Como vender mais integrando a equipe de Marketing e Vendas

Se você quer mais resultados e o crescimento da sua empresa, é imprescindível que os seus departamentos de vendas e marketing trabalhem em conjunto. 

Como fazer a integração das duas áreas na prática? 

Essa é a pergunta-chave. Continue a leitura e entenda como vender unindo as forças da sua equipe de marketing e de vendas.

 

Entenda a mudança na jornada de compra

O perfil de consumidor mudou, e a forma como ele faz compras também. 

Com isso em mente, quando percebemos que o acesso à internet (e, com isso, ao excesso de informação) mudou a forma como as pessoas compram. Fica nítido que essa mudança também refletiu em como os consumidores percorrem a jornada de compra

Antes, na jornada de compra que funcionava, o vendedor era peça principal, atuando já na primeira (aprendizado e descoberta) ou na segunda (reconhecimento do problema) etapa. 

Hoje, temos um cenário completamente diferente, já que quando existe um contato consumidor versus vendedor, o cliente já está bem adiantado, quase sempre ocupando a terceira (consideração da solução) ou quarta (decisão de compra) etapa. 

Praticamente 70% do processo é feito pelo próprio consumidor, utilizando a internet como ferramenta para fazer pesquisas.

Com isso, as empresas estão se reinventando, e percebem que o Inbound Marketing é a melhor maneira para conseguir atrair, educar e fazer com que o público veja a marca como uma possível solução, por meio da internet. 

Unir marketing e vendas de forma estratégica é a chave para melhorar as vendas no cenário atual. 

 

Quais são os atritos mais comuns entre Marketing e Vendas?

Se o marketing é o responsável pelos primeiros passos, as vendas são pelos últimos, recebendo e fechando negócios que foram realizados pelo Inbound Marketing. 

O ponto é que essa relação marketing e vendas, na prática, acaba ocasionando inúmeros atritos, tanto de um lado quanto do outro. 

As principais “reclamações” da equipe responsável pelas vendas, são:

  • O outro lado nos dá leads desqualificados 
  • O outro lado altera os números para conseguir bater a meta estipulada pela empresa
  • O outro lado não tem visão e vivência da linha de frente

Já as principais “reclamações” da equipe responsável pelo marketing, são:

  • O outro lado desperdiça as boas oportunidades de negócio que enviamos
  • O outro lado não segue à risca o processo definido por nós 
  • O outro lado não consegue olhar a longo prazo 

Essa série de atritos entre marketing e vendas é causada pela falta de interação, e como sofrem pressão diariamente, acabam se olhando como partes opostas do processo, quando precisam se complementar para melhorar o fechamento de negócios na empresa. 

 

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Por que integrar vendas e marketing é importante?

Com os times desalinhados, parece impossível conseguir integrar marketing e vendas. No entanto, unir esforços das duas áreas é necessário para aumentar as vendas e a produtividade. Veja. 

 

1. Mais conhecimento sobre a persona

Com as equipes de marketing e vendas reunindo um conhecimento maior sobre a persona, a empresa aumenta sua capacidade estratégica, conseguindo adiantar possíveis obstáculos. 

Essa possibilidade garante uma série de benefícios, como: evitar cancelamentos de contrato, melhorar a taxa de lifetime value e fazer com que a empresa consiga trabalhar com um ticket médio mais alto. 

 

2. Melhor performance

Integrar marketing e vendas, de forma que se complementem, melhora a performance. Afinal, enquanto uma equipe está focada em trabalhar no processo para garantir bons leads, a outra está focada em entender como melhorar a conversão. 

Para a empresa, isso representa muito mais vendas no curto, médio e longo prazo. 

 

3. Objetivos e metas em comum

Quando todos possuem o mesmo foco, não existe a menor chance do processo acabar pausado. 

Por isso, integrar marketing e vendas fará com que as duas equipes tenham objetivos e metas em comum, sabendo exatamente o que trabalhar para alcançá-los.  

 

4. Informações interligadas

Quando falamos sobre duas equipes que se complementam, ou seja, que dependem uma da outra para fazer funcionar, a única coisa que não pode acontecer é ter informações perdidas.

Pensando nisso, é importante que a empresa conte com softwares que mantenham as informações centralizadas e interligadas, possibilitando que os dois times tenham acesso rápido e fácil. 

 

Conclusão: Marketing e vendas, o yin e yang dos negócios

Essa é uma analogia que retrata bem o que estamos discutindo aqui, afinal, assim como yin e yang, que são duas energias opostas e complementares, o marketing e vendas funcionam da mesma forma. 

Pode até ser desafiador integrar essas duas equipes, mas só trará benefícios, tanto para a empresa, que venderá bem mais, quanto para os próprios setores, que vão parar de se enxergar como inimigos e passarão a trabalhar de forma mais produtiva.

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Posted by Making TI e Marketing Digital

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