Saiba como usar métricas de SEO para entender como seu site está se saindo.
A presença online é essencial para o sucesso de um negócio, e considerando a vasta concorrência no mundo digital, é importante garantir que o seu site esteja otimizado para os mecanismos de busca a fim de obter resultados.
Uma das maneiras mais eficazes de avaliar o desempenho do seu site é através da análise de métricas de SEO.
Essas métricas oferecem insights valiosos sobre como seu site está se saindo em termos de tráfego, classificação de palavras-chave, engajamento dos usuários e muito mais.
Neste artigo, discutiremos como usar métricas de SEO para entender como seu site está se saindo e o que você pode fazer para melhorar o desempenho e alcançar seus objetivos de negócios.
Entendendo KPIs: Uma Introdução aos Indicadores-Chave de Desempenho
Os Indicadores-chave de desempenho, os KPIs, são uma ferramenta importante para medir se uma ação ou conjunto de ações está alinhado com as metas estabelecidas pela empresa.
É importante ressaltar que um KPI pode ser representado tanto por um número absoluto quanto por uma porcentagem.
Principais Indicadores-Chave de Desempenho para SEO
Após compreendermos o conceito de KPIs para SEO, é importante saber selecionar os indicadores adequados para cada estratégia.
1. ROI
ROI é a sigla para “Return on Investment” ou, em português, “Retorno sobre Investimento” e uma das métricas de SEO.
O ROI do SEO pode ser medido de diferentes maneiras, mas é geralmente calculado pela divisão entre a receita gerada do tráfego orgânico pelo custo total da estratégia de SEO, incluindo a mão de obra, as ferramentas, os investimentos em conteúdo, entre outros.
Esse cálculo resulta em uma porcentagem que indica o retorno obtido em relação ao investimento feito.
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2. Conversões
São indicadores que incluem a quantidade de visitantes que se transformaram em leads, ou seja, clientes que finalizaram uma compra ou pessoas que preencheram um formulário de contato.
Ao medir e acompanhar os KPIs de conversão é possível avaliar se as estratégias de SEO estão gerando os resultados esperados e ajustar as táticas, caso necessário.
Por exemplo, se a taxa de conversão está baixa, pode ser necessário otimizar o conteúdo ou a navegação do site para torná-lo mais atraente e fácil de usar.
Dica: acompanhe a taxa de conversão do tráfego de busca orgânica e compare-o com os demais canais de aquisição de tráfego e com a média geral do site.
3. Tráfego Orgânico
Essa métrica mede o crescimento geral do tráfego orgânico ao longo do tempo, ou seja, as visitas oriundas de conteúdos e técnicas de SEO, sem o investimento de mídia paga.
Através desse indicador de desempenho é possível constatar o quão visível o seu site é para as pessoas que estão pesquisando palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
Esse KPI é importante porque mostra se a sua estratégia de SEO está funcionando para melhorar a visibilidade do seu site ou não.
4. Sessões Orgânicas
O KPI de Sessões é uma das métricas de SEO que indica quantas vezes as pessoas visitaram o seu site, a partir de resultados de pesquisa orgânica no Google.
Em outras palavras, quando alguém pesquisa algo, clica no link e inicia uma navegação em seu site, isso conta como uma sessão orgânica. Se esse mesmo usuário acessar seu site 10 vezes ao longo do período determinado, serão contabilizadas essas 10 vezes nos dados.
5. Tráfego
Tráfego com marca refere-se ao tráfego gerado pelo nome da sua marca ou empresa, ou seja, quando alguém faz uma pesquisa no Google usando o nome da sua marca ou empresa e clica no seu site nos resultados da pesquisa.
Já o tráfego sem marca é o tráfego gerado por pesquisas relacionadas ao seu produto ou serviço. Por exemplo, se você vende sapatos esportivos, uma pesquisa por “tênis para corrida” pode gerar tráfego sem marca para o seu site, desde que você tenha conteúdo relevante e ranqueado para essa pesquisa.
Nossa recomendação é que acompanhe impressões, cliques e taxa de cliques das pesquisas com marca e sem marca. Veja abaixo o exemplo de gráfico desses três indicadores:
5.1. Backlinks
Quando se trata de tráfego com marca, o número de backlinks pode não ter um grande impacto, pois os usuários já o conhecem e com isso, acessam diretamente o seu site.
