Diante da transformação digital, as empresas estão se preparando para conseguir, de algum forma, um aumento de produtividade e até mesmo eficiência quando o assunto é a operação.
Muitas são as vantagens do CRM para otimizar resultados, automações e processos para o seu negócio.
7 Benefícios de usar um CRM
O CRM é uma das ferramentas mais interessantes quando o assunto é integração de marketing com vendas, já que consegue gerir e analisar em um único lugar cadastros de clientes, agenda de equipe de vendas e até mesmo softwares de automação.
Mas ainda que centralizar seja uma vantagem e tanto, não é a única.
Leia abaixo as 7 vantagens do CRM para entender as melhorias que a plataforma pode proporcionar para a sua operação.
1. Melhorar o relacionamento com o cliente
Para falarmos sobre as vantagens do CRM, precisamos voltar ao seu funcionamento.
Como todas as informações ficam em um único lugar, os clientes acabam contando com um histórico, ou seja, caso engajem com seus e-mails, por exemplo, você ficará sabendo.
Com essa possibilidade, você consegue entender quais são os clientes ativos e pode nutri-los, de forma a melhorar ainda mais o relacionamento.
2. Mais controle de vendas
Uma das vantagens do CRM é saber a frequência com que determinado cliente realiza compras na sua empresa, sazonalidades e, claro, analisar gráficos para facilitar o desenvolvimento de ações para potencializar as vendas.
Além disso, você também consegue entender quantos leads cada vendedor da equipe conseguiu converter em um determinado período.
3. Coletar dados do comportamento do consumidor
O CRM é um grande “armazém” de dados, então, no fim das contas, você conseguirá coletar uma infinidade de dados, que podem ajudar a entender o comportamento do consumidor para definir com mais facilidade as melhores estratégias a serem seguidas.
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4. Compreender a jornada de compra
Uma das vantagens do CRM é saber o tempo exato que o seu potencial cliente leva para percorrer sua jornada de compra.
Isso significa que você não só vai conhecer o processo, como vai saber quanto tempo exatamente alguém leva para, de fato, realizar uma compra na sua empresa.
5. Identificar as oportunidades
Com o CRM, a sua equipe consegue fazer follow-up com uma certa frequência, e isso, além de manter o aquecimento do cliente, deixará claro detalhes das oportunidades, como, por exemplo, quais não geram resultado para a empresa.
6. Mapear estratégias ineficazes
Não existe o menor problema de que a sua empresa tenha estratégias ineficazes, desde que você saiba quais são para conseguir corrigi-las.
Uma das vantagens do CRM é fazer esse mapeamento, mostrando para a equipe os pontos fracos do produtos, erros no script de vendas, perfis de leads que não convertem bem e até mesmo aspectos positivos da concorrência.
7. Melhor gestão de tempo
Melhorar a gestão de tempo também é uma das vantagens do CRM. Afinal, com ele a equipe consegue registrar de forma automática todas as informações, além de outros detalhes, como pontos positivos dos vendedores, então o processo torna-se produtivo.
Conclusão: O resultado é a principal vantagem
O CRM garante mais resultados ao seu negócio, portanto, vale a pena implementar na sua empresa.
Ao analisar todas as vantagens do CRM e conhecer as funções, podemos comparar a plataforma a um funcionário competente, rápido e criado para gerar resultados.