Otimize seu conteúdo para buscas por voz

É cada vez mais importante otimizar os conteúdos para buscas por voz para que os negócios estejam presentes nos resultados de pesquisas, através dos dispositivos móveis.

Seja um “Ei Siri” ou um “Ok Google”, o tráfego orgânico por pesquisas verbais tem sido cada vez mais recorrente no dia a dia dos usuários de smartphone, inclusive, vale citar um artigo escrito no blog da Making sobre Resultados com Marketing de Buscas, onde destacamos que pessoas que usam smartphones estão mais propensas a consumir em negócios que disponibilizam informações geolocalizadas, e isso tem total relação com as pesquisas feitas por voz.

 

Otimize para mobile

Mobile é realidade. Os smartphones simplificaram muito nossas vidas e, consequentemente, o processo de decisão ficou muito mais rápido; na jornada de compras, depois que o consumidor considerou e tomou uma decisão, ele não quer mais esperar, dessa forma, encontrar aquilo que se deseja, perto de onde se está irá suprir essa necessidade “imediatista”, seja ela comprar um buquê de rosas, almoçar ou pedir uma pizza para comer em casa.

Em pesquisa realizada em 2016 pelo IBGE, 92,3% dos brasileiros usam smartphones como principal meio de conexão com a internet e isso comprova os motivos de que devemos otimizar nossos conteúdos para buscas feitas através do mobile.

 

Otimize seu conteúdo para perguntas

É recomendável que seu conteúdo seja elaborado para responder perguntas, pois é mais comum que uma pessoa faça uma busca por voz assim: “Quais as cores da camisa do Brasil?” do que assim: “cores da camisa do Brasil”.

  • Crie páginas de perguntas e respostas (FAQs) em seu conteúdo;
  • Crie artigos e publicações respondendo a perguntas de seus clientes;
  • Adicione perguntas nas páginas de produtos.

 

Otimize para consultas locais “…perto de mim”

Se seu negócio é local, otimize seu site para as buscas por voz. Elas representam 20% do total de buscas feitas no Google e são comumente usadas quando a pessoa que faz a busca está sozinha, dirigindo e procurando por informações locais e em sua proximidade, como por exemplo buscando seu endereço comercial ou buscas que tenham relação com locais próximos, como: “supermercado perto de mim”.

Segundo o Google Thinking, ferramenta de insights desenvolvida pela Google, pesquisas com o termo “perto de mim” cresceram 75% em 2017 e buscas por “bares perto de mim” cresceram 12.800% e estão entre os termos mais procurados. Quer mais? As buscas por “restaurantes próximos de mim” cresceram 210% de 2016 para 2017 e é provável que continuem crescendo.

Segundo dados do Google de abril de 2016, quase um terço de todas as pesquisas móveis estão relacionadas à localização. Por isso, não deixe de lado as oportunidades relacionadas às buscas locais, pois os consumidores usam termos como “padarias próximas abertas”, “lanchonete perto de mim”, “posto de combustível mais perto” para descobrir os locais de interesse em torno deles.

 

Otimize seu conteúdo para palavras chave de cauda longa (long tail)

As palavras-chave de cauda longa são termos compostos por mais de uma palavra.

A maioria das buscas por voz tende a ter entre 3 e 5 palavras e incluem termos de pesquisas mais específicos, ou seja, ao receber esses usuários em seu site e blog, pode ter certeza que será um usuário qualificado e realmente interessado em seu conteúdo e negócio.

 

Afetam as buscas pagas?

Praticamente as informações mencionadas neste artigo dizem respeito à otimização de seu conteúdo para o usuário e o propósito é entregar uma boa experiência de busca, todavia, servem também para que o buscador “entenda” seu conteúdo e o entregue ao usuário como resultado orgânico de buscas por voz.

As buscas pagas, através dos Links Patrocinados, não serão afetadas diretamente pelas ações de otimização mencionadas neste artigo, mas com um conteúdo mais rico e otimizado, suas campanhas de links patrocinados serão diretamente beneficiadas, resultando em menos gasto e maior eficiência.

 

Conteúdos relacionados:

 

Google Meu Negócio

É importante que você mantenha atualizado e verificado seu cadastro no Google Meu Negócio, com todas as informações possíveis, como localização, horário de funcionamento, publicações, entre outras, que podem vir a ser questionadas pelo consumidor que está fazendo uma pesquisa no Google.

A conta no Google Meu Negócio, além de contar com as informações do seu negócio, permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e esteja presente no Google Maps sem nenhum custo. Ele também permite que você e outros consumidores adicionem fotos e que façam avaliações e comentários sobre seu negócio, o que irá colaborar com aqueles consumidores que já consideraram comprar seu produto ou serviço, mas ainda não conhecem sua marca e estão em dúvidas sobre você; essas avaliações e comentários serão muito importantes para seu negócio.

Tudo isso significa oportunidade e, estar presente para o consumidor no momento de uma busca é fundamental para seu negócio prosperar, por isso, não espere mais e otimize seu conteúdo para buscas por voz!

Peça um diagnóstico de seu site ou e-commerce

Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriela Silva
4 anos atrás

Muito bom!

Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.