CRM: 7 formas como ele pode impactar o seu negócio
A discussão já não é mais sobre o que é CRM e quais as vantagens podemos esperar, mas, sim, como o CRM pode impactar a empresa.
E a dúvida vai além: caso impacte, será sempre de forma positiva?
Sim. Continue a leitura para conhecer as maneiras pelas quais o CRM pode transformar o seu negócio.
7 formas de como o CRM pode impactar seu negócio – de forma positiva, claro
O CRM, como um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, pode mudar a maneira como você opera o seu negócio. Caso seja implementado corretamente, ele pode ser positivo para a sua empresa.
Descubra as formas como essa plataforma pode impactar o seu negócio. Veja abaixo.
1. Organiza e cria registros da operação
Se você possui uma empresa, provavelmente já usou planilhas para tentar gerir o processo de vendas e já enfrentou alguns problemas, como:
- Depois de uma reunião com o cliente, acabou esquecendo do que foi conversado/definido.
- Na hora de um atendimento, perdeu alguns detalhes importantes.
- Já sentiu que uma venda não foi realizada por não ter uma boa organização.
O CRM consegue cadastrar atividades, definindo quais fazem sentido para a negociação, e realizar agendamento de follow-up.
Além de notificar, o CRM cria um histórico automático com tudo que foi feito com cada cliente, podendo ser salvo e consultado quando quiser.
2. Ajuda a conhecer melhor seu cliente e sua própria equipe
CRM é um sistema focado no relacionamento com o cliente, e para que exista um relacionamento, a sua empresa precisa conhecer com profundidade a “pessoa do outro lado”, que é o cliente.
Um dos impactos do CRM para a empresa é justamente essa possibilidade de coleta de informações relevantes sobre o cliente, já que existe um espaço para anotação, em que sua equipe pode deixar comentários que acreditam ser relevantes para o processo.
Além do cliente, o CRM permite que a empresa conheça a própria equipe, isso porque o sistema apresenta volume de tarefas que estão sendo realizadas pelos vendedores, status de tarefas e até mesmo tempo de primeiro contato.
3. Facilita a fidelização de clientes
O sistema ajuda a conquistar o cliente, mantendo-o sempre por perto e realizando compras.
A empresa contará com um histórico, que pode ser usado pelo time de vendas para oferecer produtos que mais se encaixam ao perfil do cliente a ser fidelizado, além de oferecer um atendimento personalizado.
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4. Permite maior produtividade e escalabilidade
O sistema oferece relatórios dos clientes, aprimorando os processos, o que faz com que a produtividade da equipe aumente consideravelmente.
5. Aumenta seus resultados em receita
Quando o CRM é bem implementado, estreitando o relacionamento com o cliente, existe não só um aumento de vendas, como o ticket médio passa a aumentar. Ou seja, você vende mais e melhor.
6. Permite aprender com as perdas
Todos são ótimos, mas esse é um dos impactos que mais fazem a empresa evoluir. Você vai aprender sobre tudo a respeito do seu processo, inclusive sobre o que não está funcionando bem.
Ao entender seus pontos fracos, você consegue analisar como pode resolvê-los para continuar se destacando no mercado.
7. Integra o Marketing com Vendas
Muitas empresas acabam tratando Marketing e Vendas separadamente no Funil de Vendas, fato que pode gerar menos resultados que o esperado.
Ao integrá-los, é possível compreender mais claramente a Jornada do Cliente, já que o Marketing cria a campanha e atrai o lead e o time de Vendas finaliza o processo. Leia também Como vender mais integrando a equipe de Marketing e Vendas.
Conclusão: Nunca foi tão bom ter a empresa impactada
Quando falamos sobre a empresa ser impactada, sempre parece doloroso, não é? No entanto, se o impacto está vindo do CRM, pode ter certeza que será extremamente positivo para os negócios.