A crise dos caminhoneiros nas buscas do Google

No dia 21 de maio de 2018, caminhoneiros do Brasil cruzaram os braços e paralisaram, com seus caminhões, as estradas brasileiras. Um efeito cascata obrigou, desde pequenos comerciantes a fecharem as portas mais cedo por falta de clientes, até empresas multinacionais a liberarem seus colaboradores por falta de insumos, e dificuldade com o transporte, um dos setores mais afetados, principalmente pela falta dos combustíveis. Leia neste artigo alguns dados que revelam o impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google.

 

A palavra-chave “crise” e o Google

Diante desses acontecimentos, a palavra-chave “crise” nunca foi tão buscada, nos últimos cinco anos, segundo indicadores do Google Trends.

crise-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca da palavra-chave “crise” no Brasil, nas buscas do Google, nos últimos 12 meses.

 

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google, que reúne uma gigantesca base de dados para mostrar quais termos estão sendo pesquisados (na busca do Google) no momento ou quais foram pesquisados nos últimos 30 dias (ou no último ano, ou nos últimos cinco anos, ou em qualquer data pré-definida desde 2004), quais temas relacionados a essa pesquisa as outras pessoas também estão buscando e outros insights, como volume de buscas, buscas em ascensão ou buscas repentinas.

Ele apresenta em gráficos a frequência com que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas, permitindo que o usuário avalie a sua popularidade. O Google Trends permite analisar as intenções gerais dos cibernautas no que diz respeito a um determinado setor.

 

Volume de buscas por palavras-chave relacionadas à crise dos caminhoneiros

Apesar de a palavra-chave “crise” ser considerada bem abrangente e mesmo pelo fato de a população brasileira ter passado várias vezes por conflitos econômicos e políticos nos últimos cinco anos, é incrível o impacto sofrido por tal termo-chave, em termos de volume de buscas, nestes últimos acontecimentos. A paralisação dos caminhoneiros acabou afetando também a busca pelas palavras “caminhões” e “caminhoneiros”.

caminhões-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca da palavra-chave “caminhões” no Brasil, nas buscas do Google, nos últimos cinco anos.

 

caminhoneiros-O impacto da crise atual nas buscas do Google
Busca da palavra-chave “caminhoneiros” no Brasil, nas buscas do Google, nos últimos cinco anos.

 

Entenda que, assim como a paralisação influenciou diversos setores da economia, também alterou totalmente o cenário dos buscadores. Os gráficos, por si só, demonstram a ascensão brusca de alguns termos relacionados às consequências dos acontecimentos. Confira alguns insights:

combustível-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca da palavra-chave “combustível” a nível mundial, nas buscas do Google, desde 2004.

 

diesel-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca da palavra-chave “diesel” no Brasil, nas buscas do Google, desde 2004.

 

gasolina-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca pela palavra-chave “gasolina” no Brasil, nas buscas do Google, desde 2004.

 

transporte-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca da palavra-chave “transporte” no Brasil, nas buscas do Google, nos últimos cinco anos.

 

waze-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca do termo-chave “waze onde tem gasolina” no Brasil, nas buscas do Google, nos últimos 12 meses.

 

onde-tem-gasolina-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca do termo-chave “onde tem gasolina” no Brasil, nas buscas do Google, desde 2004.

 

gás-O impacto da crise dos caminhoneiros nas buscas do Google
Busca da palavra-chave “gás” no Brasil, nas buscas do Google, nos últimos 12 meses.

 

Faça uma pesquisa no Google Trends

Se você quer saber como anda a busca por um determinado termo nas buscas do Google ou apenas tem curiosidade em saber como a ferramenta funciona, acesse o Google Trends e faça sua pesquisa: https://trends.google.com.br e para saber mais sobre Marketing de Busca, leia no blog da Making sobre Resultados com Marketing de Busca obrigado por sua leitura.

Posted by Gustavo Matarazo

Estrategista de Marketing digital focado em resultados. É formado em Comunicação e Pós-graduado em Marketing Digital e negócios interativos. É diretor na Making TI e Web desde 2001, onde acumula cases para empresas dos mercados BtoB e BtoC.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top

Making Comércio e Serviço de Equipamentos e Tecnologia da Informação LTDA - CNPJ:  05.759.841/0001-09
© 2024. Todos os Direitos Reservados.