Meu site ficou pronto. Isso basta?
Não espere que resultados cheguem até você só pelo fato de ter feito um site ou comércio eletrônico. Para resultados efetivos, é necessário fazer a divulgação, se envolver com seu público, promover seu negócio, atrair os clientes e fidelizar aqueles que já conhecem sua marca.
Confira algumas ações digitais para o site gerar resultados:
1. Planejamento
Comece pelo planejamento, ele é fundamental entre as ações digitais para se ter bons resultados. É preciso coletar toda informação possível sobre o negócio, produto ou serviço, entender quais são as necessidades, os objetivos, como se comporta o público consumidor, como está a presença de seu negócio na internet e estudar a concorrência. Essas informações darão embasamento ao seu planejamento, à definição das soluções, estratégias e táticas da ação a ser realizada.
Trace objetivos claros e metas alcançáveis. Defina planos estratégicos específicos para atender seus objetivos, defina o orçamento e distribua um percentual para cada objetivo traçado. Se o desejo é que sua marca seja lembrada, defina objetivos de marca. Se deseja aumentar as vendas, defina objetivos de vendas, produtos, serviços e outros.
Voz da marca: Toda equipe envolvida com a criação dos anúncios, títulos, links, descrições de páginas, publicações, atendimento e comentários precisa saber o propósito da marca e o tom com que deve se comunicar. Deixe isso claro em sua comunicação, anúncios e mensagens. Personifique e dê voz à sua marca, esta é uma das mais importantes ações digitais para se obter resultado.

2. Conheça o seu público
Identifique seu público-alvo, saiba do que ele gosta, o que sente e os seus problemas. Crie personas (personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de pessoas que compõem seu público-alvo) para organizá-lo, e direcione as ações para elas.
Ao conhecer o seu público, você vai identificar, também, os canais (blogs, sites, buscadores, redes sociais, etc) que estão presentes no dia a dia dele.
Faça também uma pesquisa da concorrência. Descubra quem são as autoridades, referências e os melhores do mercado. Use redes sociais, veja o que os consumidores comentam, entenda não somente quem eles são, mas as “dores” que sentem. Identifique os pontos semelhantes de seu público e atribua à(s) persona(s).
3. Produza conteúdos que atendam a toda jornada de compra
Crie conteúdo relevante às suas personas. Lembre-se de que pessoas são previsíveis, todos nós temos problemas, dúvidas, desejos, necessidades e, como o consumidor é previsível, mesmo que ele não esteja fazendo uma pesquisa focada na compra, é preciso estar presente e explorar os micromomentos em que ele pesquisa e que muito possivelmente terminarão na aquisição de um produto ou serviço. Nesse momento, pode existir alguém pesquisando no Google sobre um problema e que não faz a mínima ideia de que o seu produto é a solução. Um artigo em seu blog ou um vídeo no youtube podem explicar isso a esse alguém e a muitos outros possíveis clientes que têm o mesmo problema.
Se sua marca estiver presente em todas essas etapas da jornada de compra, é bem provável que sua taxa de conversão seja acima da média, por isso, lembre-se de que não basta investir somente nas ações para vender. Invista também em sua marca e no relacionamento com seus clientes.
4. Tenha um blog e crie conteúdo relevante
O site irá limitar o acesso somente a consumidores que fazem buscas direcionadas e já sabem que seu produto ou serviço resolverá o problema deles, desta forma, tenha um blog também. O Blog, provavelmente, será o responsável por grande parte das visitas que chegarem ao seu site, por isso, crie conteúdo para demonstrar autoridade e conhecimento sobre os assuntos abordados em seu negócio e manter-se presente em todos os micromomentos na vida de seu consumidor.
5. Buscadores
Este é um canal de extrema importância e recomendo fortemente que ele esteja presente em suas ações digitais, principalmente o Google. Explore tanto busca orgânica quanto busca paga com ações de Links Patrocinados, que atenderão as necessidades de curto prazo. O conteúdo produzido em seu blog consequentemente resultará na indexação orgânica e suprirá os resultados a longo prazo. Com a combinação dos dois (links patrocinados e links orgânicos), você vai longe.
Conteúdos relacionados:
6. Mídia social
Na maioria dos casos, as redes sociais devem ser exploradas para o social, o atendimento e o relacionamento da marca. Entre as ações digitais, pense que o papel da rede social em sua estratégia de divulgação deve ser o de despertar o interesse de seus usuários e levá-los para seu blog ou site onde o processo terá continuidade. Um erro comum é o conteúdo nas redes sociais direcionar a divulgação apenas para ações com objetivo de performance. Vê-se muitas publicações focadas na venda e pouco conteúdo voltado para resolver problemas e dúvidas de suas personas.

7. Referências
Tráfego de referência é o tráfego gerado a partir de outros sites e blogs que mencionam sua marca e seu link, direcionando usuários e potenciais clientes para seu site. Além de aumentar a audiência, ele vai influenciar as indexações e seu posicionamento orgânico nos buscadores.
Direcione uma parte de sua estratégia em esforços de prospecção de parcerias em sites, blogs e perfis de autoridade. Garanto que isso vai valer a pena.
8. E-mail
Entre as ações digitais, o e-mail dá muito resultado quando bem feito. Não compre listas de e-mails, construa sua própria lista e segmente-a de acordo com seus objetivos, por ex.: Clientes ativos, inativos e potenciais (leads, pessoas que já fizeram um contato, mas ainda não se tornaram clientes).
Se você não tem uma lista de e-mails de seus contatos, comece a organizar uma ainda hoje e mantenha um relacionamento com eles.
9. Retargeting
Retargeting ou remarketing (remarketing é o nome da ferramenta de retargeting do Google), são os famosos anúncios que “seguem” você, depois de ter pesquisado e visitado alguma página da web. Seu objetivo é impactar mais de uma vez a mesma pessoa. Pode dar muito resultado, mas também pode “queimar” sua verba quando feito fora de contexto, ou irritar seu cliente se a frequência da impressão dos anúncios for exagerada. Devem ser específicos para cada tipo de público, por exemplo: crie anúncios de desconto para clientes que adicionaram o produto no carrinho mas não concluíram a compra; crie anúncios de produtos complementares para clientes que já compraram, entre outros.
Não há limites para a criação de públicos.
Cuidado ao escolher canais antes de definir seu plano de ação. Não vá para a rede social da moda, só pelo motivo de seu concorrente lá estar. Um dos erros mais comuns de uma ação de divulgação online é pensar no canal antes de definir seu conteúdo, objetivos, metas de campanha e seu público-alvo.
Mensure as ações de marketing e continue otimizando, é um ciclo contínuo e necessário para você obter mais sucesso com seu negócio no ambiente digital.
Ficou com alguma dúvida sobre o que você deve fazer para seu site gerar resultados, por favor, coloque-a nos comentários!

