Saiba se é hora de implementar um CRM na empresa

Será que existe “hora certa” para implementar um CRM na empresa? 

É normal que, em algum momento, quando donos de empresas descobrem o potencial do CRM, se perguntem se é o momento de entrar com essa solução na empresa. 

E a verdade é que o único que pode dar essa resposta é o seu próprio negócio. Afinal, quando está na hora de implementar um CRM, as empresas dão alguns sinais. 

Não sabe quais sinais são esses? Bom, então, continue a leitura e entenda se a sua empresa já está pedindo por uma solução como essa. 

 

Sinais se está na hora de contratar um CRM

Você pode até estar um pouco cético, perguntando se realmente as empresas começam a dar sinais, mas assim que você começar a ler cada um deles, vai perceber o quanto é importante não só ouvir cada um de seus clientes, como também o seu próprio negócio. 

Veja abaixo os sinais (que também podem ser lidos como “pontos a serem considerados”) que mostram que vale a pena implementar um CRM na empresa.

 

1. Quando você não está fazendo muitas vendas

Esse é um sinal de que, muito provavelmente, a sua empresa está precisando de um CRM. Afinal, conseguir um processo mais eficiente, que resulta em uma quantidade maior de vendas, é uma das promessas mais fortes do sistema. 

Isso significa que o CRM fará vendas pela sua equipe? Não. Na realidade, o CRM fará com que a sua equipe tenha clareza de qual etapa seu potencial cliente está, podendo trabalhar numa abordagem mais assertiva, que aumente as chances de converter em vendas. Leia também 7 vantagens do CRM para aumentar as vendas da sua empresa.

 

2. Quando os processos não funcionam

Se não há vendas, não existe a menor chance dos seus processos estarem funcionando de forma adequada. 

Um CRM na empresa trará vários benefícios nesse sentido, já que deixará os processos bem mais alinhados, tornando o trabalho das equipes mais simples, os custos menores e até mesmo proporcionando uma maior agilidade em sanar as dúvidas dos clientes. 

 

Artigos Relacionados

 

3. Relacionamento ineficiente com os leads

Pensando em uma jornada de compra, normalmente potenciais clientes estão em etapas diferentes e, como consequência disso, possuem necessidades diferentes. 

Não existe empresa nenhuma no mundo em que, por exemplo, os potenciais clientes trilham juntos a jornada, de forma que compartilhem das mesmas necessidades sempre. 

Agora, com isso em mente, não faz sentido que todos recebam o mesmo tratamento quando o assunto é atendimento, certo?!

Como um CRM na empresa monta um histórico de cada potencial cliente, vai possibilitar criar uma comunicação que converse com as dores de cada um, considerando a etapa da jornada que está. 

 

4. Escassez de informações

Além da criação de histórico de cliente, com um CRM na empresa você ainda terá as informações dos contatos e cliente organizados, todos reunidos em um só lugar, com acesso facilitado. 

Isso fará, por exemplo, com que você possa aposentar as planilhas e anotações, e economize tempo, já que não terá que ficar buscando nesses materiais por informações de cada cliente. 

Além disso, quando você conta com esses materiais para controle, como anotações e planilhas, é mais fácil das informações sobre os clientes irem se perdendo, fazendo com que, no fim, a sua equipe tenha pouca ou nenhuma informação relevante para usar nos atendimentos. 

 

5. Falta de assertividade

Para finalizar, um último sinal que podemos ressaltar, é a existência de relatórios difíceis de serem usados, justamente por serem imprecisos.

Com esses relatórios, dificilmente uma empresa sabe onde estão seus acertos e/ou suas falhas, o que faz com que o crescimento sempre fique em segundo plano. Afinal, se você não tem clareza sobre esses pontos, como pode trabalhar para aprimorá-los? 

Um CRM na empresa fornece relatórios precisos e automáticos, com dados de confiança. 

 

Conclusão: A hora de implementar um CRM na empresa é agora 

A verdade é que a melhor hora para implementar um CRM na empresa é agora, ainda mais se a sua empresa está dando sinais tão claros. 

Não perca tempo, não pense muito, não deixe que essa dor fique ainda mais forte. Se a sua empresa precisa de um sistema de CRM para se manter bem, saudável e em crescimento, faça isso já.

Templates para relacionamentos com os leads - baixe agora!

Posted by Making TI e Marketing Digital

Atuamos no mercado de comunicação desde 2003, realizando trabalhos de planejamento, criação, otimização e manutenção em websites, consultoria SEO e ações de marketing digital com foco em Links Patrocinados, redes sociais e Web Analytics, sempre comprometidos em atingir os melhores resultados.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.