade imperdível? Porque em poucas horas a sua empresa pode ser encontrada e contactada por potenciais clientes que a procuram.
No entanto, muitos negócios utilizam o Google Ads e percebem, depois de alguns meses, que jogaram fora grandes investimentos sem obter os resultados esperados.
Nesse sentido, gerenciar uma conta no maior buscador do mundo é uma profissão e requer experiência e habilidades. Nada pode ser simplesmente improvisado.
Neste guia vamos explicar como é possível começar a anunciar sua empresa no Google sem cometer os erros de iniciantes.
O que é o Google Ads e como funciona
Entre as ferramentas de anúncios está o Google Ads, que é um meio para se obter tráfego pago.
Os anúncios geralmente são exibidos acima dos resultados orgânicos da SERP (Search Engine Results Page) do mecanismo de pesquisa.
Eles funcionam com base em um algoritmo que avalia a relevância do site e do anúncio, tendo como referência as palavras inseridas pelos usuários na barra de pesquisa.
Anunciar no Google e em outros mecanismos de busca representa uma oportunidade de crescimento constante e rápido para muitas empresas.
Ou seja, desde a pequena empresa que decide lançar um novo produto até o comércio eletrônico de grandes marcas.
Além disso, anunciar no Google conta com a abrangência do buscador, da rede de display, rede de pesquisa, Gmail, Discovery do YouTube e também, de sites parceiros, mais de 2 milhões de site e apps de terceiros que fazem parceria com o Google com o objetivo de exibir anúncios.
Entenda como anunciar no Google Ads
A publicidade no Google é uma importante vitrine para a promoção de um negócio.
Muitas vezes, o SEO não é suficiente para aumentar a visibilidade de um site no buscador, sendo necessário utilizar uma série de estratégias de tráfego pago.
Vamos ver agora como criar anúncios no Google, em alguns passos simples. Confira!
Tenha uma persona
Você precisa conhecer pelo menos um pouco o seu público-alvo para que possa iniciar os anúncios com uma direção, mesmo que sejam poucas informações.
O ideal é você descobrir quais são as dores e necessidades de quem entra em contato ou compra seu produto, assim como a idade e gênero.
Conhecendo um pouco desses tópicos, já é possível iniciar os primeiros anúncios com mais assertividade. Obviamente, mais insights e ajustes precisarão ser feitos no público-alvo futuramente.
Defina as palavras-chave (caso for anunciar em rede de pesquisa)
Para anúncios em rede de pesquisa, em que o usuário realiza uma busca e o seu anúncio pode ser impresso, é importante definir com muita cautela as palavras-chave que serão usadas na sua campanha.
A definição de palavra-chave precisa ser feita de forma correta e condizente com seu produto ou serviço, a fim de não aparecer o seu anúncio em buscas não relacionadas.
Por exemplo, se uma empresa vende serviços de “Marketing Digital”, boas palavras-chaves seriam: “empresa de marketing digital”, “agência de marketing digital”, entre outros.
Se você comprar apenas o termo “marketing digital”, é possível que haja um desperdício de verba e o anúncio apareça para quem está apenas buscando conhecer o mundo do marketing digital e não necessariamente buscando a contratação de um serviço.
Esse é apenas um exemplo, porém esse é um erro comum cometido por pessoas com pouca experiência em anunciar no Google Ads e que gera grandes prejuízos.
Defina uma área geográfica dos anúncios
Se você deseja expandir globalmente ou atuar localmente, então o próprio Google se encarregará de exibir os anúncios para os usuários “certos” nos lugares “certos”, de acordo com sua campanha e orçamento.
Defina uma meta
Entre as metas, destacam-se aumentar o número de visitas à loja virtual, a uma página de vendas e crescer a lista de e-mails .
Vale ressaltar, que antes de definir uma meta de investimento, conversão, venda ou contatos, é preciso traçar uma meta de acessos ao site ou a loja virtual, oriundos do Google Ads.
Definir o orçamento
O Google mostra uma estimativa dos resultados de acordo com o orçamento e garante que no balanço geral não seja ultrapassado.
Além disso, a plataforma também indica relatórios contínuos, insights e sugestões para acompanhar o andamento da campanha. E, se necessário, interrompê-la ou modificá-la para melhorar seu desempenho.
Defina as campanhas e copy dos anúncios
A copy terá que destacar de forma envolvente o anúncio, para que os usuários cliquem na sua oferta, em vez de optar por um concorrente.
Por isso, é importante que sua persona, palavras-chave e anúncios estejam alinhados e também, de acordo com a página de destino. Desta forma, o usuário vai encontrar de imediato o que ele busca ao clicar em seu anúncio.
Criar campanhas
Os anúncios ficam disponíveis dentro de grupo de anúncios, que ficam dentro de uma campanha. Você pode fazer campanhas para diferentes objetivos.
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Quanto custa anunciar no Google?
Os preços de um anúncio no Google dependem do orçamento que o próprio usuário define no Google Ads, que pode ser utilizado por praticamente qualquer valor.
Da mesma forma, a plataforma não possui restrições relacionadas à duração das campanhas.
Em outras palavras, é possível interromper a publicação de anúncios no mecanismo de pesquisa a qualquer momento.
O CPC (custo por clique) é o quanto você paga apenas pelos anúncios quando alguém clica.
É diferente de outros tipos de custo, como o custo por impressão. Neste último, você paga pelo número de vezes que o anúncio é exibido.
Dessa forma, vale ressaltar que independentemente do orçamento disponível para anunciar na conta, o valor do anúncio pode ser influenciado por muitas variáveis, como CPC, IQ (índice de qualidade) e abrangência geográfica, além, é claro, dos próprios concorrentes.
Vantagens de anunciar no Google Ads
Vamos ver a seguir a principais vantagens de anunciar no Google Ads:
- Trata-se de um investimento eficaz no curto prazo.
- Promove excelentes resultados, mas lembre-se que assim que o orçamento se esgota, o tráfego e a visibilidade obtidos deixam de existir. Por isso, é importante que você tire o maior proveito possível do investimento no Google e crie estratégias de relacionamento com os usuários que chegam até o seu negócio através dele. Se quiser ter ideias sobre isso, faça um comentário aqui neste artigo, que lhe enviaremos mais instruções.
- É uma ação recomendada para qualquer negócio, inclusive para quem tem estratégias de marketing inferiores a 10-12 meses ou para quem não pode confiar apenas no posicionamento SEO, devido à competitividade das palavras-chave.
- Os retornos financeiros ou de conversão são mais rápidos em comparação ao tráfego orgânico e outras ações digitais que impactam usuários através de anúncios pagos.
Existem muitas outras vantagens de anunciar no Google Ads. Para saber mais, confira também o artigo Por que anunciar no Google Ads?
Por esses e muitos outros motivos, vale muito a pena anunciar no Google. No entanto, como os anúncios pagos são cada vez mais procurados por empresas, certas palavras-chave tendem a ficar mais caras no leilão.
Essa seria uma desvantagem de anunciar no buscador, principalmente para quem não dispõe de muita capacidade de investimento para realização dos testes A/B que poderão trazer mais resultados.
Por outro lado, é possível investir mesmo com valores baixos, pois é você quem decide quanto dinheiro colocará nessa ferramenta de tráfego pago.
Selo Google Partner
Entretanto, para alcançar o resultado desejado, recomendamos que você contrate uma agência com selo Google Partner, que conta com profissionais certificados para a gestão de suas campanhas. Caso o contrário, o seu investimento pode ser alto, sem gerar o resultado esperado.
Se tiver alguma dúvida, faça um comentário, abaixo e responderemos rapidinho!