Entenda as etapas do Inbound Marketing para aplicar no seu negócio

Você sabe quais são as etapas do Inbound Marketing?

O marketing digital é feito por processos e muita estratégia. O Inbound Marketing é justamente um dos conjuntos de estratégias utilizados no marketing digital para atingir resultados. 

Para que essa metodologia seja realmente efetiva, é necessário seguir algumas etapas que se complementam ao longo do processo.

De maneira inteligente, elas atuam com a mesma finalidade, mas de diferentes formas. Cada etapa tem seu grau de importância e, de certa forma, uma relação de interdependência, já que uma, sem a outra, não surtiria o mesmo efeito. 

 

Inbound Marketing: o passo a passo de uma jornada 

Para que as expectativas e, principalmente, os resultados esperados sejam atingidos, essa sequência lógica que faz parte da estratégia de Inbound Marketing deve passar pelas seguintes etapas:

  1. atrair;
  2. converter;
  3. relacionar;
  4. vender;
  5. analisar.

São etapas que, em conjunto, se complementam, formando uma jornada, e atuam de maneira eficaz para alavancar o seu negócio.

 

Entenda cada uma das etapas do Inbound Marketing

 

1. Atração

Se você tem um site, sabe muito bem que precisa constantemente de leads para que possa criar possibilidade de vendas. Se não houver essa coleta, praticamente não há como iniciar um trabalho. 

Exatamente por isso que a atração é a primeira das etapas do Inbound Marketing e uma das mais importantes da jornada de compras. Nela, constrói-se um conteúdo que chame a atenção e possa atrair o maior número de pessoas possível. E o resultado dessa atração é gerar um público engaje com o conteúdo e que esteja propensos a consumir o produto.

Algumas maneiras de gerar essa atração são através de blogs, SEO, redes sociais e links patrocinados. Para saber mais, leia também os artigos:

 

2. Conversão

Como uma etapa complementa a outra, a pessoa que acessou seu conteúdo de atração precisa virar lead para avançar no processo.

A conversão é quando o usuário fornece suas informações em troca de algum brinde ou recompensa. No Inbound Marketing, para conquistar essas informações do usuário a empresa pode oferecer um material de valor, como e-books, checklists, webinars ou qualquer outro material educativo.

 

3. Relacionamento

É importante ter a consciência de que não são todos os visitantes do seu site que já estarão prontos para se tornarem clientes. É preciso que a pessoa “amadureça” a ideia, por isso a etapa de relacionamento é fundamental na jornada de Inbound Marketing.

Nesse momento, é possível utilizar estratégias complementares, como e-mails marketing e newsletters para nutrir os leads de forma inteligente e respeitando o seu momento na jornada. Dessa forma, a empresa mantém o relacionamento com o cliente até o momento em que ele esteja pronto para finalizar uma compra. 

Trata-se de uma etapa que exige paciência e consistência, já que manter a relação com a audiência é o mesmo que estar preparando o “terreno” para o momento certo de efetivar a venda.

Fortalecer esse relacionamento é uma das chaves para fazer a empresa crescer.

 

4. Venda

Depois de nutrir os leads e conquistar oportunidades de negócio, chegou o momento da venda. Dependendo do negócio, a venda ocorre dentro do próprio site e em outros será necessário o contato de um vendedor. Essa etapa exige cuidado e atenção para que a venda seja convertida.

Existem ferramentas nesse setor para potencializar seus resultados, como Lead Scoring e CRM. O Lead Scoring, como um contador, pontua o potencial do lead em se tornar cliente e interpreta seu interesse por meio de seu comportamento em relação aos conteúdos da jornada. Já o CRM (Customer Relationship Management), organiza, metrifica e guarda o histórico de todas as negociações, a fim de melhorar a abordagem e performance de vendas.

Usando ferramentas como essa fica mais fácil direcionar leads de qualidade para a equipe de vendas e garantir que a energia do time seja depositada em reais compradores.

 

5. Análise

Depois de todas as etapas do Inbound Marketing, a última, e não menos importante, é analisar o processo em sua totalidade, os pontos altos e os que precisam melhorar. Dessa forma, assim que o procedimento recomeçar, as falhas já terão sido corrigidas e o negócio estará pronto para atingir o sucesso.

A possibilidade de monitorar cada ação para garantir o sucesso nas etapas se dá por meio de ferramentas como o Google Anaytics e plataformas como a RD Station Marketing.

 

Conclusão

As etapas do Inbound Marketing são importantes para que o negócio conquiste sua identidade digital, concretize a autoridade da empresa e, principalmente, aumente significativamente os resultados. 

Mesmo sendo considerada uma estratégia nova e ainda de pouco conhecimento das pessoas, a metodologia traz um futuro de possibilidades. A cada avanço das ferramentas e algoritmos, somos capazes de coletar cada vez mais informações sobre nossos leads. 

E ter acesso a essas informações torna o processo de vendas cada vez mais eficaz e otimiza o tempo e facilidade do cliente em adquirir o produto. Tudo isso mostra o quanto é potente essa estratégia do marketing digital.

 

Inbound Marketing na Making

Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades com a metodologia e cada uma das etapas do Inbound Marketing.

Trabalhamos com estratégias para proporcionar a captação de mais leads e gerar mais vendas para seu negócio!

Para saber mais sobre como podemos ajudar, entre em contato conosco ou solicite uma proposta de Inbound Marketing.

Será uma satisfação para nós poder ajudar!

Posted by Making TI e Marketing Digital

Atuamos no mercado de comunicação desde 2003, realizando trabalhos de planejamento, criação, otimização e manutenção em websites, consultoria SEO e ações de marketing digital com foco em Links Patrocinados, redes sociais e Web Analytics, sempre comprometidos em atingir os melhores resultados.

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