O que faz uma campanha ser sucesso? 11 dicas para anunciar no Google Ads
Ainda está em dúvida sobre como anunciar no Google Ads de forma que seu investimento tenha bons retornos?
Neste artigo, vamos explicar o passo a passo completo para que o anúncio tenha o melhor desempenho possível. Assim, o dinheiro investido não será “gasto” sem estratégia ou de modo desnecessário.
Uma das maiores preocupações de quem investe no Google Ads é perder dinheiro. Contudo, ao fazer os testes corretamente e analisar as métricas constantemente, esse risco se torna bem reduzido.
Para saber mais sobre a questão, acompanhe a leitura!
Como anunciar no Google Ads e ter sucesso
1. Defina sua persona
Para fazer um anúncio, o primeiro passo é definir a(s) persona(s), que representa o cliente ideal.
O motivo é que você vai saber exatamente com quem está se comunicando, quais são as dores e desejos, de modo que o anúncio seja eficaz.
2. Defina um objetivo prioritário
O próximo passo é escolher qual será o objetivo da campanha. Entre eles, podemos mencionar:
- Vendas
- Leads
- Tráfego no site
- Consideração de produto e marca
- Alcance e reconhecimento da marca
- Promoção de app
3. Faça um anúncio que chame a atenção
Esse é um dos passos mais importantes para anunciar no Google Ads, pois é a partir da mensagem do anúncio que a persona definirá se vai clicar no anúncio ou não.
Para criar anúncios que chamam a atenção, é preciso usar gatilhos mentais. Os mais efetivos são:
- Escassez
- Urgência
- Garantia
- Novidade
- Exclusividade
- Prova social
- Autoridade
4. Tenha mais de um anúncio por grupo de anúncios
Outro ponto importante é criar mais de um anúncio em uma mesma campanha.
Crie um ou dois anúncios responsivos bem definidos focados em dores e desejos de seu público-alvo, caso sua verba seja de um valor razoável e você tenha certeza de que está condizente com seu CPC. No entanto, se sua verba ou suas opções de títulos e descrições forem poucas, crie apenas um anúncio responsivo bem definido.
5. Faça testes com diferentes copies
Quando criamos mais de um anúncio em uma mesma campanha, é possível testar diferentes copies para descobrir qual converte mais.
Esse teste é indispensável para que sua campanha tenha o melhor custo/benefício.
Você pode testar, por exemplo, diferentes headlines, descrições, gatilhos mentais e imagens.
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6. Organize palavras-chave em grupos menores
Usar uma lista muito extensa de palavras-chave não significa que o desempenho será melhor ao anunciar no Google Ads, principalmente se o seu orçamento estiver limitado.
Elas poderão apenas consumir o orçamento sem que se alcance os resultados desejados. Em vez disso, é preferível escolher poucas palavras-chave que convertem mais.
Prefira usar mais palavras-chave quando você tiver uma margem maior de investimento para realizar mais testes.
Leia também Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.
7. Crie uma lista de palavras-chave negativas
Para não perder dinheiro desnecessariamente com palavras-chave desqualificadas, é indispensável ter uma lista de palavras-chave negativas.
Essas palavras atraem apenas cliques de curiosos que não vão comprar. Por isso, é importante negativá-las.
8. Crie anúncios totalmente relacionados às palavras-chave
Os anúncios precisam ter coerência com as palavras-chave utilizadas.
Logo, se o seu anúncio é para venda de notebooks e desktops, por exemplo, as palavras-chave não poderão ser sobre venda de celulares, concorda?
9. Tenha uma página de destino totalmente relacionada ao anúncio
Para que o anúncio tenha um bom desempenho no Google, é essencial que a página de destino tenha relação com o anúncio e sua palavra-chave.
Caso contrário, ele poderá ter sua impressão limitada e seu CPC mais caro, devido ao índice de qualidade estar baixo.
10. Configurar as conversões
Para configurar as conversões será necessário instalar uma tag no seu site. Desse modo, você consegue saber o número de conversões que o anúncio teve ao anunciar no Google Ads.
Além disso, no painel é possível adicionar essa métrica nos filtros, bem como a métrica de custo por conversão.
11. Mensure, analise e otimize. O ciclo é eterno.
São obrigatórios o acompanhamento e análise dos resultados.
Se não houver um acompanhamento de métricas, o orçamento será consumido sem parâmetros adequados e sem a utilização de estratégias para otimização dos anúncios.
Extra: Use a palavra-chave certa se o orçamento for limitado
De nada adianta usar um volume grande de palavras-chave se a verba de investimento for restrita. Isso só irá pulverizar a verba e não trará resultados.
Por isso, caso tenha um orçamento menor, utilize apenas uma palavra-chave para correspondência exata ou a mesma palavra-chave para correspondência de frase, porém evite palavras-chave com correspondência ampla.
Quanto mais palavras-chave você utilizar, maior será o valor que terá que pagar para aquela campanha.
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