O que são Links Patrocinados e como ajudam você a crescer

Você sabe o que são Links Patrocinados? Quando fazemos uma pesquisa no Google, normalmente os primeiros resultados que aparecem (com título + descrição + links), demarcados com um rótulo “anúncio”, são os links patrocinados.

Os anúncios de links patrocinados são uma das principais estratégias de marketing digital e, muito provavelmente, a que trará os melhores resultados se o seu objetivo de campanha for gerar tráfego e conversões ao seu site.

 

O que abordaremos neste artigo:

  • O que são links patrocinados
  • Como funcionam os links patrocinados
  • Quem faz gestão de links patrocinados
  • Por que investir em links patrocinados
  • Como os links patrocinados podem ajudar seu negócio

 

O que são Links Patrocinados?

O Link patrocinado é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet para divulgar um produto, serviço e marca; são aqueles links de texto simples que aparecem nos resultados do mecanismo de busca.

No Google, esses anúncios são veiculados no topo dos resultados das buscas, acompanhados do rótulo “anúncio” e o principal objetivo de um anunciante de links patrocinados é o de gerar tráfego ao seu site, blog, loja virtual e/ou aplicativo.

Diferente dos resultados com links orgânicos nas buscas, que são os resultados não pagos, nos links patrocinados do Google, paga-se por clique.

 

A diferença entre link patrocinado e link orgânico:

  • Link Patrocinado = link pago;
  • Link Orgânico = link não pago;
Exemplo de resultado com anúncio de link pago na rede de pesquisa do Google
Exemplo de resultado com anúncio de link pago na rede de pesquisa do Google

 

Exemplo de resultado com link orgânico na rede de pesquisa do Google
Exemplo de resultado com link orgânico na rede de pesquisa do Google

 

Como funcionam os Links Patrocinados?

O anúncio em formato de texto possui título, descrição e link da URL de destino (site, blog, loja virtual e landing pages). Assim que o anúncio é clicado, ele direciona automaticamente o usuário ao destino (anunciante).

Existe uma série de possibilidade de organizações e configurações para a gestão de campanhas de links patrocinados.

O anunciante organiza sua conta hierarquicamente por tipo de campanha, depois por grupos de anúncios e, dentro desses grupos de anúncios, adiciona palavras-chave e os anúncios relacionados a elas. É possível otimizar campanhas, grupos, anúncios e palavras-chave, segmentações de hora, dia, localização geográfica, lances e investimentos para qualquer campanha configurada na conta a qualquer momento.

 

Paga-se quanto e como?

Pequenos, médios e grandes negócios podem anunciar nos links patrocinados do Google Ads, dessa forma, você pode anunciar quanto quiser, pois não existe valor mínimo para fazer suas campanhas. As contas podem ser carregadas com créditos no formato pré-pago ou pós-pago, via boleto ou cartão de crédito.

O anunciante paga somente quando o usuário clica em seu anúncio. O valor pago é chamado de Custo por Clique (CPC) e é o anunciante quem determina quanto deseja investir por dia.

Embora seja um leilão, não fica em primeiro lugar quem paga mais, pois além do valor do lance, o algorítimo do Google irá privilegiar contas com melhores índices de qualidade (IQ).

 

Índice de qualidade

Índice de qualidade é o valor calculado para cada palavra-chave participante nos leilões do Google Ads; ele é calculado pelo algorítimo do Google e determina a relevância de anúncios em relação às palavras-chave digitadas no buscador. Quem atinge um índice de qualidade elevado é aquele anúncio que entrega a melhor experiência possível como resultado da busca, e isso tem relação entre:

Palavra-chave > Anúncio > Página de Destino.

Para exemplificar, vamos imaginar a seguinte hipótese:

Anunciante A: o usuário faz a busca por “comprar chocolate ao leite” que aciona o anúncio relacionado a “chocolate ao leite” e leva o usuário a uma página otimizada com diversas marcas de chocolate ao leite para compra. Neste caso, a experiência seria ótima, pois a palavra-chave tem relação com o anúncio e o anúncio com a página de destino, o que resultaria em um índice de qualidade alto para o anunciante A.

Anunciante B: o usuário faz a busca por “comprar chocolate ao leite” que aciona o anúncio relacionado a “chocolates variados” e leva o usuário a uma página com diversos tipos de chocolates. Neste caso, a experiência seria ruim, pois a palavra-chave não tem tanta relação com o anúncio e o anúncio não tem tanta relação com a página de destino, o que resultaria em um índice de qualidade baixo para o anunciante B.

 

Leilão: valor do lance x índice de qualidade

O objetivo do Google – como buscador – é promover a melhor experiência possível ao usuário e ao anunciante, dessa forma, para fazer um leilão bem-sucedido, se faz necessário conciliar o interesse de três grupos:

  1. Anunciante
  2. Usuário
  3. Google

O Google não colocará na primeira posição aquele anunciante que pagar mais, ele privilegiará o anunciante que criar anúncios mais relevantes para que os usuários cliquem neles, assim, ambos voltarão a usar seu sistema e, para que isso funcione, o Google usa o índice de qualidade (IQ) para classificar os anúncios nos resultados de pesquisa.