No entanto, o número de backlinks tem influência na autoridade do seu site e, portanto, sua classificação nas pesquisas.
Já para o tráfego sem marca, o número de backlinks pode ter um grande impacto na quantidade de tráfego que seu site recebe, fazendo com que apareça em posições mais altas nos resultados de pesquisa, e assim aumentando o tráfego de pesquisa não relacionado à sua marca.
5.2. Top Palavras-chave
O número de top palavras-chave é uma das métricas de SEO que se refere à quantidade de palavras-chave pelas quais o seu site está sendo encontrado e está diretamente relacionado à posição em que elas aparecem.
Por exemplo, se o seu site aparecer em primeiro lugar para uma determinada palavra-chave, isso significa que você tem uma posição Top 1 para essa palavra-chave.
Quando falamos de tráfego com marca e sem marca, é importante monitorar o número de top palavras-chave para cada tipo de tráfego, pois isso pode indicar como as pessoas estão descobrindo o seu site.
Sabendo que a maioria das top palavras-chave é relacionada à sua marca, isso pode indicar que a maioria do seu tráfego orgânico é gerado por pessoas que já conhecem a sua marca.
Já se a maioria das top palavras-chave estiver relacionada a tópicos ou assuntos que não têm relação diretamente com a sua marca, isso pode indicar que o seu site está atraindo tráfego sem marca de pessoas que estão buscando por conteúdo relevante relacionados ao seu negócios.
Dica: Acompanhe o número de Top 1, Top 3, Top 10 e Top 20 Palavras-chave que seu site possui e trabalhe na evolução desse indicador.
6. Impressões
É a proporção de pessoas que clicam em seu site quando ele é exibido em uma pesquisa no mecanismo de busca.
Por exemplo, se o seu site aparecer 100 vezes nos resultados de pesquisa e receber 10 cliques, a sua CTR seria de 10%.
7. Tempo médio na página
Dentre as métricas de SEO, essa é a que indica a quantidade média de tempo que um usuário passa em uma página específica do site antes de sair.
Isso é importante, pois quanto mais tempo um usuário gasta em uma página, é provável que ele esteja engajado com o conteúdo e possa estar interessado em realizar uma ação, como fazer uma compra ou preencher um formulário.
Uma dica importante é analisar o tipo de conteúdo para chegar a conclusões sobre esse indicador. Por exemplo, se um usuário passou apenas 30 segundos em uma página, verifique se esse tempo faz sentido em relação ao tamanho do conteúdo.
8. Velocidade de página
É um KPI crítico, pois usuários tendem a abandonar sites que demoram muito para carregar, levando a uma taxa de rejeição elevada e uma queda no tráfego orgânico.
Além disso, a velocidade da página também é um fator de classificação do Google, o que significa que um site mais rápido tem maior probabilidade de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.
8.1. Core Web Vitals – para acompanhar a performance do site
Os Core Web Vitals são um conjunto de indicadores cruciais para garantir uma experiência positiva para os usuários, sendo utilizados pelo Google em seu algoritmo para avaliar a usabilidade de uma página. Essa expressão pode ser entendida como as “principais métricas da web”, que incluem os seguintes sinais:
Carregamento – Largest Contentful Paint (LCP)
O LCP relata o tempo de renderização do maior elemento de conteúdo visível na janela de visualização.
Interatividade – First Input Delay (FID)
O FID mede o tempo desde quando um usuário interage pela primeira vez com uma página (ou seja, quando clica em um link, toca em um botão ou usa um controle personalizado baseado em JavaScript) até o momento em que o navegador é realmente capaz de responder a essa interação.
Estabilidade visual (Experiência visual do site) – Cumulative Layout Shift (CLS)
O CLS mede o total de todas as pontuações de mudança de layout individual para cada mudança de layout inesperada que ocorre durante toda a vida útil da página.
Visão completa
A combinação de SEO e KPIs oferece uma visão completa da saúde do seu site, ajudando a identificar áreas problemáticas e oportunidades de melhoria.
Portanto, é fundamental investir tempo e recursos para rastrear e analisar continuamente esses indicadores, a fim de obter o máximo desempenho do seu site e alcançar o sucesso no mundo digital.
Se você deseja entender como seu site está se saindo de acordo com as métricas de SEO, entre em contato com a Making e agende uma conversa com nosso time.
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