A importância do lead no Inbound Marketing

Independentemente de atuarem em ambiente virtual ou presencial, um dos maiores desafios das empresas é conquistar clientes. 

E para que isso seja possível, é necessário conhecer mais a fundo os hábitos e comportamento do público desejado, a fim de planejar campanhas de marketing mais assertivas, com foco na atração.

Dessa forma, surge o conceito de lead, tão citado dentro do marketing.

Entenda a importância do lead e como utilizá-lo nas estratégias de Inbound Marketing para aumentar o número de clientes.

 

Potenciais clientes

Para compreender a importância do lead no Inbound Marketing, é essencial entender com clareza a definição do termo.

É denominada lead a pessoa que se interessa pelo produto ou serviço que sua empresa oferece. Ele também pode ser definido como potencial cliente, ou seja, uma pessoa que, futuramente, possa vir a se tornar um cliente de uma empresa, pois considera-se um lead o indivíduo predisposto a comprar um produto ou ouvir uma proposta de seu negócio.

O interesse do lead é demonstrado a partir do momento em que a pessoa realiza o preenchimento de uma inscrição para receber ofertas, baixar um material relevante ou para fazer uma assinatura de newsletter, agendar uma consulta, pedir uma cotação.

Quando a pessoa preenche os seus dados, ela dá a entender que tem interesse em produtos e serviços que a determinada empresa oferece. E, em contrapartida, com esses dados, como nome, e-mail e telefone, a empresa consegue a chance de fazer contato com esse potencial cliente. 

Para saber mais sobre o termo, confira também o artigo O que é lead, para que serve e como transformá-lo em cliente?

 

A importância do Lead no Inbound Marketing

Nas estratégias de Inbound Marketing, o simples fato de o usuário consumir o conteúdo produzido já mostra seu interesse pelos produtos ou serviço da empresa e, a partir do momento em que ele passa seus dados para fazer o download de algum material, ele se torna um lead. Leia também Entenda as etapas do Inbound Marketing para aplicar no seu negócio.

Daí em diante, ele será inserido no funil de vendas da empresa, fazendo tanto a equipe de Marketing quanto a equipe de Vendas trabalharem em conjunto com o objetivo de fechar novos negócios.

 

Um bem valioso para a empresa

Nem todo mundo que visita o seu site pode ser considerado um potencial cliente. Um visitante apenas navega em suas páginas sem apresentar interesse em consumir seu produto ou serviço.

Ele se torna um lead, quando demonstra que o conteúdo produzido por sua empresa é, de alguma forma, relevante. É quando deve-se intensificar o vínculo com a pessoa nutrindo-a com mais conteúdo de qualidade, para que se estabeleça uma relação de confiança e, com o passar do tempo, ela venha a se tornar cliente.

 

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A importância de identificar um lead qualificado

Como não é possível garantir que todos os  leads realmente se tornarão clientes, é importante saber qualificar um lead.

Lead qualificado é alguém que além de predisposto a ouvir suas propostas, tem mais chances de comprar o seu produto.

Para identificar esse status, as equipes de Marketing e de Vendas devem trabalhar juntas considerando um conjunto de fatores pré-estabelecidos, que atendem a alguns requisitos baseados no Lead Score (pontuação dada aos leads de acordo com seu poder de decisão)  e Lead Tracking (conceito que determina o grau de engajamento em que o possível cliente está e qual sua periodicidade em relação ao negócio).

 

Por isso a nutrição é fundamental

A nutrição consiste em alimentar o potencial cliente com informações relevantes ao longo do processo e mantê-lo próximo mesmo depois da efetivação da compra. Desta forma, fica mais fácil garantir sua fidelização.

Essa nutrição pode ser realizada em forma de e-mails marketing sobre o assunto pelo qual ele se interessou. Entretanto, é importante planejar com cuidado e estratégia, pois a intenção é prepará-lo para o processo de vendas e não abusar da inconveniência.

 

Inbound Marketing na Making

Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades com a metodologia de Inbound Marketing.

Trabalhamos com estratégias para proporcionar a captação de mais leads e gerar mais vendas para seu negócio!

Para saber como podemos ajudar, entre em contato conosco e solicite uma proposta de Inbound Marketing.

E se você ainda tem dúvidas ou quiser saber mais sobre a importância do lead, deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!

 

Posted by Making TI e Marketing Digital

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