Mas como ele faz isso? O Google criou um conceito de classificação do anúncio, que é calculado pelo lance do anunciante, multiplicado pelo índice de qualidade.

Vamos imaginar o seguinte:

  • Anunciante A tem o lance de R$ 0,30 e Índice de Qualidade 10 (então, 0,3 × 10 = 3,0);
  • Anunciante B tem o lance de R$ 0,80 e Índice de Qualidade 2 (então, 0,80 × 2 = 1,60);

Resultado: no ranking de posicionamento dos Links Patrocinados, o anunciante A deu um lance mais baixo, mas ficará melhor posicionado que o anunciante B. Dessa forma, mesmo pagando menos da metade pelo valor do lance da palavra-chave, ele alcançou um melhor posicionamento.

É dessa maneira que o algorítimo do Google faz com que os links patrocinados sejam mais relevantes, competitivos e confiáveis tanto para usuário quanto para anunciante, entregando a eles a melhor experiência possível para buscar e para anunciar.

 

Quanto realmente paga-se pelo clique

Nos links patrocinados do Google, paga-se a quantia mínima necessária para manter sua posição, ou seja, o preço que o anunciante 1 tem que pagar (seu CPC real) será a classificação do anúncio do anunciante abaixo dele, dividido pelo índice de qualidade do anunciante 1, e quanto maior o seu índice de qualidade, menor será o seu CPC real.

 

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Quem faz a gestão dos Links Patrocinados?

A ferramenta do Google Ads pode ser gerenciada por qualquer pessoa, inclusive, existem consultores do time do Google sempre dispostos a ajudar. Quando recebemos, aqui na Making, negócios com baixo investimento, a nossa recomendação é que busquem ajuda através desses consultores e iniciem o trabalho e, no momento em que começarem a ganhar corpo, que façam o que é mais indicado e contratem um profissional certificado ou uma agência parceira do Google Ads.

1. Profissionais Certificados

Os profissionais especializados e certificados pelo próprio Google farão uma gestão de campanhas com objetivos para aproveitar melhor o orçamento de marketing na obtenção de melhores resultados. A certificação do Google Ads é um credenciamento oferecido pelo Google a pessoas que demonstram habilidades no Google Ads. Um profissional certificado é reconhecido pelo Google como especialista em publicidade on-line.

2. Agências Parceiras (Google Partners)

O Google Partner é um programa do Google para agências de publicidade, profissionais de marketing digital e outros consultores on-line que gerenciam contas do Google Ads. Além da certificação de seus profissionais, para que uma agência receba o selo do Google Partners, se faz necessário que ela atenda a requisitos de investimentos mínimos no Google Ads, apresente crescimento da receita da empresa e dos clientes, sustente e aumente a base de clientes. Ao contratar uma agência Google Partners, você estará contratando uma agência especialista nesse assunto.

Confira o certificado da Making no Google Partners.

Selo Google Partner

 

Por que investir em Links Patrocinados?

Anunciar em links patrocinados é fazer marketing de resposta direta. Eles são feitos para provocar uma resposta imediata e levar o consumidor a realizar uma ação específica, seja ela um simples resultado informativo ou mais comumente usado para obtenção de leads e vendas, por exemplo, uma ligação, uma venda, um pedido de orçamento, agendamento de consulta, entre outros.

Fazer anúncios de links patrocinados é anunciar com foco na resposta (solução) à pergunta (pesquisa) feita no buscador. Em resumo, com anúncios de texto na rede de pesquisa do Google, sua oferta vai aparecer apenas para que estiver interessado nela, sendo o consumidor que procura pelo negócio e não o negócio que vai atrás do consumidor, como acontece na maioria das formas de publicidade.

Investir em links patrocinados é uma ótima estratégia para seu negócio, principalmente quando o objetivo é a obtenção de resultados rápidos.

 

Como os Links Patrocinados podem ajudar seu negócio?

Existem muitas vantagens ao anunciar em links patrocinados, as principais são:

  1. Atrair tráfego para seu site
  2. Aumentar a visibilidade da marca
  3. Acelerar seus resultados em marketing digital
  4. Disponível para anunciantes de qualquer tamanho
  5. Aparecer para a palavra-chave desejada
  6. Aparecer no dia e horário desejados
  7. Aparecer na localização geográfica desejada
  8. Pagar apenas pelo clique recebido
  9. Mensurar os resultados de maneira simples e precisa
  10. Fácil gerenciamento das campanhas

Quer mais vantagens?

Conheça as 16 vantagens em anunciar nos links patrocinados do Google Ads.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre Links Patrocinados, por favor, coloque-a nos comentários!

 

Anuncie nos links Patrocinados do Google

Leituras recomendadas:

Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

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