Conheça as 9 etapas da produção de conteúdo
Uma compreensão completa das etapas da produção de conteúdo é essencial para qualquer pessoa que deseja atrair futuros clientes para o seu negócio.
Dito isto, deve-se saber que criar um artigo de blog é menos complicado do que possa parecer, se os princípios básicos forem compreendidos e se você seguir cada etapa com dedicação.
Não basta apenas produzir conteúdo aleatoriamente. É preciso entender e entregar ao leitor aquilo que ele precisa. Pegar na mão dele e levá-lo a leitura de novos conteúdos que complementem a sua jornada e, principalmente, entender que a produção de conteúdo deve ser feita compreendendo em qual etapa o seu futuro cliente se encontra.
É preciso entender quais são os motivos e as estratégias que vão contribuir para alavancar o seu negócio.
1. Entenda quem é a persona
Persona é uma representação fictícia do cliente ideal da sua empresa. O personagem é criado com base em dados, entrevistas e algumas suposições, e possui comportamentos, hábitos, motivações, preocupações, histórico pessoal, entre outros.
Ou seja, a Persona é o arquétipo do cliente a quem queremos nos dirigir e é o resultado de um conjunto de informações que incluem:
- Dados pessoais e demográficos (idade, sexo, profissão, formação educacional, nacionalidade).
- Características comportamentais.
- Objetivos e desafios pessoais e profissionais.
Lembre-se: para a produção de conteúdo, você precisa ter sua persona muito bem definida.
2. Escolha as palavras-chave
No contexto do marketing digital, palavras-chave nada mais são do que consultas feitas nos mecanismos de pesquisa, como o Google ou o YouTube.
Mas por que as palavras-chave são importantes para quem trabalha com marketing digital? Na verdade, esse motor de busca analisa constantemente os vários portais da web, rastreando todas as palavras-chave contidas neles e, com base nisso, lhes confere uma relevância.
Na prática, o Google utiliza palavras-chave pesquisadas por usuários para entender quais portais devem ser mostrados nos resultados. Dessa forma, seu site poderá obter muito tráfego. Entenda também a Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.
3. Siga um calendário editorial
Um calendário editorial é uma ferramenta de planejamento para pensar o conteúdo a ser publicado. É um documento que, para ser funcional, deve ser projetado, criado, revisto e atualizado.
Se você tem que escrever um artigo por semana em seu blog, ou tem que agendar posts nas redes sociais, você deve estar alerta e atento aos assuntos quentes, por exemplo, mas tendo como parâmetro o calendário editorial.
Esse planejamento exige consistência, equilíbrio e organização. E permite que você tenha uma visão geral da atividade da semana e do mês.
4. Crie a estrutura do texto
Cada postagem do blog deve ser escrita após seguir passos que definem a estrutura. A estrutura tem a ver com o desenvolvimento lógico da produção de conteúdo.
Por exemplo, a divisão dos parágrafos devem ter no máximo quatro linhas para facilitar a leitura online. É preciso integrar as palavras-chave com títulos, subtítulos e imagens.
Antes de começar a escrever o artigo, defina todos os tópicos e subtópicos que ele abrangerá.
5. Seja original e interessante na escrita
A introdução de seu artigo não deve ser escrita ao acaso. Você precisa chamar a atenção para que o leitor queira ler todo o artigo. De preferência, faça uma promessa e cumpra a promessa com o conteúdo.
Se sua introdução for feita com descaso, isso aumentará sua taxa de rejeição, o que não é bom para o posicionamento do seu artigo no Google.
Como você já dividiu os subtítulos, você precisa fazer uma pesquisa dos concorrentes antes de começar a escrever. Leia o que já foi dito e escreva algo original e mais interessante.
6. Enriqueça o conteúdo com imagens
Na produção de conteúdo, a comunicação não verbal é tão importante quanto a verbal. Além disso, ela é bastante eficaz para transmitir uma mensagem.
Então, escolha boas imagens para ilustrar o seu artigo. Não é à toa que as imagens são plenamente aplicadas em praticamente todas as estratégias de marketing, tanto offline, como em outdoors, como no meio online.
As imagens que olhamos nos inspiram com imediatismo, ao nível inconsciente, e essas emoções conseguem gerar em nós o mais diversos desejos e inspirações. Use-as em favor do objetivo principal de seu conteúdo.
7. Não se esqueça de revisar
Após todas essas etapas e quando o seu texto já estiver pronto, é muito importante que você revise.
Se você não revisar, com certeza muitos erros de português, pontuação, gramática e até mesmo de coerência vão passar despercebidos.
E, para o leitor e potencial cliente, não é nada agradável ler um texto repleto de erros. Isso, inclusive, afeta negativamente a credibilidade da sua marca.
8 – Publique o conteúdo
Após todas essas etapas, é hora de publicar! É importante que você foque na produção de conteúdo que realmente gere valor para a sua persona.
Não escreva nada apressadamente nem publique um artigo apenas para cumprir o calendário editorial. Se você acredita que seu conteúdo não ajuda, de fato, seu potencial cliente, pense duas vezes no propósito do artigo.
Reveja os pontos anteriores e saiba, antes de tudo, qual é a dor da persona e como você oferece uma solução.
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9. Mensure os resultados e otimize seu conteúdo
Depois de publicado o conteúdo, é fundamental que você acompanhe os resultados e, se necessário, depois de um tempo, procure otimizá-lo. Bons indicadores para acompanhar:
– Origem do tráfego
– Evolução do tráfego orgânico
– Tempo de leitura
– Páginas por visita
– Taxa de rejeição
– Taxa de cliques (CTR)
– Conteúdos mais acessados
Dica extra: aliar a produção de conteúdo e o SEO
A combinação da estratégia de produção de conteúdo com o SEO é fundamental para o sucesso de qualquer negócio online.
A produção de conteúdo de qualidade é essencial para atrair e engajar o público-alvo, enquanto o SEO é necessário para garantir que esse conteúdo seja encontrado pelos mecanismos de busca e alcance as pessoas certas no momento certo.
Ao aliar essas duas metodologias, as empresas podem aumentar a visibilidade online, gerar leads qualificados, melhorar a conversão de vendas, fortalecer a marca e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Além disso, a combinação de SEO e produção de conteúdo permite que as empresas conheçam melhor o público-alvo e suas necessidades, o que pode levar a um melhor entendimento do mercado e a uma melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos.
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