Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa

Diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa

Embora muitos acreditem ser a mesma coisa, existe diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa quando falamos sobre marketing de busca.

Vamos entender isso de uma vez por todas!

A palavra-chave

São palavras (uma ou um conjunto de palavras) a serem aplicadas em na criação de conteúdo e em campanhas do Google Ads, para que seus anúncios sejam acionados em uma pesquisa feita por usuários na página de busca do Google.

Também podemos considerar como palavra-chave os termos usados em seu conteúdo, nos títulos, descrições, URLs, nome de imagens e meta tags de SEO (confira aqui o que é SEO).

O termo de pesquisa

Já os termos de pesquisa são as palavras digitadas pelos usuários na barra de pesquisa dos buscadores.

Variação aproximada acionará seu conteúdo

Existe diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa, pois os termos de pesquisa podem ser diferentes das palavras-chave usadas em seu conteúdo e em suas campanhas. Eles podem ser digitados com erros ortográficos, singular ou plural, faltando letras, acrônimos, variações de um mesmo radical (como barco e barquinho), abreviações, acentos e variantes dos termos da sua palavra-chave com o mesmo significado ou fora de ordem, e mesmo assim poderão acionar o seu conteúdo através do buscador.

Como funciona na prática

Digamos que você configure em uma campanha do Google Ads a palavra-chave “comprar notebook” em correspondência de frase ou ampla. Se um usuário pesquisar apenas por “comprar notebook dell”, seu anúncio poderá ser exibido para o termo de pesquisa que ele usou.

No exemplo acima, a palavra-chave configurada na campanha do Google Ads foi: “comprar notebook”, já o termo de pesquisa usado pelo usuário no buscador foi: “comprar notebook dell” e mesmo assim o anúncio poderá ser acionado, pois embora não seja exato, o termo de pesquisa se assemelha à palavra-chave da campanha.

Cuidado

Um erro grave que pode ocorrer em campanhas do Google Ads mal gerenciadas é a aquisição ou configuração incorreta de palavras-chave que acabam acionando seus anúncios e, consequentemente, o gasto desnecessário de seu orçamento, por isso importante entender a diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.

Pensemos na hipótese de um negócio que comercializa notebooks e o gestor da conta de Google Ads compra a palavra-chave notebook com correspondência ampla. Ela poderá ser acionada, por exemplo pelo termo de pesquisa: “conserto de notebook”; isso resultaria em gastos desnecessários e um público desqualificado para o negócio.

Percebe como palavras-chave impactam na qualidade do negócio e a importância de ter profissionais qualificados na gestão de suas campanhas e conteúdos?

Leia também:

Continue nos acompanhando e se tiver dúvidas, escreva nos comentários abaixo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima