Marketing de conteúdo: por que ele é importante para o seu negócio?
Quando pensamos em estratégias de Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo é sempre colocado em destaque, devido à importância para o sucesso das ações da sua empresa no meio digital.
Mas afinal, o que é o Marketing de Conteúdo? É uma estratégia que visa produzir conteúdos focados no seu público-alvo a fim de auxiliar o usuário na jornada de compra, desde atrair o consumidor certo, educar e, enfim, fidelizar.
O processo deve ser feito de forma natural e espontânea, com ações pontuais nos momentos específicos, ou seja, sem promover explicitamente a marca e sim, tratar de assuntos de relevância para o público com a finalidade de se tornar autoridade no segmento em que a sua empresa atua.
Vídeos, artigos para blog e publicações em redes sociais são alguns exemplos de conteúdos que podem ser trabalhados na sua estratégia.
Por que apostar em Marketing de Conteúdo?
Por que investir em conteúdo se posso usar a verba em anúncios? Apesar de resultados a longo prazo, as estratégias são mais duradouras e sólidas para o seu negócio.
Não estamos falando em apenas vender, mas em aumentar o reconhecimento e presença da marca online, de nutrir os clientes para recompras, reduzir custos de aquisição e melhorar a experiência do usuário como um todo.
Ao construir um plano de ação de Marketing de Conteúdo, junto ao funil de vendas, você consegue fidelizar mais clientes, gerar os propagadores e defensores da marca e assim, obter recompras e novas vendas, sem investir novas quantias.
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5 formas de fazer Marketing de Conteúdo
Conheça 5 formas de aplicar as estratégias de conteúdo para o seu negócio.
1. Artigos de blog
Ter um blog da sua empresa é essencial para rankear seu site no Google, além disso, o canal é eficaz para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, gerando bons resultados.
O blog é uma das formas mais utilizadas para atrair usuários. Com conteúdos de qualidade, otimização e aplicação de SEO, ele pode ser o primeiro contato de futuros clientes com o seu negócio.
Não basta ter um blog e escrever artigos com assuntos aleatórios, é preciso produzir conteúdos relevantes para a sua persona, ter periodicidade e frequência nas publicações, planejar pautas com antecedência alinhadas com a jornada de compra e levantar palavras-chave que ajudem a rankear o seu artigo.
2. Material rico
O material rico tem como estratégia a captura de contatos desses usuários que estão navegando pelo site, a fim de um relacionamento futuro e vendas.
O conteúdo deve ser educativo e oferecido do meio para o fim do funil de vendas, pois pode ser que o potencial cliente ainda não esteja pronto para fechar negócio. Mas a partir da disponibilização do contato para obter o material, você pode nutri-lo até o momento de decisão de compra.
O material rico funciona como uma troca. Você oferece o conteúdo e o usuário disponibiliza os seus dados. Para isso, é preciso ofertar o material através de uma Landing Page, página para conversão, com um formulário com nome, telefone, e-mail e outros assuntos que você achar necessário.
Alguns exemplos de material rico são: e-book, planilhas, templates, teste, entre outros.
3. E-mail marketing
Enviar um e-mail é uma boa forma de disseminar o seu conteúdo e de se relacionar com sua base de leads. Ele é um canal de baixo custo e de fácil utilização.
Para obter um melhor resultado, é necessária a criação de segmentação. Ou seja, separar os leads por interesse através dos conteúdos acessados. Assim, é possível entregar a mensagem certa no momento certo e obter uma taxa melhor de conversão.
O e-mail deve ser usado para nutrir os potenciais clientes e incentivá-los a comprar. Por isso, além de newsletter, divulgue os produtos da sua empresa e ofertas.
4. Redes Sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para o Marketing de Conteúdo. Além do grande público, eles podem servir tanto para atrair os usuários, quanto para se relacionar com eles, e até mesmo para vender.
Atualmente, é o canal mais usado para consumir conteúdo e com alto poder de disseminação. Além disso, é o mais barato.
Vários são os formatos possíveis de trabalhar nas mídias sociais como vídeos, infográficos, transmissões ao vivo e gifs.
5. Vídeos
Os vídeos estão em alta e são muito consumidos no meio digital. O formato é popular e pode ser muito valioso para a sua empresa.
Disponibilizar um vídeo na sua página de produtos, por exemplo, pode aumentar a intenção de compra e reforçar a confiabilidade na sua empresa e produto. Como a pessoa está vendo o produto somente online, o vídeo dá a dimensão de como ele funciona e pode resolver os problemas dos potenciais clientes.
Além disso, enriquecer o seu conteúdo do blog com vídeos pode ser uma boa estratégia para gerar mais tráfego.
Webinars, templates e outras ferramentas também podem ser ótimos formatos de criação e distribuição de conteúdos. São diversas formas de se relacionar com os leads e prospects. Cabe a você e à sua equipe levantarem aquelas que fazem mais sentido para o público-alvo da sua empresa e o seu negócio.
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