CRM, Customer Relationship Management, é a sigla para gestão de relacionamento com o cliente, em português. 

Muito além de uma ferramenta, CRM é uma solução estratégica e tecnológica que oportuniza que as empresas consigam ter mais controle dos contatos com seus clientes, já que possibilita gestão e análise de informações. 

Continue a leitura para entender como funcionam as ferramentas de CRM e as etapas da gestão de relacionamento com leads. 

 

Quais vantagens de implementar CRM na sua empresa?

Existem empresas que, mesmo com acesso à internet e todas as possibilidades que ela traz, ainda reúnem informações de seus leads em agendas ou planilhas. 

Cada empresa conta com a sua metodologia, mas quando se busca o crescimento e otimização do processo de vendas da empresa, o CRM traz muitos benefícios.

Pensando nisso, e já que você já sabe o que é CRM, veja quais são as vantagens de implementá-lo na sua empresa. 

 

1. Controle do processo comercial 

O CRM permite que você não só organize seu processo de vendas, como acompanhe o funil criado. As etapas da negociação com o potencial cliente ficam bem claras e disponíveis para consulta da equipe. 

 

2. Centralização de dados

Não há como falar sobre vantagens de ter CRM sem mencionar a centralização. Já foi o tempo em que as empresas eram “sustentadas” na base da memorização, então, ter as informações centralizadas fará com que nada se perca no meio do caminho. 

 

3. Vender MUITO MAIS

CRM não só faz a empresa vender mais, como melhor. 

Os vendedores, assim como todos os outros envolvidos no processo comercial, conseguem realizar as ações em um só lugar, otimizando-as. Ou seja, os vendedores não perdem tempo entrando em várias ferramentas, é uma só.

 

Artigos Relacionados

 

Como funciona uma ferramenta de CRM?

Lembra que para explicar o que é CRM, falamos sobre a empresa ter maior controle sobre o relacionamento com leads, justamente pela possibilidade de gerir e analisar informações armazenadas? 

Pois bem, a ferramenta de CRM facilita o processo, já que guarda informações de maneira que, além de ser organizado, a empresa consiga entender como funcionou o contato com o lead. 

Na prática, isso significa que a empresa terá uma espécie de histórico de cada potencial cliente, fazendo com que os vendedores, por exemplo, num futuro contato, tenham o preparo necessário para um atendimento eficiente. 

 

Etapas da gestão de relacionamento com os leads

Além de saber o que é CRM e como funciona uma ferramenta, é importante que você conheça as etapas da gestão de relacionamento com os leads, até para saber como a ferramenta pode, de fato, ajudar. 

 

Aquisição

Essa etapa é conhecida por atração, já que funciona atraindo pessoas qualificadas para sua base de leads, reunindo as informações em apenas um lugar, de forma que possam ser consultadas pelas pessoas da equipe de forma rápida e fácil. 

 

Transição

Chamamos essa etapa de transição, porque acontece justamente isso, os leads que foram atraídos passam a ser clientes. 

Para que essa etapa seja feita, o lead é nutrido. Depois da nutrição, quando o lead está pronto para a transição, a equipe de vendas é acionada para realizar a conversão. 

 

Atendimento

O mais interessante da ferramenta de CRM é que ela permite que a empresa consiga oferecer um atendimento personalizado, com base nas necessidades do cliente e também da etapa em que está. 

Com ferramentas de CRM, além de sanar dúvidas, a empresa ainda pode entender como manter a interação com o cliente. 

 

Retenção

Essa etapa é a favorita das empresas, justamente pela possibilidade de garantir uma relação a longo prazo com seus clientes. É como dizem, ao invés de procurar por novos clientes, faça com que os clientes que já possui continuem com você por muito tempo. 

 

Conclusão: CRM garante o up que a sua empresa precisa

A verdade é que muito mais importante do que saber o que é CRM, é entender qual é o seu valor para a empresa. 

Não é só um software para centralizar informações, mas também para gerenciar leads e ter, de forma antecipada, oportunidades reais de fechamento de negócios. 

Implemente na sua empresa, mas lembre-se: CRM é muito mais do que uma ferramenta, é uma metodologia usada pela equipe para fazer da sua empresa gigante.

 

 

Templates para relacionamentos com os leads - baixe agora!

Posted by Making TI e Marketing Digital

Atuamos no mercado de comunicação desde 2003, realizando trabalhos de planejamento, criação, otimização e manutenção em websites, consultoria SEO e ações de marketing digital com foco em Links Patrocinados, redes sociais e Web Analytics, sempre comprometidos em atingir os melhores resultados.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.