Como o Inbound Marketing ajuda a vender mais
O mundo digital diminuiu as distâncias geográficas e aproximou potenciais clientes a novas marcas e produtos.
Para se diferenciar dentro de uma mar de opções, é preciso se conectar com essas pessoas, mostrando relevância e essência. E a forma de alcançar isso, é através do Inbound Marketing.
Entendendo o Inbound Marketing
A tradução literal da expressão é “Marketing de atração”. O termo surgiu em 2006 e consiste em um conjunto de tecnologia, métodos e processos, com a finalidade de atrair potenciais clientes para o seu negócio, mantendo um relacionamento com eles, convertendo-os em clientes e gerando mais vendas.
A metodologia consiste em focar os esforços em possíveis compradores, através da produção e distribuição de conteúdos de interesse e impacto. A ideia é mostrar que você entende a dor da sua persona e tem soluções.
Para um bom relacionamento com a base de leads, é necessário segmentá-la e mapear em qual momento da jornada de compra cada um dos leads está. Dessa maneira o ideal é personalizar a comunicação para realmente conversar de forma pessoal com cada um deles a fim de que tal comunicação (através de fluxos de automação) conduzam os leads para o objetivo principal, que muito provavelmente, será a compra do seu produto/serviço.
O objetivo principal do Inbound Marketing é fazer com que seus leads avancem no funil de vendas.
Marketing de conteúdo para vender mais
Atualmente, os usuários pesquisam online sobre produtos, serviços e empresas, antes de fecharem contrato ou realizarem uma compra. Por isso, a importância da produção de conteúdo para atrair e conquistar potenciais clientes para conhecerem seu produto ou serviço.
Através de artigos para blog, vídeos e publicações em redes sociais, como Instagram e LinkedIn, a empresa se comunica com os consumidores, mostrando que entende os problemas deles e soluciona, de alguma forma, a necessidade.
Para isso, é preciso produzir conteúdos relevantes para o público-alvo a fim de promover seu negócio, atrair tráfego, converter e finalizar vendas.
A produção de seus conteúdos deve apoiar a sua estratégia de Inbound Marketing.
Leia também Produção de conteúdo: 9 etapas para alcançar o sucesso.
Benefícios do Inbound Marketing
Muitos são os benefícios de se investir em Inbound Marketing, entre eles:
- Relacionamento com o público certo para a sua marca;
- Aumento da visibilidade do seu negócio;
- Redução do ciclo de vendas, trabalhando com usuários mais próximos da aquisição do seu produto;
- Aproximação com os clientes;
- Aumento do ticket médio e faturamento;
- Mensuração de resultados de forma mais ágil.
Metodologia Inbound Marketing
O Inbound Marketing passa por 4 ações, em uma combinação de produção de conteúdos relevantes para o público-alvo, técnicas integradas como SEO, e-mail marketing etc, automação de marketing e, mensuração e análise de resultados.
1. Atração de tráfego
Para atrair os usuários, como citado anteriormente, é preciso ser relevante e tratar de assuntos de interesse. Publicar conteúdos em redes sociais, blogs, entre outros, com a finalidade de guiar potenciais clientes para o site do seu negócio.
2. Conversão dos visitantes
Após a chegada desses usuários ao seu site, como fazer a conversão desses visitantes?
A criação de materiais ricos e landing pages são ótimas formas de conversão. Além disso, uma boa campanha de e-mail marketing pode ajudar a obter melhores resultados.
3. Transformação de leads em clientes
Esses contatos que chegam ao seu site representam oportunidades reais de vendas.
Para aproveitá-los da melhor forma possível é preciso entender em qual etapa da jornada de compra que cada um deles se encontra e atuar de forma certa, através de e-mails ou até mesmo ligações.
4. Promoção de clientes e fãs da marca
Após os esforços para conquistar o cliente, a ação mais importante para manter a relevância da sua empresa é encantar e transformar o consumidor em promotores e defensores da sua marca.
Um cliente satisfeito realiza a recompra e indica a sua empresa. A aprovação social é um dos pontos mais importantes nas vendas online. Afinal, é muito mais fácil você comprar de uma empresa que uma pessoa do seu meio social indica, do que aquela que você nunca ouviu falar.
Esse relacionamento pode ser mantido através de programas de fidelização, campanhas de descontos para clientes, entre outros.
Recursos do Inbound Marketing
Para colocar toda essa estratégia em prática é preciso usar alguns recursos.
Conteúdos
A produção de conteúdo para blogs e sites tem baixo custo e são eficientes, em médio e longo prazo. Além disso, é um recurso sólido e constante.
Para ter um bom resultado, é preciso otimizar com SEO, a fim de os conteúdos serem mais “amigáveis” para os motores de busca.
Entretanto, conteúdos não necessariamente precisam ser feitos em blogs. Você pode produzi-los em outros canais, como por exemplo, vídeos no Youtube.
Mas lembre-se, a produção de conteúdo em seu blog vai dar total controle e poder sobre ele. Já para a produção de conteúdo no Youtube você precisará se submeter às diretrizes de uso do canal.
Redes Sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para se conectar com seu público. Porém, isso não quer dizer que você deva marcar presença em todas, mas sim naquelas que fazem sentido pro seu negócio e público-alvo.
Não basta ter uma rede social, é preciso alimentá-la com conteúdo e interagir com os seguidores, a fim de criar um vínculo.
Materiais ricos
Os materiais ricos são ótimas estratégias para captar leads. Faça webinars, e-books, planilhas etc, com assuntos relevantes.
Para converter, disponibilize esse conteúdo através de uma landing page com preenchimento de formulário com os dados do usuário.
A partir daí, você consegue manter um relacionamento com ele através de e-mails e fluxos de automação.
O Inbound Marketing ajuda a vender mais
Investir em Inbound Marketing pode ser o que falta para o seu negócio escalar e vender mais. Aposte na estratégia para atrair novos clientes.
Conhecendo bem a sua persona e com um planejamento é possível desenvolver bons conteúdos com relevância para o seu público.
Inbound Marketing na Making
Nós podemos auxiliar sua empresa a conquistar melhores resultados e ótimas oportunidades com a metodologia e cada uma das etapas do Inbound Marketing.
Trabalhamos com estratégias para proporcionar a captação de mais leads e gerar mais vendas para seu negócio!
Para saber mais sobre como podemos ajudar, entre em contato conosco ou solicite uma proposta de Inbound Marketing.
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