O que é Inbound Marketing
Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing? Sabe quando você é bom em algo, vende isso, mas tem dificuldade em convencer possíveis clientes sobre sua expertise?
Aqui está uma metodologia que vai ajudá-lo a convencer futuros clientes de que você é autoridade sobre o assunto e se forem comprar os produtos/serviços relacionados ao seu ramo, estes terão que ser os seus.
O conceito, amplamente discutido na área do marketing digital, é relativamente recente e, de forma sucinta, consiste em criar um conjunto de estratégias que tem por objetivo atrair e trazer a conversão de clientes, utilizando conteúdo relevante.
Marketing de atração
Inbound Marketing significa Marketing de atração, ou seja, através de um conjunto de estratégias, os potenciais clientes são atraídos para consumir um conteúdo e levados a efetivar a compra do produto ou serviço ou seja lá qual seja o objetivo a ser atingido na estratégia.
Através dessa atração, é criado um relacionamento pautado em um planejamento para não só converter mas, como também, fidelizar aquele cliente por meio da criação de conteúdo.
O Inbound Marketing faz com que o cliente procure a empresa
No marketing tradicional, a empresa vai atrás dos clientes.
Já a metodologia Inbound Marketing utiliza como estratégia a criação de conteúdo autoral personalizado, a fim de educar possíveis clientes sobre o segmento de sua empresa/negócio e transformá-la em referência no assunto para, assim, influenciar na decisão de compra desses possíveis clientes.
Esse conteúdo criado é disponibilizado no site, blog e até mesmo nas redes sociais da empresa, a fim de marcar presença nas pesquisas, quando o assunto relacionado for pesquisado pelo usuário em ferramentas de buscas como o Google.
A partir daí, a intenção é construir um relacionamento de autoridade e confiança com a pessoa para transformá-la em cliente, ganhando sua atenção e interesse ao invés de “empurrar” seu produto ou solução para ele.
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Importância do Inbound Marketing para a sua empresa
Qualquer empresa, seja de qual for o segmento, pode utilizar os métodos do Inbound Marketing para fornecer conteúdos e educar sua audiência como desejar, a fim de reforçar sua marca.
Diferentemente do que leigos podem pensar, o Inbound Marketing não é um custo a mais para a empresa, mas sim um investimento altamente rentável. Através desse conjunto de estratégias, a empresa consegue mensurar a quantidade de pessoas que visualizaram um post, um artigo no blog e se isso gerou conversão ou não.
Todo o conhecimento adquirido através desses dados garantem que as campanhas sejam cada vez mais assertivas.
As técnicas de Inbound Marketing permitem que a empresa aumente a visibilidade do seu negócio, diminua os custos de aquisição de clientes, atraia pessoas que realmente podem se tornar clientes, gere conteúdos diferenciados e ainda otimize o processo de vendas.
As vantagens do Inbound Marketing e seus resultados
Mais economia
Além de proporcionar melhores resultados, o Inbound Marketing é mais barato que o marketing convencional. Segundo dados da plataforma Resultados Digitais, a estratégia pode atingir uma economia de 60%.
E como ela vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas, deixar de investir nessa técnica é abrir para a concorrência as chances de tomar o lugar da sua empresa, é ficar para trás enquanto todos os outros estão em disparada.
Mais visitas orgânicas e mais leads
A questão é que, constantemente, as pessoas estão buscando soluções para os seus problemas nos mecanismos de pesquisa. E é exatamente assim que a sua empresa vai aparecer como resolução para um cliente que esteja com uma “dor” que você pode curar.
Outro fato considerável é que ao trabalhar com Inbound Marketing, é possível reduzir investimentos em mídia, pois a estratégia aumenta o volume de audiência qualificada nos canais desejados através do próprio conteúdo.
Segundo a Hubspot, negócios que utilizam Inbound Marketing em suas estratégias de marketing, atraem 3.5 vezes mais visitantes por mês e geram 6 vezes mais leads do que os tradicionais métodos de tráfego pago utilizados, depois do primeiro ano aplicando a metodologia.
Autoridade
Além disso, é a forma mais simples de demonstrar às pessoas que não conhecem seu negócio, o quanto você entende e é autoridade sobre um determinado assunto. Por exemplo, se um psicólogo tem como objetivo vender consultas online, por que não falar sobre esse tema e sobre os tratamentos que ele oferece?
Poder mensurar, analisar e até prever seus resultados são benefícios que o Inbound Marketing traz, pois a cada conteúdo publicado, cada ação pensada e colocada em prática gera respaldo para que os próximos passos sejam cada vez mais assertivos.
Inbound Marketing na Making
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